Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Políticas e História da Educação - Saberes, Tempos e Lugares

(Organização: Diane Valdez e Lúcia Maria de Assis)

DE R$79,00 

• Diane Valdez
• Lúcia Maria de Assis

 

Guardando as particularidades dos tempos e dos lugares, esta obra apresenta ao leitor, escritos que se encontram nas práticas educativas em diferentes modalidades de ensino nas áreas de Estado e Políticas e de História da Educação. Na primeira parte, traz estudos referentes às repercussões das ações do Estado na formulação e implementação de políticas sociais. Em particular as políticas educacionais referentes à gestão da educação básica e superior, com ênfase na avaliação, na educação superior a distância e nas transformações do trabalho docente e intelectual no magistério superior. No campo da História da Educação, apresenta objetos de estudos como a trajetória das instituições escolares, a memória e as representações sociais de instituições educativas. Analisa-se a leitura como elemento de civilização, os programas nacionais de educação de jovens e adultos no Brasil, a escola primária e secundária, profissionais da educação, história curricular e instituições de ensino. Os capítulos são resultados de pesquisas que possibilitam reflexões e análises pertinentes, e necessárias, àqueles que se debruçam na cotidiana tarefa de promover a educação como bem público. Os textos, que trazem a tona debates a respeito do presente e do passado da educação, tem a intenção de contribuir na formação inicial e continuada de profissionais que atuam na área. Sabemos que o espaço educacional exige constantes aprofundamentos que, ao escapar do conjunto peculiar do senso comum, são necessários para a construção de uma educação democrática e de qualidade. Neste aspecto, buscamos dar nossa contribuição, que bem sabemos, é modesta, mas que poderá se juntar com outras, formando um mosaico de ideias para suscitar outras ideias que nos permitam dar continuidade ao trabalho no dinâmico espaço de construção do conhecimento. Este é o nosso desejo e o que pretendemos alcançar com esta ação. Boa leitura a todos!  

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Diane Valdez - Graduada em História pela Universidade Católica (UCDB/MS), mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutora em  Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutora pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). Professora da graduação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Integrante do Núcleo de Estudos, Documentação, Educação, Sociedade e Cultura (Nedesc/FE/UFG). E-mail: Dianevaldez65@gmail.com

Lúcia Maria de Assis - Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001), doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2008) e pós-doutora pela Universidade de São Paulo - USP (2014). É docente na Faculdade de Educação e no Propgrama de Pós-Graduação em Educação da UFG. Integra o Núcleo de Estudos, Documentação, Educação, Sociedade e Cultura (Nedesc). Dedica-se aos estudos nas áreas de Avaliação Educacional, Políticas Educacionais e Docência na Educação Superior. E-mail: luciamariadeassis@gmail.com


SOBRE OS AUTORES:

Ana Paula Hey - Doutora em Educação (Sociologia da Educação) pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris/França. Professora no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), é coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Atua na área de sociologia da educação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: espaço acadêmico brasileiro, campo do poder brasileiro, pensamento social, produção acadêmica, políticas públicas, educação superior. E-mail: aphey@uol.com.br

Afrânio Mendes Catani - Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (1975), é mestre (1983) e doutor (1992) em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Livre-Docente (2006) em Educação (USP), desde 2009 é professor titular na Faculdade de Educação da USP, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) - USP. Foi coordenador do GT Políticas de Educação Superior da Anped, vice-presidente do Comitê Científico da associação, diretor da ANPAE e presidente da Socine. Atua nas áreas de educação, com ênfase em políticas de educação superior na América Latina e sociologia da educação e da cultura, e na de cinema, em especial dedicando-se à história e historiografia do cinema na América Latina. É pesquisador do CNPq. E-mail: amcatani@usp.br

Allan Solano Souza - Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Assistente III da UERN. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade - GEPEES/CNPq/UERN, na linha de pesquisa História, Política e Gestão da Educação, bem como participa do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação da UFRN.

Antônio Cabral Neto - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.  Integra atualmente o grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação. É autor de vários livros e tem vasta publicação em periódicos nacionais e internacionais. Foi Pró-Reitor de Graduação da UFRN no período de 2003-2007 e vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no período 2009-2013. E-mail: acabral@yahoo.com.br

Benvinda Barros Dourado - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília (UnB). Cursou mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Adjunta do curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Porto Nacional.

Daniela da Costa Britto Pereira Lima - Professora na Faculdade de Educação da UFG (graduação em Pedagogia) e colaboradora no  Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Tecnologias da UEG. Mestre em Educação pela UFG e Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância - GEaD (UFG), dedicando-se às políticas, práticas de educação superior a distância e formação de professores. E-mail: professoradanielalima@gmail.com

Deise Mancebo - Possui doutorado em Educação pela PUC/SP e pós-doutorado em Psicologia Social pela USP. É professora titular da UERJ e desenvolve suas principais atividades no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH). Participa da rede Universitas/Br e coordena o Observatório da Educação (CAPES) sobre a Expansão da Educação Superior no Brasil. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: trabalho docente; políticas para a educação superior e produção de subjetividades. E-mail: Deise.mancebo@gmail.com

Eurize Caldas Pessanha - Licenciada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos, Mestre em Educação Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992). Realizou estágio de pós-doutorado, no Departamento de Curriculum and Instruction na University of Wisconsin - Madison (1999) e na Texas A&M University em College Station, Texas, Estados Unidos (2010). Professora titular aposentada da UFMS. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação e pesquisadora-bolsista do CNPq na área de História da Educação. E-mail: eurizep@uol.com.br

Fabiany de Cássia Tavares Silva - Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, PUC-SP, com Estágio Sanduíche (Bolsa CAPES) no Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Universidade do Porto, Portugal. Professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE), Bolsista produtividade em pesquisa - CNPQ.

João Ferreira de Oliveira - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1989), Mestrado em Educação pela UFG (1994), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2000) e Pós-doutorado em Educação pela USP (2010). É Professor Associado da Faculdade de Educação da UFG. É Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE (Biênio 2015-2017). É membro do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA-Ed (2013-2016). É bolsista produtividade CNPq. Email: joao.jferreira@gmail.com

Letícia Borges de Oliveira - Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFU. Professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU). Pesquisadora do NEPE-FACIP (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação).  

Mário Luiz Neves de Azevedo - Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em História na UEM, mestre (1995) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e doutor (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutoramento (2011) na Universidade de Bristol (Reino Unido). É docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) na UEM. Membro do Comitê Científico da Anped, foi vice-reitor da UEM (2006-2010). Atua na área de políticas públicas educacionais. É pesquisador do CNPq. E-mail: mario.de.azevedo@uol.com.br

Miriam Fábia Alves - Possui graduação em História pela UEG - Universidade Estadual de Goiás (1992), mestrado em Educação pela UFG - Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Educação pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professora adjunta na Faculdade de Educação da UFG e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi diretora da Faculdade de Educação/UFG (mandato de 2010-2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História, Políticas e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Organização e Gestão Escolar e História da Educação em Goiás. Atualmente é Coordenadora das Licenciaturas/UFG e Educação Básica. E-mail: miriamfabia@gmail.com


Myriam Southwell - Graduada em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de la Plata (UNLP), mestrado em Ciências Sociais com orientação em Educação pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/Argentina), doutorado pelo Departamento do Goberno da Universidad de Essex (Inglaterra). Professora titular e coordenadora do Doctorado en Ciencias de la Educación na UNLP.   Secretária Acadêmica da FLACSO, onde coordena o Núcleo de Estudos sobre Escuela y Vínculos Intergeneracionales. Foi Presidente da Sociedad Argentina de Historia de la Educación e é pesquisadora independente do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). E-mail: islaesmeralda@gmail.com  

Natalia N. Vrubel - Graduada em História e especialista em Didática e Currículo pela Universidad Nacional de Misiones (UNM), doutoranda no Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales da Universidad Nacional de la Plata (UNLP), bolsista do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Professora e pesquisadora do Departamento de Historia da Universidad Nacional de Misiones (UNM).

Regina Célia Padovan - Graduada em História e mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Adjunta do curso de História - Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Campus Universitário de Porto Nacional.

Rubia-Mar Pinto - Mestra em Educação (PPGE/UFG), doutora em Educação (PPGE/UFF) com estágio de Pós Doutorado em Educação (PROPED/UERJ). É professora da Licenciatura e Bacharelado na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG), onde atua nos cursos de licenciatura, coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em História da Educação e do Corpo (LEHEC) e o projeto Centro de Memória e História da FEFD/UFG. É professora no PPGE/UFG. E-mail: rubiamarp@bol.com.br

Sauloéber Társio de Souza - Graduado e Mestre em História (UNESP-Franca) e Doutor em Educação (UNICAMP).  Professor Associado da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação-UFU. Membro do NEPHE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação), da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da ANPUH-Minas Gerais. Coordenador do NEPE-FACIP (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação).

 
 
Por: R$ 55,30
ISBN: 978-85-7591-409-0
Páginas: 272
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Formas de Pagamento