Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Políticas de Financiamento da Educação Superior Num Contexto de Crise

(Organização: Nelson Cardoso Amaral e Vera Lúcia Jacob Chaves)

 

• Nelson Cardoso Amaral
• Vera Lúcia Jacob Chaves

 

A coletânea Políticas de Financiamento da Educação Superior Num Contexto de Crise, apresenta resultados da pesquisa realizada por investigadores de universidades do Brasil que integram a Rede Universitas/Br e participam do Observatório da Educação “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil” financiado pelo Obeduc/Capes e pelo CNPq.

Os doze textos que integram essa coletânea apresentam análises sobre as políticas de financiamento da educação superior adotadas no país tendo como foco tanto as universidades públicas federais e estaduais como o financiamento das IES privado-mercantis, em especial, as que possuem ações no mercado financeiro. Temas como Fies, ProUni, expansão e financiamento da pós-graduação lato e stricto sensu; as repercussões dessas políticas sobre o trabalho do docente que atua na pós-graduação foram analisadas por diferentes autores que integram a pesquisa desenvolvida em rede tanto no Brasil como em Portugal.

Nossa expectativa é que a leitura dos textos que integram a coletânea possa subsidiar novos estudos e pesquisas que propiciem o aprofundamento das discussões sobre como a manutenção da política de ajuste fiscal e, em especial, como a criação de um novo regime fiscal no país que visa assegurar o pagamento da dívida pública, afetará de forma profunda a manutenção das universidades públicas no país nos próximos 20 anos.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Nelson Cardoso Amaral - Possui Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. É professor Associado II, aposentado, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia, gestão, financiamento e avaliação institucional. É pesquisador da rede Universitas, participando do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’. E-mail: nelsoncardosoamaral@gmail.com

Vera Lúcia Jacob Chaves - Graduada em Ciências Sociais e em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1977 e 1989), com Mestrado em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1996); Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005); Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2011) e Pós-Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2011). Professora Associada 4 da Universidade Federal do Pará-UFPA. É Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior - GEPES/UFPA. Integra a rede de pesquisadores Universitas/Br participando do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’. É bolsista produtividade do CNPq. E-mail: veraluciajacob@gmail.com

SOBRE OS AUTORES:

André Rodrigues Guimarâes - Doutor em Educação (UFPA). Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIFAP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE). Integra a Rede Universitas/Br. Tem pesquisa em políticas educacionais, foco na educação superior: expansão, financiamento e trabalho docente. Coordena pesquisa financiada pelo CNPq. Pesquisador da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’. E-mail: andre_unifap@yahoo.com.br

Belmiro Gil Cabrito - Possui graduação em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Econômicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa e em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, com Mestrado em Educação PELA Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Lisboa e Doutorado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Lisboa. É professor Associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desenvolve pesquisas sobre financiamento da educação superior em Portugal.
E-mail: b.cabrito@ie.ulisboa.pt

Cristina Helena Almeida de Carvalho - Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos, mestre e doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas.  Pós-doutoramento no Institute of Education (IOE) na University College London (UCL) com financiamento da Capes.  Professora Adjunto III do Departamento de Planejamento e Administração (PAD) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Membro da Rede Universitas/BR e do Projeto OBEDUC. E-mail: cristinahelenaa@yahoo.com.br

Deise Mancebo - Possui Doutorado em Educação(História e Filosofia da Educação) pela Pontif[ícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (trabalho docente na educação superior) e coordena o Observatório da Educação (CAPES) sobre Expansão da Educação Superior no Brasil. É pesquisadora da Rede Universitas/Br e pesquisadora produtividade do CNPq. E-mail: deise.mancebo@gmail.com

Elenilda Alves Teixeira - Especialista em Educação Ambiental (SENAC/AP). Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UNIFAP), sendo bolsista monitoria da disciplina Política e Legislação Educacional. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais. Participa da Rede Universitas/Br, e do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’. E-mail: elenilda.at@gmail.com

Fabíola Bouth Grello Kato - Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos na linha de Estado, Política e Formação Humana, com pós-doutorado em Educação pela UFPA. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) na linha de pesquisa de Políticas Públicas Educacionais. Pesquisadora da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’.
E-mail: fabiola_kato@ hotmail.com

João dos Reis Silva Junior - Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Unicamp (1999-2000), Pós-doutorado em Economia USP e University of London, Livre-Docente em Educação pela USP, professor titular na UFSCar, pesquisador convidado - Mercer University (GA-US) e Arizona State University (2014-2015), onde mantém pesquisa em andamento. É coordenador do Observatório Nacional de Expansão da Educação Superior no Brasil, pesquisador da Rede Universitas/Br, pesquisador convidado - Mercer University (GA-US) e bolsista produtividade do CNPq.
E-mail: joaodosreissilvajr@gmail.com

João Ribeiro dos Santos Filho - Doutor e Mestre em Educação - Políticas Públicas Educacionais (UFPA). Licenciado em Matemática (UEMA). Bacharel em Direito (Estácio/FAP). Tecnólogo em Gestão Pública (IFPA). Exerce o cargo efetivo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União e desenvolve pesquisas sobre políticas de financiamento da educação superior e orçamento público. Pesquisador da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’. E-mail: jonhpb@yahoo.com.br

Júlia Milena da Paixão Oliveira - Especialista em Política Educacional (UNIFAP). Licenciada em Pedagogia (UEAP). Foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/UEAP). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no IFAP. Participa da Rede Universitas/Br e do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’. E-mail: juliaoliveira901@gmail.com

Luciana Rodrigues Ferreira - Doutora em Educação, linha de Estado, Política e Formação Humana, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação, na linha de Políticas Públicas Educacionais, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Pará. Pesquisadora vinculada a três Grupos de Pesquisa orientados para o estudo da Economia Política da Educação, da Educação Superior e do Desenvolvimento Local e Gestão Social. Seu trabalho integra a Rede Nacional de Pesquisadores “Universitas/BR” desde 2007. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA). Servidora da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), desenvolve atividades orientadas para a Administração Pública e Projetos de Formação. E-mail: lucianarofer@gmail.com

Luisa Cerdeira - Professora Auxiliar do Instituto de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Economia pelo Instituto de Economia e Gestão, possuindo Mestrado em Economia pela Universidade de Évora e Doutoramento no ramo de Ciências da Educação. Dirigiu vários serviços na área do ensino superior, nomeadamente Pro-Reitora da Universidade de Lisboa (2011-2013); Administradora da Universidade  (2010-2010); Serviços de Recursos na Direcção-Geral do Ensino Superior; Núcleo de Recursos Humanos Físicos e Financeiros, do Departamento de Ensino Superior; Coordenação Executiva das Medidas 4 e 5 do Prodep II para o Ensino Superior; Adjunta do Director-Geral do Ensino Superior; Interessada pelas questões da Economia da Educação, designadamente pelas vertentes administrativa e financeira do Ensino Superior em Portugal e pela “partilha de custos” do respectivo financiamento. Atualmente é Presidente da FORGES. E-mail: luisa.cerdeira @ ie.ul.pt

Luiz Fernado Reis - Graduação em Ciências Contábeis (1989) e Pedagogia (1992) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Professor Adjunto do Colegiado de Enfermagem, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES (Unioeste/Cnpq) e da Rede Universitas/Br. Participa do Observatório da Educação sobre a Expansão da Educação Superior no Brasil e desenvolve atividades de pesquisa relacionadas ao subprojeto Políticas de Financiamento da Educação Superior no Brasil. E-mail: reisluizfernando@gmail.com

Maria Rosimary Soares dos Santos - Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais; Doutora em Educação pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (2007); Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996); Graduada em Ciências Sociais também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidad Nacional de San Martim - Argentina e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pesquisadora da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’. E-mail: m.rosimary@gmail.com

Renata Ramos da Silva Carvalho - Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2013). Especialização em Docência Universitária pela Faculdade Estácio de Sá (2009). Graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2003). Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás no curso de Graduação em Pedagogia do Campus Inhumas. Pesquisadora da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’.
E-mail: renataramosprof@yahoo.com.br

Rosimé da Conceição Meguins - Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas FGV-RJ com creditação de disciplinas cursadas na University of Pittsburgh (Pennsylvania USA). Professora Associada 4 da Universidade Federal do Pará. Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Investiga sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento, inclusão e exclusão, sob enfoque da Teoria Sócio Cultural e subjetividade com aporte na Teoria Crítica e Psicanálise. Coordena o Grupo e Pesquisa PERSON - Psicologia, Educação e Relação Subjetividade e Objetividade na Amazônia da Universidade Federal do Pará. É pesquisadora da rede Universitas/Br, participando do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’. E-mail: rosimeguins@uol.com.br

Valéria Silva de Moraes Novais - Doutoranda em Educação pela UFPA, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Superior - GEPES/UFPA, desenvolvendo pesquisas sobre Expansão e financiamento da educação superior e do Grupo de Estudos e Pesquisa Marxismo, Trabalho e Política Educacional (GEMTE/UNIFAP). Pesquisadora da Rede Universitas/Br, participando do OBEDUC “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil’’. E-mail: valmoraes25@gmail.com, valeria.ueap@yahoo.com.br

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-480-9
Páginas: 340
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Formas de Pagamento