COMPRE AQUI
Os textos que compõem esta obra realçam estudos e reflexões que convergem para uma proposta interdisciplinar com temas diferentes e atuais; objetiva estabelecer interlocução entre objetos afins á educação visando uma formação ampla e cultural, destacando: educação do corpo; saúde e adolescência; violência e indústria cultural; estética e formação; relações étnicas; razão e cultura; educação especial e, fatores histórico-sociais; escolaridade, inclusão e arte. Assim, em que pese o fato de seu conjunto compor estudos a partir de pesquisas diferenciadas, em sua generalidade, o tema Formação, Diversidade e Cultura configura o eixo-norteador e revela nexos estabelecidos com a educação no percurso das discussões. Esta obra, além de propor visibilidade a pesquisas e estudos importantes e atuais do campo da Educação, anseia contribuir para com uma verdadeira formação cultural: consciente de seus limites e possibilidades de avanços; que possibilite a experiência ao tempo que a reflexão; que faça emergir ações inovadoras norteadas pelo trabalho intelectual em perspectivas objetivas e subjetivas, de humanização cultural, política e social, interdisciplinar e particular, extensa e irrestrita.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Silvia Rosa da Silva Zanolla - professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; graduada em Psicologia e Serviço social, mestra em Psicologia Social; doutora e pós-doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Tadeu João Ribeiro Baptista - Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, Especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira e Treinamento Esportivo pela Escola Superior de Educação Física de Goiás. É Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente no curso de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC/CBCE) nos períodos 2011-2013 e 2013-2015 e da Direção Nacional do CBCE no período 2015-2017. É pesquisador dos Grupos de pesquisa LABPHYSIS - Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza e COEESA -- Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Corpo, Estética, Exercício e Saúde. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, corpo, atividade física, indústria cultural e saúde. (currículo Lattes; dados do autor)
SOBRE OS AUTORES:
Beleni Saléte Grando - professora da Universidade Federal do Mato Grosso, e do Programa de Pós-Graduação em Educação, graduada em educação Física, especialista em Filosofia, doutora em Educação pela UFSC.
Cleonice Maria Tomazzetti - professora das Universidades Federal de Santa Maria e UFSCar, professora da pós-graduação em Educação na UFSM, graduada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação.
Cristiano Aparecido da Costa - professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; licenciado e mestre em Música, doutorando em Educação pela UFG.
Daniela Sacramento Zanini - professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, psicóloga clínica e da saúde, graduada em Psicologia; especialista, doutora e pós-doutora em Psicologia Clínica e da Saúde.
Lílian Brandão Bandeira - professora da Universidade Estadual de Goiás, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG.
Luís César de Souza - professor da graduação e da pós-graduação da UFG, graduado em Educação Física, mestre e doutor em Educação.
Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria - graduada em Psicologia, mestre em Psicologia, doutora em Psicologia, professora do Centro Universitário de Anápolis e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Miguel Gally - professor de Estética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia. Líder do Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica (NEHS/CNPq).
Newton Duarte - professor titular do Departamento de Psicologia da Educação, Unesp de Araraquara, líder do Grupo de Pesquisas Estudos Marxistas em Educação.
Régis Henrique dos Reis Silva - professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, graduado em Educação Física, mestre em Educação Especial e doutor em Filosofia e História da Educação.
Rita Márcia Magalhães Furtado - professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação e pós-doutora em Sociologia da Arte.
Sandra Soares Della Fonte - professora da Universidade Federal do Espírito Santo, graduada em Filosofia e Educação Física, mestra e doutora em Educação.
Vilma Aparecida de Pinho - professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutora em Educação pela UFF.