Este livro, com textos de autores que estudam, pesquisam e vivenciam a educação geral, oferece uma leitura prazerosa sobre reflexões, conceitual e prática, de gestores, pesquisadores e professores. Os autores são grandes conhecedores do tema e têm uma continua preocupação em buscar respostas para os desafios da formação acadêmica dos estudantes deste século XXI.
É uma leitura essencial para todos os que têm preocupação com a universidade, particularmente com questões curriculares que possam responder, de forma mais adequada, às demandas que o mundo do trabalho traz aos atuais estudantes universitários. Os textos certamente contribuirão com conhecimentos para os desafios da formação dos universitários em uma sociedade com aceleradas alterações na configuração das atividades profissionais. A preparação universitária estreita e específica para um nicho particular do mercado de trabalho já se prova insuficiente.
É leitura indispensável para os que desejam renovar o conhecimento sobre a universidade, sobre as configurações curriculares necessárias para os variados caminhos profissionais que o estudante confrontará em sua carreira.
É um convite para conhecer ou se aprofundar no tema da educação geral, que é hoje uma ênfase curricular implementada em universidades do mundo todo.
SOBRE A ORGANIZADORA:
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira - Professora Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. É Professora Bolsista Produtividade 2, do CNPq. Mestre em Educação pela University of Sheffield - Inglaterra, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Livre Docente e Titular pela Unicamp. Coordena o GIEPES, Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior e trabalha as linhas de pesquisa: políticas da educação superior, filosofia e currículo da educação superior, inovação curricular, educação geral, reformas universitárias, estratégias de internacionalização. Foi Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp (1998-2002); Coordenadora Associada do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - Unicamp (2010-2012). É Editora Associada da Revista Pro-Posições (Qualis A1). Prêmios recebidos: Prêmio Zeferino Vaz 2014 e Peter Muranyi 2013. Publicações: Universidade e Educação Geral: para além da especialização (2008); Universidade Contemporânea: políticas do Processo de Bolonha (2009); Universidade e Currículo: Perspectivas de Educação Geral (2010); Reforma Universitária e a Construção do Espaço Europeu de Educação Superior: análise de uma década do Processo de Bolonha (2011); Políticas Educacionais de Ensino Superior no Século XXI: um olhar transnacional (2011); Internacionalização na Educação Superior: Políticas, Integração e Mobilidade Acadêmica (2015).
E-mail: eaguiar@unicamp.br
SOBRE OS AUTORES:
Denise Coutinho - Professora Associada do Instituto de Psicologia da UFBA cedida à Universidade Federal do Sul da Bahia. Realizou estágio de Pós-Doutorado (Bolsa FAPESB) sobre o processo de implantação da UFSB. Doutora em Letras e Linguística pela UFBA, com Doutorado-Sanduíche em Princeton University. Graduada em Psicologia pela UFBA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Coordenou a Área de Concentração em Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano dos Bacharelados Interdisciplinares do IHAC-UFBA. Interesses de pesquisa: estudos sobre a universidade; epistemologias não-cartesianas; metodologia da pesquisa em artes e humanidades; psicanálise; contingência e lógica modal de Aristóteles.
E-mail: denisecoutinho1@gmail.com
Derval dos Santos Rosa - É Professor da Universidade Federal do ABC onde foi Pró-Reitor de Graduação (2010-2014) e atuou como Coordenador de curso de graduação, de pós-graduação e como Diretor de Campus. É graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Química pela Unicamp (1984), Mestre em Química pela Unicamp (1988), Doutor em Engenharia Química pela Unicamp (1996). Possui cerca de 80 artigos completos publicados em periódicos (grande maioria internacionais), 5 livros publicados, 21 capítulos de livros e 270 trabalhos publicados em Anais de eventos científicos.
E-mail: derval.rosa@ufabc.edu.br
Marcelo Knobel - É Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). É também Professor Titular do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisa na área de magnetismo e materiais magnéticos e dedica-se também à divulgação da ciência e da tecnologia e à Educação Superior. Foi Pró-Reitor de Graduação da Unicamp (2009-2013), onde foi responsável pela implantação do Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS), que alia um programa de inclusão social com formação geral, pelo qual recebeu o Prêmio Peter Muranyi na área de Educação (2013). É membro notório saber» da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Knobel é Fellow da Eisenhower Fellowships (2007), Fellow da John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009) e Lemann Fellow (2015). É membro do Board of Directors da Cultural Vistas. É Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Física. É Coordenador Adjunto de Colaborações em Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É editor do Journal of Magnetism and Magnetic Materials (Elsevier) e da Scientific Reports (Nature). É Editor-Chefe da Revista Ciência e Cultura da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
E-mail: knobel@ifi.unicamp.br
Mirian Lúcia Gonçalves - Doutoranda e Mestra (2012) em Educação pela Faculdade de Educação (Unicamp); Especializando-se em Jornalismo Científico no LabJor (Unicamp); é especialista em Educação em Saúde (Unifesp) e Pedagoga licenciada pela Faculdade de Educação (Unicamp, 2007). Atuou como Supervisora nos cursos de Licenciatura da Univesp (2014) e como tutora na área de Projetos no curso em pós-graduação Lato-Sensu “Ética, Valores e Cidadania na Escola” da USP/Univesp (2011-2014). Integra desde 2011, como pesquisadora voluntária, o Grupo de Avaliação Continuada do Programa de Formação Interdisciplinar - ProFIS, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas - NEPP, da Unicamp. Atuou também como professora polivalente no Ensino Fundamental I, professora de Ética e Cidadania no Ensino Fundamental II e Diretora Escolar (Ensino Fundamental).
E-mail: mirian.unicamp@gmail.com
Naomar de Almeida Filho - Professor Titular de Epidemiologia da UFBA. Ph.D. em Epidemiologia. D.Sc. Honoris Causa McGill University. Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte-Chapel Hill, Universidade da Califórnia - Berkeley, Universidade de Montreal, Universidade Harvard. Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia (2002-2010). Tem publicado estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (2007); Memorial da Universidade Nova: UFBA 2002-2010 (2010); em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (2008) e, em co-autoria com Fernando Seabra Santos, A Quarta Missão da Universidade (2012). Atualmente é Reitor Pro tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia.
E-mail: naomaralmeida@gmail.com
Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes - É professor-titular aposentado da Unicamp. Colabora na pós-graduação em Ciência Política da Unicamp e no Programa de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre Estados Unidos. Autor, entre outros, de: Estado, Desenvolvimento e Globalização (Editora Unesp); O Peso do Estado na Pátria do Mercado - Estados Unidos como país em desenvolvimento (Ed.Unesp); Educação Superior nos Estados Unidos - historia e Estrutura (Editora Unesp; Educação a Distância e Ensino Superior - introdução didática a um tema polêmico (editora Senac).
Email: rccmoraes@gmail.com
Website: www.reginaldomoraes.wordpress.com
Sidnei Celerino da Silva - Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de educação e pesquisa em Ciências Contábeis. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel.
E-mail: sidneicelerino@usp.br
Silvia Pereira de Castro Casa Nova - Visiting Scholar no College of Education and Human Development da University of Minnesota. Pós-Doutorado na EAESP/FGVSP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Contabilidade e Atuária, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo (PPGCC/FEA-USP).
E-mail: silvianova@usp.br