Esta coletânea reúne textos dos pesquisadores - docentes e discentes - das Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Pará e Uberlândia, que em um esforço coletivo e colaborativo vem construindo novos caminhos para o campo de estudos das políticas educacionais em especial aquelas políticas voltadas para a educação básica.
Os textos são resultantes da produção dos integrantes do Projeto “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte (RN), Pará (PA) e Minas Gerais (MG) no período de 2007 a 2011”. O Projeto, financiado no âmbito do programa do Observatório da Educação/Capes, objetiva analisar a implantação do PAR enquanto política pública no contexto das atuais políticas educacionais, tendo como premissa a compreensão de que o desenvolvimento dessas políticas é conduzido por um processo que se consubstancia em um determinado momento histórico e contempla vários elementos, por vezes, contraditórios, mas que, de modo geral, respondem ao ritmo e à direção impostos pelo reordenamento do sistema capitalista.
A obra apresenta os primeiros resultados da pesquisa contemplando aspectos dos três Estados da Federação que participam do estudo e análise das quatro dimensões do PAR: Gestão Educacional, Formação de Professores e dos Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação, Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Espera-se com essa publicação, contribuir para os debates sobre as políticas educacionais e suas dimensões constitutivas. Em especial, objetiva-se trazer elementos que possibilitem uma análise crítica e contextualizada da implementação do Plano de Ações Articuladas, nos municípios do RN, PA e MG que participaram da pesquisa.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Alda Maria Duarte Araújo Castro - Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação.
Marcelo Soares Pereira da Silva - Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia-MG.
Vera Lúcia Jacob Chaves - Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de graduação e na pós-graduação stricto sensu. Desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais com ênfase para gestão e financiamento da Educação Básica e Superior. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UL) e no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
SOBRE OS AUTORES:
Antônio Cabral Neto - Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Arlete Maria Monte de Camargo - Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de licenciatura e na pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolve estudos e pesquisas no campo da formação de professores, políticas educacionais e currículo. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Bruna Lorena Barbosa Moraes - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia e Professora da Educação Básica.
Cecília Carolina Simeão de Freitas - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Uberlândia-MG.
Dalva Valente Guimarães Gutierres - Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Atua nos cursos de graduação e na pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais com ênfase para gestão e financiamento da educação básica. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Daniela Cunha Terto - Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Danielle Marques de Paula Moura - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.
Diva Souza Silva - Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia.
Gersonita Paulino de Sousa Cruz - Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Rede de Ensino Municipal de Parnamirim.
Laurimar de Matos Farias - Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Professor da rede municipal de Belém e da rede estadual do Pará.
Lucia de Fatima Valente - Professora da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Campus do Pontal.
Luciane Terra dos Santos Garcia - Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação.
Magna França - Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação.
Maria Simone Ferraz Pereira Moreira Costa - Professora da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Campus de Ituiutaba.
Maria Wanessa do Nascimento Barbosa - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Marielle Cardoso Marra - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia.
Odete da Cruz Mendes - Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) com atuação na graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolve pesquisa na área de políticas públicas com recorte para gestão e formação. Tem doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Raimundo Sousa - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Professor Substituto da Universidade Federal do Pará - campus de Altamira.
Rute Regis de Oliveira da Silva - Professora da Educação Básica e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.