A política educacional, nas últimas décadas, e os programas dela decorrentes têm suscitado uma série de reflexões, por parte dos estudiosos da área, que vêm procurando explicitar as lacunas que ainda permanecem nesse campo e sinalizar as possibilidades de seu aperfeiçoamento. Os artigos sistematizados, nesta coletânea, situam-se nesse cenário e representam uma contribuição que a Linha de Pesquisa Política e Práxis da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Centro de Educação, traz a público com o objetivo de fomentar, entre os seus pares, o debate circunstanciado do tema das políticas educacionais, alem de oferecer subsídios aos formuladores e executores dessas políticas. Ressalta-se que as ideias apresentadas neste livro resultam de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores e são relevantes para se pensar um projeto educativo como política de Estado, capaz de superar a dívida histórica que o poder público tem com a sociedade brasileira. Tem-se clareza de que as análises aqui formuladas não esgotam as possibilidades interpretativas que essa temática, pela sua complexidade, apresenta, contudo as ideias sistematizadas na obra deixam uma excelente contribuição para trazer, à tona, as permanentes tensões e contradições que permeiam a elaboração e a implementação da política educacional.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Antônio Cabral Neto - Graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador com ampla produção na área de política educacional. Foi Pró-Reitor de Graduação da UFRN e Vice-Presidente da Anped.
Magna França - Graduação em Pedagogia pela Universidade do Distrito Federal, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora Associada do Centro de Educação e do PPGEd/UFRN. Membro do Conselho Estadual de Educação do RN. Membro da Diretoria da Anpae. Pesquisadora na área de políticas educacionais - gestão e financiamento da educação.
SOBRE OS AUTORES:
Alda Maria Duarte Araújo Castro - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora Associada do Centro de Educação e do PGEd/UFRN. Pesquisadora na área de políticas educacionais - formação de professores e ensino superior. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação/UFRN.
Andréa Barbosa Gouveia - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Pesquisa a área de políticas educacionais com foco no financiamento da educação e remuneração docente. Coordenou o Grupo de Trabalho Estado e Educação da Anped (2010-2012) e atualmente é vice-presidente da Anped (2013-2015).
Antonio Lisboa Leitão de Souza - Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio na Université Paris 8. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Nas entidades acadêmicas, foi coordenador do GT5 - Estado e Política Educacional da Anped e Diretor de Formação e Desenvolvimento da ANPAE.
Dante Henrique Moura - Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação pela Universidade de Complutense de Madri/Espanha. Professor do Campus Natal Central do IFRN. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.
Fádyla Késsia Rocha de Araújo - Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Profª. de educação básica da rede municipal de ensino da Prefeitura de Parnamirim/RN. Pesquisa na área de politicas educacionais - gestão e financiamento da educação.
Gercina Dalva - Graduação em Pedagogia, Especialista em Gestão e Organização Escolar Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Profª. de educação básica da rede Estadual de ensino da Secretaria Estadual de Educação/RN. Pesquisa na área de politicas educacionais - gestão democrática e formação de gestores escolares a distância.
José Moisés Nunes da Silva - Graduação em Matemática, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Prof. do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Pesquisa na área de políticas educacionais, especificamente, o PROEJA.
Larissa Fernanda dos Santos Oliveira - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Gestão e Organização Escolar, pela Universidade Potiguar. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente em Educação Profissional, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Pesquisa na área de políticas e gestão educacional.
Luciane Terra dos Santos Garcia - Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Centro de Educação e do PPGEd da UFRN. Pesquisa na área de políticas e gestão educacional.
Magnus José Barros Gonzaga - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Mestre em Ciências Sociais pela UFRN e Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor e coordenador pedagógico da Rede Municipal de Natal e professor substituto do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do CE/UFRN. Professor do Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.
Maria Aparecida de Queiroz - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP/São Paulo e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFRN. Realiza estudos sobre: educação do campo, políticas de educação para a juventude, gestão e planejamento da educação.
Maria das Graças Baracho - Graduação em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Profª. do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Pesquisa na área de políticas educacionais, especificamente, o PROEJA desenvolvido no IFRN.
Maria Goretti Cabral Barbalho - Graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Estagio Doutoral na Universidade de Coimbra. Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, do CE/UFRN. Pesquisadora na área de políticas educacionais com ênfase em educação superior.
Maria Luísa Machado Cerdeira - Graduação em Economia. Mestre em Educação. Doutorado em Ciências da Educação. Profª. Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Presidente do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa - FORGES (2011 a 2015). Pesquisa na área políticas de gestão e financiamento do ensino superior.
Sueldes de Araújo - Graduado em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Pesquisador na área de Políticas e gestão educacional, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância.