Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Estado, Políticas Públicas e Educação

(Organização: Jaime Moreles Vázquez, Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Marilda Pasqual Schneider)

 

• Jaime Moreles Vázquez
• Maria de Lourdes Pinto de Almeida
• Marilda Pasqual Schneider

 

Pressupostos da qualidade total, da competitividade, da eficiência e eficácia são importados do sistema econômico para o sistema educativo configurando o que alguns autores têm vindo a designar de mecanismos de um quase-mercado, porquanto a maior consequência dessas mudanças foi a diminuição das fronteiras entre o setor público e o privado. Por meio da implantação de sistemas de indicadores nacionais e internacionais de responsabilização e prestação de contas (accountability), desenvolvidos em perspectiva comparada, o Estado-avaliador passa a controlar a gestão dos sistemas de ensino, o funcionamento das escolas e o trabalho dos professores orientando o delineamento de certas prioridades e certos padrões de qualidade. Diante deste contexto a presente obra tem como objetivo refletir sobre o papel do Estado no contexto das políticas públicas para a educação a partir de diferentes abordagens, pontos de vista e realidades. Os textos apresentados na modalidade coletânea estão dispostos em dois grandes eixos de discussão, os quais sintetizam as opções teórico-metodológicas dos autores no entrelaçamento das relações entre Estado, políticas públicas e educação: Estado e Políticas de Avaliação / Políticas Publicas e Educação.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Jaime Moreles Vázquez - Possui doutorado em educação pela Universidade de Guadalajara, México. Atualmente é professor da faculdade de pedagogia da Universidade de Colima. É membro do sistema nacional de investigadores, nível 1, um programa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México. Seus interesses de pesquisa são as culturas científicas e acadêmicas, o uso de políticas de investigação e educação. Sobre estes temas, tem publicado artigos em periódicos de circulação internacional, bem como capítulos de livros e livros.
Email: jamovaz@hotmail.com

Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Possui doutorado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é docente pesquisadora do PPGEd da Unoesc, na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania e pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. É pesquisadora do Programa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. É diretora da Rede Ibero-americana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior (RIPPES) sediada na Unoesc e diretora adjunta da Rede Internacional de Educação Superior (RIES) sediada na FE da Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES/Sul). Editora da Revista Internacional de Educação Superior da RIES e do GIEPES - Unicamp. Email: malu04@gmail.com

Marilda Pasqual Schneider - Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com estudos na linha de pesquisa “Educação, políticas públicas e cidadania”. É Editora-chefe da Roteiro. Atua como avaliadora institucional de cursos de graduação pelo Sistema eMEC.
Email: marilda.schneider@unoesc.edu.br

SOBRE OS AUTORES:

Antonio Bolívar - Professor catedrático de Didáctica e Organização Escolar da Universidade de Granada (Espanha). Dirige a Revista “Profesorado” e é membro de comitês editoriais e científicos de várias revistas de reconhecido prestígio. Tem trinta livros e mais de cinquenta artigos publicados nas seguintes linhas de trabalho e pesquisa: educação secundária, consultoria curricular e formação de professores, inovação e desenvolvimento de curriculum, competências básicas.
Email: abolivar@ugr.es

Camila Regina Rostirola - Possui mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Assessora pedagógica da secretaria municipal e Videira e professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) e membro do Grupo de Pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania”. Tem experiência na área da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, políticas de avaliação e responsabilização da educação básica. Email: milarostirola@hotmail.com

Daniel Schugurensky - Professor na School of Social Transformation da Arizona State University, onde também é faculty head of Justice and Social Inquiry e coordenador do Mestrado em Pedagogia Social e Cultural. Também atua na School of Public Affair, onde é o diretor fundador do Programa Iniciativa de Governança Participativa. Publicou dezenas de livros e mais de 100 artigos e capítulos de livros sobre uma variedade de tópicos, incluindo a educação de adultos, desenvolvimento da comunidade, democracia participativa, educação para a cidadania, economia social, engajamento cívico, educação superior, migração, informal aprendizagem e trabalho voluntário.

Durlei Maria Bernardon Rebelatto - Possui mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) e membro do Grupo de Pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania”. Participa de investigações sobre temas relacionados a políticas públicas e à gestão da educação. Email: durlei.rebelatto@gmail.com

Edite Maria Sudbrack - Possui doutorado em Educação (UFRGS 2002). Coordenadora e docente do PPGEdu e professora do Curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Membro do Conselho Editorial da Rev. de CH, Rev. Vivências-URI e Educação da UFSM. Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior. Avaliadora de pesquisa da UFFS. Email: sudbrack@uri.edu.br

Elton Luiz Nardi - Possui doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) e membro do Grupo de Pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania”. É diretor da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) / Seção Santa Catarina e membro de outras associações científicas do Brasil e do exterior. Email: elton.nardi@unoesc.edu.br

Enrique Martinez Larrechea - Investigador do Sistema Nacional de Investigadores do Uruguai. Reitor e membro do Conselho Acâdemico do Instituto Universitário Sul Americano - IUSUR. Colaborador da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais - FLACSO Uruguai e do Instituto Universitário CLAEH. Foi Diretor Nacional de Educação do MEC de Uruguai e participante no Mercosul Educativo. É também presidente do comité provisório da Sociedade Uruguaia de Educação Comparada e Internacional (SUECI) e pesquisador no campo das políticas educativas comparadas. Email: martinez.larrechea@gmail.com / enriquemartinez@iusur.edu.uy

Hildegard Susana Jung - Possui graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007) e Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009). Atualmente é professora de espanhol no Projeto Uridiomas, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, em Frederico Westphalen/RS. É discente do Mestrado em Educação na URI, Campus Frederico Westphalen - linha de pesquisa: Políticas Públicas da Educação e Gestão Educacional, Bolsista Prosup / Capes. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação - GPE / URI / FW, é co-orientadora de Bolsista do PIBIC / Ensino Médio. E-mail: hildgardsjung@gmail.com

Iana Gomes de Lima - Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, tendo realizado parte de seu doutorado na University of Bristol (Inglaterra). Atua como pesquisadora na área de Sociologia da Educação, tendo como enfoque principal os temas: trabalho docente, Estado Gerencialista, Estado e políticas públicas. Sobre esses temas, publicou artigos em revistas de circulação internacional e participou como palestrante em eventos acadêmicos. Email: iana_glima@yahoo.com.br

João dos Reis Silva Júnior - Possui doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado em Sociologia Política pela Unicamp, pós-doutorado em Economia USP e University of London, Livre-Docente em Educação pela USP. É professor associado-4 da Universidade Federal de São Carlos, coordenador do Observatório Nacional de Expansão da Ed. Superior Brasileira, pesquisador convidado - Mercer University (GA-US) e Professor Visitante na condição de Full Professor na Arizona State University (2014-2015), onde mantém pesquisa em andamento com Daniel Schugurenscky. Email: joaodosreissilvajr@gmail.com

José Camilo dos Santos Filho - Possui doutorado em Educação (Ph.D in education) pela University of Southern California e pós-doutorado pela University of Southern California at Los Angeles (UCLA). Aposentou-se da Unicamp como professor titula e atualmente é docente da Universidade Paulista e Professor Colaborador na Faculdade de Educação da Unicamp, atuando no GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. Foi editor da Revista Pró-Posições e atualmente é editor da Revista de Educação Máthesis. Email: jcamilosantos@gmail.com

Leticia Pons Bonals - Possui doutorado em sociologia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Professora de tempo integral, desde 1989, na Universidade Autônoma de Chiapas (UNACH), onde também atua nos cursos de licenciatura em Pedagogia, ministrando a disciplina de Estudos Culturais. Integra o Sistema Nacional de Investigadores (SNI) e o Sistema Estadual de Investigação em Chiapa. Coordena o grupo de pesquisa em Educação do desenvolvimento humano, onde promove um trabalho interinstitucional em redes de investigação educativa. Email: pbonals@hotmail.com

Luiz Carlos Anelli Júnior - Possui doutorado em Ciências pela Universidde Federal de São Carlos (UFSCar) e pos-doutorado pelo Departamento de Educação da mesma Instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Economia Politica da Educação, Estética Formação Humana (GEPEFH) da UFSCar e pesquisador do Obeduc no projeto Políticas da Expansão da Educação Superior. Atualmente é professor associado na FATEC - Itapetininga (Centro Paula Souza) e especilaista em processos de reconhecimento de cursos de Educação do Conselho Estadual de Educação/SP.

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani - Possui doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pós-doutorado pela mesma universidade. Atualmente é professora titular I da Universidade de Passo Fundo, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação. Tem experiência na área da educação, com ênfase em História da Educação, Administração Educacional e Políticas Educacionais, pesquisando os seguintes temas: políticas educacionais, administração de redes e sistemas de ensino, formação de profesores, história da educação e pensamento pedagógico. Email: rosimaresquinsani@upf.br

Sara Aliria Jiménez García - Possui doutorado em Educação pela Universidade de Guadalajara, México. Atualmente é professora investigadora da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Colima, México. Membro do Sistema Nacional de Investigadores (SNI) do México, nível 1. De 2011 a 2104 foi diretora do projeto ALFA, TRALL, Transatlantic Lifelong Learning: Rebalancing Relations. Seus temas de investigação são: identidades profissionais, grupos científicos e políticas sobre educação superior e ciencia. Sobre esses temas, publicou artigos em revistas indexadas de circulação internacional. Email: ocsar_12@hotmail.com

Tharles Gabriele Cauduro - Licenciado em Educação Física - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Câmpus de Frederico Westphalen (2013). Pós-graduação no curso de especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UFSM - polo Palmeira das Missões (2015). Atualmente é Mestrando em Educação da URI, Campus Frederico Westphalen/RS.  Trabalha na Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul.  E-mail: tharlescauduro@hotmail.com

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-434-2
Páginas: 380
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento