Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Reflexões Sobre Educação Moral

(Organização: Lia Beatriz de Lucca Freitas e Lúcia Salete Celich Dani)

 

• Lia Beatriz de Lucca Freitas
• Lúcia Salete Celich Dani

 

Refletir sobre educação moral é tarefa de todo educador. Neste livro, o leitor encontra a busca por respostas a desafios da educação em valores de nosso tempo. Para Heloisa e Adriana, “a educação moral não é uma via de mão única: ela acontece tanto de fora para dentro, no sentido de uma preexistência de valores no meio sociocultural, quanto de dentro para fora, por meio da participação crítica, responsável, autônoma e criativa de cada sujeito”. Assim, Lia e Fernanda expõem que “o desenvolvimento moral das crianças e dos adolescentes não depende apenas de fatores internos, mas também [...] das atitudes dos adultos” e ressaltam a importância de uma educação para a gratidão na formação de jovens “capazes de uma vida em comum pautada por respeito mútuo e justiça”. Julio, Eloá e Pollyana, afirmam que “o perdão é uma virtude, ou seja, uma disposição moral” e “ajuda as pessoas a resolver as injustiças interpessoais e sociais […]”. Suzana e Juliana escrevem que “a educação moral, ou em valores, é tão importante quanto as demais formas de educação e faz parte das funções da escola”. Com base nisso, Lúcia e Grasiela destacam a importância da escola investir em projetos com a colaboração de todos os membros da comunidade: “A colaboração implica reflexão, diálogo e aprendizagem de como trabalhar cooperativamente, considerando os diversos pontos de vista e a diversidade de identidades”. Segundo Leonardo e Emerson, a escola “tem o papel de educar em valores democráticos - o que não exime a família de também transmitir esse conteúdo necessário para a vida em democracia”. Para Maria Teresa e Hingrith, “a ação educadora não pode deixar de ter como base princípios morais e éticos indispensáveis no trabalho com os educandos, no sentido de ajudá-los a compreender o seu entorno e posicionar-se diante dele a partir do questionamento: como agir e viver bem consigo mesmo e com os outros?”.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Lia Beatriz de Lucca Freitas - É doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), professora titular do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde coordena o Laboratório de Psicologia e Epistemologia Genética (Lapege - http://www.lapege.com.br). É bolsista de produtividade do CNPq, membro do GT Psicologia e Moralidade da ANPEPP e do grupo de pesquisa More than Thank You (http://morethanthanks.wp.uncg.edu).

Lúcia Salete Celich Dani - É pedagoga e orientadora educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1980); Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Imaculada Conceição (FIC-1986); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1996); Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2003); Atuou como professora no Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria (1991-2012); Atuou como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (2003 - 2013); Atualmente é professora associada aposentada da Universidade Federal de Santa Maria, desde 2012. Membro do GT Psicologia e Moralidade da ANPEPP.

SOBRE OS AUTORES:

Adriana Müller - Psicóloga, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Terapeuta de Família, Professora de Pós-graduação do Crescent/FDV. Comentarista da Rádio CBN (“CBN e a Família”) e Criadora da Metodologia Ritmos da Vida, com aplicação em vários países. Possui Experiência na Área de Psicologia Clínica, com Ênfase em Processos de Desenvolvimento Moral, em Terapia Familiar Sistêmica, em Psicologia da Educação e em Terapia Narrativa.

Eloá Losano de Abreu - Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB e membro do NPDSM - Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sociomoral, no qual vem realizando pesquisas sobre desenvolvimento moral da justiça e do perdão, cognição social e educação moral.

Emerson de Arruda - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Fernanda Maria Palhares Castro - É psicóloga e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e membro do LAPEGE - Laboratório de Psicologia e Epistemologia Genética desde 2007.

Grasiela Cristine Celich - É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA, 2009); Especialista em Direito de Família, Sucessões e Mediação Familiar pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2012); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2011); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2013); Graduanda em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria. Principais obras e artigos publicados: Os conflitos homofóbicos na escola e a teoria do reconhecimento (Mercado de Letras 2015); A morte como movimento para a liberdade e o reconhecimento do outro (artigo publicado no livro: Los aportes del itinerário intelectual de Kant a Hegel. Editora Fi 2014).

Heloisa Moulin de Alencar - Concluiu Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988), Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Desde 1993 é Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento (DPSD). Em 2004 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e no GT Psicologia e Moralidade da ANPEPP, do qual foi coordenadora no biênio 2012-2014.  Atualmente é Professora Associada IV da UFES e Coordenadora do Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM - http://www.lapsim.ufes.br).

Hingrith Vanessa Rhoden Foppa - Pedagoga pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd - Unoesc). Professora Escola Municipal Madre Leontina - Ibicaré (SC).

Juliana Aparecida Matias Zechi - Pedagoga e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora (UFMG - campus de Paranaíba).

Júlio Rique Neto - Professor Doutor em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Wisconsin em Madison, Estados Unidos, e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da graduação e pós-graduação em psicologia social da UFPB e coordenador do NPDSM - Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sociomoral, no qual vem realizando pesquisas sobre desenvolvimento sociomoral com ênfase em estudos sobre o perdão.

Leonardo Lemos de Souza - Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona (Unesp, Assis).

Maria Suzana De Stefano Menin - Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto (USP) e dois Pós-Doutorados na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). É Professora Titular aposentada pela Unesp - atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Doutorado. Foi pesquisadora visitante na Fundação Carlos Chagas, SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e Moral e da Personalidade, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação, representações sociais, desenvolvimento moral e educação moral. É Bolsista CNPq.

Maria Teresa Ceron Trevisol - Pedagoga pela Unoesc. Mestre em Educação pela PUC/RS. Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia/Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Membro do GT “Psicologia e Moralidade” da ANPEPP.

Pollyana de Lucena Moreira - Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutoranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB e membro do NPDSM - Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sociomoral, no qual vem realizando pesquisas sobre desenvolvimento moral e comportamento social.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-475-5
Páginas: 204
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 1 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Formas de Pagamento