Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Relações Étnico-Raciais, Gênero e Desigualdade Social na Educação Básica

(Organização: José Licínio Backes e Ruth Pavan)

 

• Jose Licinio Backes
• Ruth Pavan

As pesquisas dos autores, com parte dos resultados materializada neste livro, mostram que as desigualdades sociais são produzidas de forma complexa, articuladas com questões de classe, raça/etnia, gênero e outros. Esperamos que a leitura dos capítulos contribua para a construção de uma educação básica comprometida com a valorização de todas as culturas, com a justiça social, racial e de gênero, assim colaborando para a construção de uma sociedade na qual as desigualdades sejam superadas e as diferenças não mais estejam articuladas a elas, nem a processos de inferiorização e subalternização.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

José Licínio Backes - É Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. É Bolsista Produtividade - CNPq. E-mail: backes@ucdb.br

Ruth Pavan - Possui graduação em Pedagogia (1988), mestrado em Educação Básica (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é coordenadora geral do Observatório da Educação - Projeto 13015, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação do professor e cultura. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). E-mail: ruth@ucdb.br

SOBRE OS AUTORES:

Adir Casaro Nascimento - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) 1971, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa - Educação e Interculturalidade/CNPq. Coordena o Observatório da Educação/Edital 049/2012 - Núcleo UCDB com o projeto: Formação de professores indígenas Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul: relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena, atuando nos seguintes temas: currículo e formação de professores na perspectiva da interculturalidade, identidade e diferença. Bolsista Produtividade do CNPq. E-mail: adir@ucdb.br

Antônio Dari Ramos - Possui graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Berthier, convalidada pela Universidade de Passo Fundo (1991), graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1998), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados, onde é Diretor da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História Latino-Americana e no diálogo entre História, Teologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interculturalidade, imaginário, representação, história Indígena, etnicidade e Educação Escolar Indígena. E-mail: antonioramos@ufgd.edu.br

Antonio Hilário Aguilera Urquiza - Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Lorena (1984); graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia de São Paulo (1990); graduação em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994); especialização em Antropologia (teoria e métodos - 1999) e mestrado em Educação (Educação Indígena) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999); Master em Educação (Tecnologias de la Educación - 2001) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Salamanca, Espanha (2006). Tem experiência na área de Etnologia, assim como nas áreas de Educação Indígena e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria antropológica, antropologia urbana, contextos interculturais, educação e diversidade cultural, Direitos Humanos e povos indígenas, Comunidades Quilombolas, Indígenas no Ensino Superior. Coordena desde 2012 o Programa Rede de Saberes. Representa a ABA na Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI). Atualmente é professor Adjunto da UFMS, e da Pós-graduação em Direitos Humanos (FADIR/UFMS). Professor colaborador dos Programas de Pós-graduação em Antropologia (PPGAnt) da UFGD e do Programa de Pós-graduação em Educação da UCDB. Bolsista Produtividade do CNPq (PQ2). E-mail: antonio_hilario@hotmail.com

Ahyas Siss - É Professor Adjunto IV da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É Pós-Doutor em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRJ. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ - e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Foi Vice-Diretor do Instituto Multidisciplinar - Campus da UFRRJ em Nova Iguaçu (11/2006-05/2009). É Professor/pesquisador do PPGEduc - Mestrado em Educação, da UFRRJ, linha de pesquisa III - Educação e Diversidades Étnico-Raciais. E-mail: ahyassiss@gmail.com

Bianca Salazar Guizzo - Possui graduação em Pedagogia (2001), Mestrado (2005) e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2009/2010 realizou Doutorado Sanduíche com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade de Barcelona. Além disso, atuou como professora em diferentes etapas da Educação Básica no estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, é pesquisadora e professora adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Desde 2001, é integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE) vinculado à UFRGS. Faz parte do Comitê Editorial da Revista Em Aberto (INEP/MEC) e é editora da Revista Textura - ULBRA. E-mail: bguizzo_1@hotmail.com

Cássio Knapp - Possui graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007). Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2011), com Doutorado em andamento pela mesma instituição. Atualmente é Professor Assistente na Universidade Federal da Grande Dourados onde é professor do curso de graduação em Licenciatura Intercultural Teko Arandu voltado, especificamente, às comunidades Guarani e Kaiowá, sendo coordenador da área de Fundamentos de Educação do Curso. Tem atuado como assessor e consultor pedagógico em outros cursos de formação para professores indígenas. Desenvolve trabalhos nas seguintes áreas de pesquisa: História da Educação Escolar Indígena no Brasil, Educação Escolar Indígena Específica e Diferenciada, Educação Intercultural, Politicas Linguísticas para comunidades indígenas, entre outras. E-mail: cassioknapp@ufgd.edu.br

Erisvaldo Pereira dos Santos - Doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - PPGE-UFOP, coordenador do Grupo de Trabalho Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - GT-21/ANPED. E-mail: erisvaldosanto@yahoo.com.br

Héctor Muñoz Cruz - Sociolingüista, chileno, profesor de la Universidad Autónoma Metropolitana, Iztapalapa, México D.F. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores de México, Nivel II. Coordinador del Posgrado en Humanidades, Línea lingüística, División de Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad Autónoma Metropolitana, México D.F. Investigador y evaluador de proyectos de educación bilingüe intercultural de Bolivia, Brasil, Chile, Perú, Nicaragua, Guatemala y diversas regiones indígenas de México. Libros más recientes: Reflexividad sociolingüística de hablantes de lenguas indígenas: concepciones y cambio sociocultural, Universidad Autónoma Metropolitana-Iztapalapa (2010). Configuraciones y reconfiguraciones. Impactos de la reflexividad sociolingüística…en las lenguas históricas. México: Universidad Autónoma Metropolitana (2010). Textualidad y lengua extranjera en el desarrollo académico de estudiantes bilingües en la educación Superior. México: Universidad Autónoma Metropolitana (2013). Educación intercultural: ética y estética de cambios necesarios. México: UAM & Conacyt (2014). Cambios sociolingüísticos y socioculturales en la educación Superior: representaciones y prácticas reflexivas. México: Editorial Gedisa & UAM (2014). E-mail: hmunozcruz@gmail.com

Heitor Queiroz de Medeiros - Doutorado em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2006. Mestrado em Ciência Ambiental, pela Universidade de São Paulo (USP) 1999. Graduação em História pelas Faculdades Católica de Mato Grosso (FUCMAT) 1983. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) atuando na Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena. É professor colaborador no Mestrado em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência nas áreas de Docência de Ensino Superior, Educação Indígena e Sustentabilidade, Educação do Campo, Educação Ambiental, Ciências Ambientais, História e Meio Ambiente, Políticas Públicas. E-mail: heitor.medeiros@ucdb.br

Iara Tatiana Bonin - É mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB; Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Pesquisa e atua na temática indígena desde 1990. É bolsista Produtividade do CNPq (Pq 2). E-mail: iara.bonin@uol.com.br

Ozerina Victor de Oliveira - Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), mestrado em Educação pela mesma universidade (1997) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Desde 1993 atua como docente no curso de graduação em Pedagogia, no Instituto de Educação da UFMT. Encontra-se credenciada na Linha de Pesquisa “Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, onde também é editora da Revista de Educação Pública. Atualmente, é professora Associado I e encontra-se em estágio pós-doutoral na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Em sua atuação como pesquisadora, desenvolve pesquisas em políticas de currículo, abordando os seguintes temas: currículo e diferença, currículo e inclusão, currículo e educação do campo, reformas curriculares e formação de professores. E-mail: ozerina@ufmt.br

Maria Ivone da Silva - Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1989), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994), especialização em Gestão em Recursos Humanos pela Faculdade de Educação de Costa Rica (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2007). Atualmente é Professora da Faculdade de Costa Rica e Doutoranda em Educação na Universidade Católica Dom Bosco. Atua principalmente nos seguintes temas: Currículo, Educação, Formação do Educador, Diversidade Cultural. E-mail: m_ivsilva@hotmail.com

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-441-0
Páginas: 260
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento