Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Transformações do Estado e Influências nas Políticas Educacionais no Brasil

(Organização: Celeida Maria Costa de Souza e Silva, Jefferson Carriello do Carmo e Regina Tereza Cestari de Oliveira)

 

• Celeida Maria Costa de Souza e Silva
• Jefferson Carriello do Carmo
• Regina Tereza Cestari de Oliveira

 

No atual contexto do capitalismo, marcado por intenso processo de globalização econômica e financeira, é possível perceber o Estado em processo de profundas transformações que atravessou o século XX. No contexto dessas modificações históricas, ocorreram alterações nas funções do Estado decorrentes da crise estrutural do capital com repercussão nas políticas educacionais, formuladas ou reformuladas pelos Estados. A proposta de organização dessa coletânea, como enuncia o título, é discutir essas transformações e suas influências nas políticas de educação brasileira, nos seus vários níveis e modalidades educacionais. Para tanto, o livro reúne capítulos de pesquisadores de diferentes instituições de educação superior do país que, a partir do seu lugar de pesquisa, buscam refletir e apresentar resultados de pesquisa sobre essa temática. A obra é de interesse amplo para diferentes públicos, mas especificamente atende às necessidades dos profissionais que atuam na formulação e implementação de políticas educacionais. É leitura para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, nas várias áreas do conhecimento.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Celeida Maria Costa de Souza e Silva - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professora pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), atua nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em: História da Educação Brasileira, Políticas Públicas Educacionais e Legislação Brasileira. E-mail: celeidams@uol.com.br

Jefferson Carriello do Carmo - Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. Licenciado em Pedagogia, nas Faculdades Integradas Dom Aguirre. Mestre e Doutor em Educação Aplicada às Ciências Sociais - Unicamp, Pós-Doutor em História Social do Trabalho - Departamento de História - Unicamp. Coord. Grupo de Estudos: Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional. Editor da Quaestio: Revista de Estudos de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Profissional, Educação Técnica, Políticas educacionais, industrialização e trabalho, trabalho e educação, Ensino Médio Integrado, Antonio Gramsci. E-mail: jeffccprof@gmail.com; jefferson.carmo@prof.uniso.br

Regina Tereza Cestari de Oliveira - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora (aposentada) da UFMS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado de Doutorado da UCDB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPE) e Vice-presidente da ANPAE - Centro Oeste (Biênio 2015-2017). Pesquisadora produtividade CNPq. E-mail: reginacestari@ucdb.br

SOBRE OS AUTORES:

Andréia da Silva Quintanilha Sousa - Pós-Doutorado pelo Observatório da Educação CAPES/INEP/MEC/PUCRS (2009), Doutorado (2004) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1990). Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIR. Lotada provisoriamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Fundamentos e Política da Educação. Pesquisadora do Projeto Integrado Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil após a Reforma do Aparelho de Estado (OBEDUC/CAPES) e do Projeto “Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais. Experiência e publicações na área de Estado e Políticas Educacionais, com ênfase atualmente nas Políticas de Educação Superior na modalidade a distância. Pesquisadora da Rede UNIVERSITAS, Grupo ligado ao GT 11 - Política de Educação Superior da ANPED, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas - GIAPP/UFRN e do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Superior e Sociedade - GEPES/UFPB e do Grupo EDUCA/UNIR. E-mail: aquintanilhasousa@yahoo.com.br

Bartolina Ramalho Catanante - Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Professora Titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC), Pedagogia e Letras/Espanhol - Unidade de Campo Grande. E-mail: bartolina@uems.br

Carina Elisabeth Maciel – Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve atividades na educação a distância e em cursos de graduação presenciais da mesma instituição. Doutora em educação pela UFMS em 2009. Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2005. Atua na área de educação, com ênfase em políticas de educação superior e educação especial. Pesquisadora da Rede Universitas/Br na qual participa do Projeto Integrado Políticas de Expansão da Educação Superior (OBEDUC/CAPES). É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar- GEPPES/MB; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE. E-mail: carina22em@gmail.com

Elisangela Alves da Silva Scaff - Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo em 2007 e o Pós-Doutorado pela mesma instituição em 2013. É professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão Educacional (GEPGE) e coordenadora do GT 5 da ANPED Centro-Oeste (2015 - 2016). E-mail: elisscaff@pq.cnpq.br

Elis Regina dos Santos Viegas - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados, Mestrado em Educação pela mesma universidade, técnica em multimeios didáticos e serviço público. Atualmente é funcionária efetiva do quadro administrativo da Prefeitura Municipal de Dourados-MS. Além de atuar como professora formadora pelo sistema UAB/UFGD e na tutoria a distância pela UAB/UEMS. E-mail: proelisregina@hotmail.com

Ester Senna - Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Professora Associada Aposentada em 2010. Até o ano de 2012 atuou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação - área de concentração em Educação Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus do Pantanal), Até 2012 foi do quadro docente do PPGEd/UFMS e de 2012-2013 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado) da UFMS. Pesquisa os seguintes temas: gestão educacional; avaliação institucional; Interface da política educacional com outras políticas sociais. Atualmente desenvolve somente atividades de pesquisa como participante, nos Programas de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados E-mail: esenna@yahoo.com.br

José Moacir de Aquino - Doutorando em Educação pela USP (linha: Filosofia da Educação). Licenciatura em Filosofia (FAI/SP), especialização em Filosofia Contemporânea (PUC/MG). Mestrado em Filosofia (UFMG). Bacharelado em Direito (UCDB/MS). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - CCHS). Líder do Grupo de Pesquisa: Verdade, Ética e Educação em Direitos Humanos. E-mail: amoaela@gmail.com

Maria Abádia da Silva - Mestre (1996) e Doutora (1999) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação Universidade de Brasília desde 2002. Desenvolve estudos e pesquisas com os seguintes temas: História da Educação do Distrito Federal, Políticas dos Organismos financeiros Internacionais com ênfase nas políticas para a educação básica, gestão da educação e gestão escolar.  Coordena o ÁGUIA - Grupo de estudos e pesquisas sobre organismos internacionais, gestão e políticas para educação básica inscrito no Diretório da CAPES/CNPq. Publicou vários artigos em periódicos e vários livros. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- PPGE/FE/UnB - Gestão 2014-2016. E-mail: abadiaunb@gmail.com

Mariete Felix Rosa - Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora da Educação Infantil das redes públicas de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande-MS. Mestre e Doutora em Educação pela FEUSP; Assessora Técnica do CME de Campo Grande-MS e do Escritório de Representação da UEMS/Campo Grande-MS; integrante do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil e da Coordenação Colegiada do Fórum de Educação lnfantil de MS. E- mail: marieterosa@hotmail.com

Marta Regina Brostolin - Pedagoga, mestrado em Educação/UCDB e doutorado em área interdisciplinar/Desenvolvimento Local/UCM - Universidade Complutense de Madri. Atua como professora em cursos de licenciatura e Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da UCDB/Universidade Católica Dom Bosco. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância/GEPDI e membro do Conselho Gestor do Fórum de Educação Infantil de MS. E-mail: brosto@ucdb.br

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e compõe o Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Políticas públicas de Educação e Educação Especial”. E-mail: mkassar@terra.com.br

Rodrigo da Silva Pereira - Cientista Social pelo Centro Universitário Fundação Santo André/SP. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). Desenvolve estudos e pesquisas com os seguintes temas: Políticas de avaliação da educação básica e superior;  Políticas dos Organismos Internacionais com ênfase na avaliação e qualidade na educação. É Membro do ÁGUIA - Grupo de Estudos e pesquisas sobre os organismos internacionais, política e gestão da educação básica.E-mail: pereirarod@gmail.com

Rosalba Maria Cardoso Garcia - Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora adjunto III do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, trabalho docente, ensino regular e política educacional. E-mail: rosacampeche@uol.com.br

Teise Garcia - Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - USP/Ribeirão Preto, onde atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP (Mestrado). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, GREPE Ribeirão Preto. Desenvolve pesquisas na Área de Administração Educacional - Universalização do Ensino e Democratização da Gestão Escolar. E-mail: teiseg2@gmail.com

Theresa Adrião - Possui graduação em pedagogia (1988), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente doutora da Faculdade de Educação da Unicamp. Desenvolveu dois estágios pós-doutorais: Orealc - Unesco (2004-2005) e University of Maryland (2012-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, desenvolvendo pesquisas sobre aspectos relacionados à interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE)/Unicamp. E-mail: theadriao@gmail.com

Vilma Miranda de Brito - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC) e Pedagogia, na Unidade de Campo Grande-MS. E-mail: vilmiranda@bol.com.br

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-449-6
Páginas: 276
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento