Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Universidades Públicas - Mudanças, Tensões e Perspectivas

(Organização: João Ferreira de Oliveira e Suely Ferreira)

 

• João Ferreira de Oliveira
• Suely Ferreira

 

O propósito deste livro é analisar as alterações e mudanças na gestão, na organização, na natureza e nos papéis sociais das universidades públicas, sobretudo federais, tendo por base as reformas implantadas nas últimas décadas e as demandas econômico-produtivas em curso no Brasil e no cenário internacional. Examinam-se as mudanças que impactam cada vez mais a gestão, a organização, a estrutura, a natureza e os papéis sociais dessas instituições sociais. As análises consideram especialmente: a) os novos padrões de relação com o Estado, o mercado e a sociedade; b) o novo modelo de gestão centrado na racionalidade técnica e no planejamento estratégico, na medida em que expressa prioridades, metas e resultados passíveis de mensuração articulados com as demandas do mercado; c) as mudanças na estrutura organizacional: flexibilidade, agilidade, sustentabilidade e criação de órgãos com novas funções; d) a adoção de valores como empreendedorismo, inovação e internacionalização.

Espera-se que a leitura desse livro possa contribuir com as reflexões de estudantes, professores, pesquisadores, gestores e formuladores de políticas públicas interessados em analisar e refletir sobre os rumos da educação superior e das universidades públicas, face as mudanças econômico-produtivas do capitalismo e os novos modos de regulação implantados pelo Estado brasileiro. Além disso, considerando as mudanças em curso, é extremamente oportuno que a comunidade universitária compreenda e analise as alterações na produção do trabalho acadêmico e na natureza da universidade, tendo por base os elementos que a caracterizam como instituição social, sobretudo marcada pela autonomia, pela liberdade acadêmica e pela luta em prol da emancipação social.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

João Ferreira de Oliveira - Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010). Professor Associado da UFG. Presidente da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (Biênio 2015-2017). É membro do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA/Ed (2013-2016). É coordenador da Rede de Pesquisa Universitas/Br (2014-2016). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C - CA ED - Educação.

Suely Ferreira - Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente realiza pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo (2016). É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Pesquisa na área de Políticas Públicas Educacionais, atuando principalmente nos temas: Estado, políticas para educação superior e gestão. É integrante da rede Universitas/Br.

SOBRE OS AUTORES:

Alan Victor Pimenta - Possui doutorado em Educação, Linguagem e Arte pela Unicamp. É professor adjunto no Departamento de Educação da UFSCar. Estuda e pesquisa na interface das artes com a educação, dedicando-se em especial aos seguintes temas: Arte da Memória, Cultura e Educação Visual, Artes Plásticas, Fotografia e Cinema.

Catarina de Almeida Santos - Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é avaliadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e professora adjunta da Universidade de Brasília. É membro da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação (DF). É membro do Comitê Editorial da Revista Retratos da Escola.

Deise Mancebo - Possui doutorado em Educação (História e Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ (Trabalho docente na educação superior) e coordena o Observatório da Educação (CAPES) sobre a Expansão da educação superior no Brasil.

Flávio Batista Ferreira - Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), na área temática “Estado, Sociedade e Educação”. Desde 2009 é Analista de Apoio Técnico em Procedimentos Institucionais na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp), tendo exercido as funções de Diretor de Ensino e Assistente Técnico da Unidade.

Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão - Possui doutorado na área de História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participa como coordenadora do Projeto de Extensão: Educação, como política pública: perspectiva histórica, embates e contradições. É pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de estudo do Espaço na Baixada Fluminense.

Gladys Beatriz Barreyro - É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Master em Ciencias Sociales, Orientación Educación - FLACSO - Sede Argentina. É professora na Universidade de São Paulo. Entre 2014 e 2015, desenvolveu pesquisa pós-doutoral no Center for International Higher Education, no Boston College, EUA. Atualmente, é visiting scholar no Centre for Globalisation, Education and Social Futures na Graduate School of Education da University of Bristol, UK.

João dos Reis Silva Júnior - Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Pós-doutorado em Sociologia Política pela Unicamp (1999-2000), Pós-doutorado em Economia USP e University of London. Livre-Docente em Educação pela USP e professor associado - 4 da Universidade Federal de São Carlos. É coordenador do Observatório Nacional de Expansão da Educação Superior Brasileira, pesquisador convidado - Mercer University (GA-US).

José Vieira de Sousa - Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB (2003). É Professor Associado da UnB. É Coordenador do GT 11 da ANPEd (2015-2017). É membro do Conselho Científico do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). É líder do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES) no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq. É membro do Conselho Editorial do periódico Revista Linhas Críticas.

Renata Ramos da Silva Carvalho - Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás. É professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Pesquisa políticas educacionais e educação superior no Brasil, com ênfase nas universidades estaduais brasileiras. É integrante da rede Universitas/Br e do projeto Observatório da Educação (OBEDUC).

Rhoberta Santana de Araújo - Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2015). É técnica em assuntos educacionais da UFPA. Pesquisa os seguintes temas: ensino superior, expansão, financiamento, autonomia, parceria público privada, desenvolvimento regional, economia da educação, formação de professores.

Vera Lúcia Jacob Chaves - Possui doutorado em Educação (2005), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2011) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Professora Associada III da Universidade Federal do Pará. É vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2013-2017). Editora-Chefe da Revista Ver a Educação do Instituto de Ciências de Educação da UFPA. É bolsista produtividade do CNPq nível 2.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-385-7
Páginas: 260
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento