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As pesquisas em torno da língua e da linguagem têm produzido múltiplos impactos em diferentes áreas do conhecimento, dada, sobretudo, a saliência que as questões em torno da língua(gem) assumem para as variadas práticas sociais e discursivas de nossa sociedade. Reafirmando essa relevância, os capítulos que integram esta obra - todos aportando resultados de pesquisas implementadas no âmbito de um Doutorado Interinstitucional ofertado pela Universidade Federal do Ceará e destinado a professores da Universidade Federal do Maranhão, do Instituo Federal do Maranhão e da Secretaria de Educação do Maranhão, debruçam-se sobre aspectos que vão desde os propriamente linguísticos aos textuais e discursivos, manifestando-se, ainda, em muitos deles, um forte compromisso com fatores implicados nas práticas de formação e ação docentes. O leitor encontrará, portanto, neste livro, um acervo atual e diversificado de tendências das pesquisas originadas no campo da Linguística e da Linguística Aplicada, um atestado de sua efervescência, importância e produtividade, de interesse, seguramente, para pesquisadores, professores e estudantes da área de Letras/Linguística e da Educação.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Eulália Leurquin - Pós-Doutora pela Université Sorbonne Paris 3 e Université de Genève. Doutora e Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professora visitante na Université de Bordeaux. É Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, onde é presidente da Unidade de Teoria e Prática e atua no Programa de Pós-graduação em Linguística. Atua na área de Linguística Aplicada, com foco no ensino-aprendizagem e na formação de professor, em interface com teorias do texto/discurso. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada - Gepla/ UFC/CNPq e membro do grupo de pesquisa Aletr/USP/CNPq. E-mail: eulaliaufc@gmail.com
Maria João Marçalo - Professora Auxiliar com Agregação e Directora do Programa de Doutoramento em Linguística na Universidade de Évora. O interesse pela Linguística Teórica e pelo Português Língua Estrangeira têm definido uma grande parte dos seus caminhos de investigação. É investigadora do Centro de Estudos em Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Universidade de Évora, integrando o projecto de investigação “Para a história da gramática e do ensino do Português como Língua Estrangeira (séculos XVII-XX)”. Fundadora, com Maria Célia Lima-Hernandes do Simelp (Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa).
Maria Margarete Fernandes de Souza - Professora Associado II do Departamento de Letras Vernáculas/DLV e do Programa de Pós-Graduação em Linguística/PPGL, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do GT da Anpoll Linguística de Texto e Análise da Conversação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - Geteme/PPGL/UFC. Tem publicações em análise de gêneros, com ênfase no gênero publicitário e nas estratégias de construção dos sentidos do texto (referenciação, intertextualidade, multimodalidade, coesão e coerência).
SOBRE OS AUTORES:
Ana Célia Clementino Moura - Graduada em Letras, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Departamento de Letras Vernáculas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: alfabetização, aprendizagem da língua escrita, produção de texto, avaliação, especialmente, de redação e de língua portuguesa no vestibular. Coordenou pesquisa sobre a alfabetização, as condições das escolas e o trabalho docente da rede pública do Estado do Ceará. Líder do Grupo de Estudos do Universo da Criança. Realiza trabalhos com professores de português de Cabo Verde, no Programa das Letras e dos Números, atuando no Projeto José Aparecido de Oliveira. Integra a Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Ceará, com a função de coordenar a elaboração de itens que constarão do Banco Nacional de Itens (Inep/MEC). E-mail: acmoura27@gmail.com
Ana Cristina Pelosi - Graduada em Letras, Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de Brasilia (1981). Mestre em Linguística e Ensino de Inglês (Linguistics and English Language Teaching) pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1986) e Doutora em Linguística e Psicologia pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1995). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, EUA (2004), no Departamento de Psicologia, com a colaboração de Raymond W. Gibbs Jr. Lidera o Grupo de Pesquisa GELP/Colin (Cognição e Linguística) registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Professora Associada na Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Professora Visitante Senior na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rio Grande do Sul. Tem experiência em Psicolinguística e Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva e Linguística Aplicada. Atua em projetos de pesquisa nacionais e internacionais e na formação de recursos humanos, sob os seguintes temas: categorização semântica, emergência da metáfora sob um aporte cognitivo-discursivo. Até o ano de 2010, assinou publicações com o nome de Ana Cristina Pelosi Silva de Macedo (Macedo, A.C.P.S. de). E-mail: anapelosi2009@gmail.com
Ana Lúcia Rocha Silva - Doutora e mestre em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado do Maranhão - Uni/Ceuma. É professora assistente do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, atuando na leitura em língua portuguesa, aquisição da linguagem, morfologia derivacional, análise do discurso, argumentação jurídica e linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa.
E-mail: analurochas@hotmail.com
Ana Silvina Ferreira Fonseca - Doutora em Linguística (Universidade Federal do Ceará), mestre em Literatura Brasileira (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), graduada em Letras (Universidade Federal do Maranhão). É professora adjunto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. É membro do grupo de pesquisa Geforlin (Grupo de Estudo, Formação e Linguagem), vinculado ao IFMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Linguística. E-mail: anasilvinaf@yahoo.com.br
Eliúde Costa Pereira - Doutor e mestre em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Linguística do texto e em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Atua como professor de Língua Portuguesa, do Ensino Médio, na rede estadual de ensino do Maranhão e colabora nos cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF/MA). É membro do grupo de pesquisa Geforlin (Grupo de Estudo, Formação e Linguagem), vinculado ao Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA).
E-mail: eliudecostapereira10@gmail.com
Francimary Macêdo Martins - Doutora e Mestre pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UFMA). Especialista em Educação a Distância (Senac/RJ). Graduada em Letras (Uema). Professora-Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais (Abehte). Experiência na área de Educação a Distância, TICs, Linguística Computacional, Linguística de Corpus, Hipertexto e Leitura Hipertextual, Língua Portuguesa, Magistério Superior e Educação em Engenharia. E-mail: fmmset@yahoo.com.br
Georgiana Márcia Oliveira Santos - Doutora e mestre em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Educação do Campo, pela Universidade Estadual do Maranhão. Graduada em Letras, pela Universidade Federal do Maranhão, onde atua como professora do Departamento de Letras. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lusofonia/UFMA. Tem experiência na área de Linguística, no ensino de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola; atlas linguístico, sociolinguística, socioterminologia, etnolinguística, etnoterminologia, dialetologia e na área de Educação, no ensino/aprendizagem de jovens e adultos e avaliação. E-mail: gsantos_23@yahoo.com.br
João da Silva Araújo Júnior - Doutor em linguística pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador de Grupo de pesquisa em Linguagem e Tecnologia (Lintec) da UFMA. Atua na Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas; e avaliação e produção de materiais instrucionais. E-mail: joaojunior14@yahoo.com.br
Júlio Araújo - Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros discursivos digitais, novos letramentos, multimodalidade, EaD, convergência de mídias e hipertextos. Foi vice-presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab) no biênio 2009-2011 e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte) no biênio 2009-2011. Foi coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da Anpoll no biênio 2012-2014. E-mail: araujo@letras.ufc.br
Site pessoal: http://www.julioaraujo.com/
Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista - Professora Associada do Departamento de Letras Românicas, do Instituto de Letras da UFBA. Pós-doutora pela Universidade Pompeu Fabra, Doutora em Linguística (Unicamp) e Mestre em Letras e em Educação (USP). Integra o Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFC) e o Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (UFBA). Atua na área de ensino, aprendizagem e formação de professores de línguas (espanhol e português), com ênfase em temas relacionados aos múltiplos letramentos (crítico, digital e visual), linguagens e discursos. Faz parte da Comissão de Letras do Enade (Português e Espanhol) e é examinadora do Celu: certificado de Espanhol: Língua e uso. É membro do GT da Anpoll Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada.
Márcia Teixeira Nogueira - tem Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, em Araraquara-SP, e Pós-Doutorado no Iltec, em Lisboa. Dedica-se a atividades de ensino, pesquisa e orientação na Graduação e na Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará, junto ao Programa de Linguística (Mestrado e Doutorado) e ao Mestrado Profissional em Letras (Profletras). É líder do Grupo de Estudos em Funcionalismo (UFC/CNPq), e publicou os livros Estudos linguísticos de orientação funcionalista e Modo e modalidade: gramática, discurso e interação.
Maria da Graça dos Santos Faria - Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Professora associada desta universidade, onde leciona Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa no Curso de Letras. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão e membro do grupo Protexto da UFC. E-mail: gracafaria@hotmail.com
Maria Elias Soares - Licenciada em Letras e em Pedagogia, e bacharel em Comunicação Social e em Direito. Mestre e Doutora pela PUC/RJ. Professora Titular da UFC. Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística. Foi membro da Comissão do MEC que colaborou com a implantação da Universidade de Cabo Verde e da Comissão de Implantação da Unilab. Coordena os projetos Variação e processamento da fala e do discurso: análise e aplicações-Profala (PNPD/CAPES) e Rastreamento ocular de processos linguístico-cognitivos (CNPq/Universal). Colabora com o Protexto. Foi presidente do Gelne e da Abralin. Fundou e editou a Revista do Gelne, edita a Revista de Letras da UFC, fundou e participou do Conselho Editorial da revista da Abralin. Membro do Conselho Editorial da revista Linguagem em (Dis)curso, Moara e Gelne. Tem publicações nas áreas de teoria e análise do texto e do discurso, estudos da língua falada, aquisição e processamento da linguagem, letramento e ensino da leitura e da escrita.
Maria do Socorro Silva de Aragão - Possui Graduação em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Regional do Nordeste (1969), Mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1973) e Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1974). Pós-Doutorado na Université de Paris Sorbonne Nouvelle (1976-1977). Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (1976/1978). Pós-Doutorado na Central Connecticut State University - USA (1989/1990). Atualmente é Professor Visitante Titular da Universidade Federal do Ceará e Professor Voluntário Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Linguística e Literatura, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia e Geolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Dialetologia, Atlas Linguísticos, Falares Regionais, Fonética e Fonologia, Língua Portuguesa e Literatura Regional.
Maria Teresa Sousa Serpa - Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Biblioteconomia, por esta universidade. Fez o Curso de Letras pelo Centro Universitário do Maranhão, Especialização em Metodologia do Ensino superior pela Universidade Federal do Maranhão. Nesta universidade é bibliotecária documentalista e professora. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, interessando-se, pelo tema crenças no ensino e aprendizagem da língua inglesa. E-mail: teserpa@yahoo.com.br
Monica Fontenelle Carneiro - Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, onde também fez o mestrado. Especialista em Língua Inglesa e em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Estrangeira pela Universidade Federal do Maranhão. Licenciada em Letras por esta universidade e nela professora do Departamento, desde 1979. Tem experiência nas áreas de Linguística e Letras, com especial interesse em Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e Língua e Literaturas de Língua Inglesa (Inglês). Membro do Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento - Cognição e Linguagem (Gelp/Colin), da Universidade Federal do Ceará e do Projeto Internacional de Pesquisa Bibliography of Metaphor and Metonymy (MetBib). E- mail monicafcarneiro@gmail.com
Monica Magalhães Cavalcante - É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1985); tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Em 2003, fez pós-doutorado na Unicamp. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Linguística do Texto, com ênfase em Referenciação, mas pesquisa também sobre intertextualidade, metadiscursividade, argumentação, heterogeneidades enunciativas, gêneros do discurso, articulação tópica e sequências textuais.
Paula Francineti Ribeiro de Araújo - Pós-doutorado em Linguística em realização na Universidade Federal da Grande Dourados. Doutorado e mestrado em Linguística, com estágio doutoral na Université de Genève. Professora do Instituto Federal do Maranhão Líder do grupo de pesquisa Geforlin (Grupo de Estudo, Formação e Linguagem), vinculado ao IFMA. Atua na área de Linguística Aplicada, ensino e aprendizagem e formação de professor. E-mail: paulafrancineti@ifma.edu.br
Rosemeire Selma Monteiro Plantin - Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa - Políticas Linguísticas para a Internacionalização do Português (PLIP). Vice Presidente da Associação Brasileira de Fraseologia, Editora da Revista Frasema e autora do livro: Era uma vez um Patinho Feio no ensino de Língua Materna (Edições UFC 2012), e organizadora do livro: Certas Palavras o Vento não Leva (Editora Parole et Vie 2014).
Sebastiana Sousa Reis Fernandes - Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Língua Portuguesa pela Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais e graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Assistente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFMA. Possui experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Latina, Leitura e Produção Textual, Filologia Românica e Linguística.
E-mail: tiana.reis@yahoo.com.br