Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Plano de Ações Articuladas - Propostas, Cenários e Desafios

(Organização: Alda Maria Duarte Araújo Castro, Marcelo Soares Pereira da Silva e Vera Lúcia Jacob Chaves)

 

• Alda Maria Duarte Araujo Castro
• Marcelo Pereira Soares da Silva
• Vera Lúcia Jacob Chaves

 

Esta coletânea reúne textos dos pesquisadores - docentes e discentes - das Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Pará e Uberlândia, que em um esforço coletivo e colaborativo vem construindo novos caminhos para o campo de estudos das políticas educacionais em especial aquelas políticas voltadas para a educação básica.

Os textos são resultantes da produção dos integrantes do Projeto “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte (RN), Pará (PA) e Minas Gerais (MG) no período de 2007 a 2011”. O Projeto, financiado no âmbito do programa do Observatório da Educação/Capes, objetiva analisar a implantação do PAR enquanto política pública no contexto das atuais políticas educacionais, tendo como premissa a compreensão de que o desenvolvimento dessas políticas é conduzido por um processo que se consubstancia em um determinado momento histórico e contempla vários elementos, por vezes, contraditórios, mas que, de modo geral, respondem ao ritmo e à direção impostos pelo reordenamento do sistema capitalista.

A obra apresenta os primeiros resultados da pesquisa contemplando aspectos dos três Estados da Federação que participam do estudo e análise das quatro dimensões do PAR: Gestão Educacional, Formação de Professores e dos Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação, Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Espera-se com essa publicação, contribuir para os debates sobre as políticas educacionais e suas dimensões constitutivas. Em especial, objetiva-se trazer elementos que possibilitem uma análise crítica e contextualizada da implementação do Plano de Ações Articuladas, nos municípios do RN, PA e MG que participaram da pesquisa.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Alda Maria Duarte Araújo Castro - Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação.

Marcelo Soares Pereira da Silva - Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia-MG.

Vera Lúcia Jacob Chaves - Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de graduação e na pós-graduação stricto sensu. Desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais com ênfase para gestão e financiamento da Educação Básica e Superior. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UL) e no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

SOBRE OS AUTORES:

Antônio Cabral Neto - Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Arlete Maria Monte de Camargo - Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de licenciatura e na pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolve estudos e pesquisas no campo da formação de professores, políticas educacionais e currículo. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bruna Lorena Barbosa Moraes - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia e Professora da Educação Básica.

Cecília Carolina Simeão de Freitas - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Uberlândia-MG.

Dalva Valente Guimarães Gutierres - Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de graduação e na pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais com ênfase para gestão e financiamento da educação básica. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Daniela Cunha Terto - Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Danielle Marques de Paula Moura - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Diva Souza Silva - Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia.

Gersonita Paulino de Sousa Cruz - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Rede de Ensino Municipal de Parnamirim.

Laurimar de Matos Farias - Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Professor da rede municipal de Belém e da rede estadual do Pará.

Lucia de Fatima Valente - Professora da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Campus do Pontal.

Luciane Terra dos Santos Garcia - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação.

Magna França - Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação.

Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa - Professora da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Campus de Ituiutaba.

Maria Wanessa do Nascimento Barbosa - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marielle Cardoso Marra - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Odete da Cruz Mendes - Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) com atuação na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolve pesquisa na área de políticas públicas com recorte para gestão e formação. Tem doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Raimundo Sousa - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Professor Substituto da Universidade Federal do Pará - campus de Altamira.

Rute Regis de Oliveira da Silva - Professora da Educação Básica e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-422-9
Páginas: 312
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Formas de Pagamento