Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Novas Perspectivas em Análise Visual - Do Texto ao Contexto

(Organização: Danielle Barbosa Lins de Almeida)

 

• Danielle Barbosa Lins de Almeida

 

De modo ainda mais ousado e criativo do que já houvera sido na organização da primeira publicação no Brasil sobre multimodalidade e Gramática do Design Visual (Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog), Danielle Almeida vai um passo além e apresenta estas Novas perspectivas em análise visual: do texto ao contexto, coletânea com as últimas tendências teóricas, metodológicas e analíticas da verbovisualidade, apresentando ao leitor como texto e imagem podem ser analisados em diferentes configurações textuais a partir dos contextos em que são produzidos. Desta feita, além de pesquisadores brasileiros de diferentes centros de pesquisa do país, participam da obra pesquisa-dores estrangeiros de grande representatividade no campo dos estudos multimodais, como Louise Ravelli, Elisabetta Adami e Dominique Manghi, além de uma entrevista com Theo van Leeuwen, um dos idealizadores da Gramática do Design Visual e expoente nos estudos multimodais, confirmando como as pesquisas brasileiras caminham pari passu com o que há de mais avançado no campo da multimodalidade no mundo. Uma contribuição mais do que bem-vinda aos estudiosos e interessados em multimodalidade e análise visual.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Danielle Barbosa Lins de Almeida é pós-doutora pela Universidad de Buenos Aires (UBA) e doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como professora no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) e na Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba. Seus interesses acadêmicos atuais estão centrados na inter-relação entre multimodalidade e infância, através do discurso dos brinquedos contemporâneos e da conexão entre as novas tecnologias de mídia e a cultura do brincar, a partir de uma perspectiva tanto linguística quanto sócio-cultural. Coordena o projeto de produtividade em pesquisa (CNPq) intitulado Brinquedos em Foco (Toys on Focus), sobre a linguagem dos anúncios de brinquedos, inserido no Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade (GPSM).

SOBRE OS AUTORES:

Antonia Dilamar de Araújo é pós-doutora em Educação pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB) e doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como professora Titular em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de língua inglesa, escrita acadêmica e gêneros textuais. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa LEV - Leitura e escrita: Do verbal ao Visual, cadastrado no diretório do CNPq. Coordena a equipe editorial e membro do conselho editorial da Revista Linguagem em Foco do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada/UECE. Seus interesses de pesquisa são principalmente: ensino de línguas estrangeiras, análise de gênero textuais/discursivos, avaliação de materiais didáticos impressos e online e semiótica social /multimodalidade.

Cláudio Márcio do Carmo é graduado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (1999), mestre em Linguística (2001) e doutor em Linguística Aplicada (2005), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Universidade Federal de São João del-Rei, atua na graduação e no Programa de Mestrado em Letras. Cursou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade de São Paulo, pesquisando a questão antropológica que subjaz à Linguística Sistêmico-Funcional e às teorias de base sistêmica. Seus interesses principais são a relação entre cultura e produção de sentido, Linguística Sistêmico-Funcional, Semiótica Social, Multimodalidade e Análise (Crítica) do Discurso.

Dominique Manghi H. tem licenciatura em Educação e doutorado em Linguística pela Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Sua tese de doutorado relaciona multimodalidade e intersemiose no discurso pedagógico. Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da mesma universidade. Desenvolve a sua investigação na área da linguística de ensino, a partir da perspectiva da semiótica social, linguística sistêmico-funcional, multimodalidade e educação para todos. É responsável pelo projeto Fondecyt pesquisadores de alfabetização e mediação semiótica na sala de aula em uma escola pública de Viña del Mar.

Elisabetta Adami é Professora de Comunicação Multimodal no Departamento de Línguas, Culturas e Sociedades da Universidade de Leeds. Sua pesquisa concentra-se na produção de texto, linguagem e representação multimodal e comunicação em ambientes digitais. Seu trabalho atual é destinado a desenvolver teorias e métodos para a análise multimodal de produção de sinais interculturais. Suas publicações recentes incluem trabalhos sobre blogs e interatividade web, vídeo-interação no YouTube, multimodalidade e ambientes de aprendizagem formais e informais, dispositivos móveis e práticas comunicativas relacionadas, e na multimodalidade dos meios de comunicação social.

Fábio Alexandre Silva Bezerra é professor adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba. É doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada (Universidade Federal de Santa Catarina) e PhD em Linguística (University of Sydney). É vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade (UFPB/CNPq). Desenvolve pesquisas com foco na Análise Crítica do Discurso, na Multimodalidade, na Linguística Sistêmico-Funcional e em Estudos Culturais e de Gênero. Entre seus interesses de pesquisa, destacam-se as representações de identidades (profissionais), de discursos (de sala de aula) e de relações de poder na mídia.

Flaviane Carvalho é jornalista, mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa, onde também já lecionou e ministrou várias conferências. É pesquisadora da linha de investigação Linguagem, Cultura e Sociedade, do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL) e membro do conselho editorial da Revista Discursos Contemporâneos em Estudo (UnB). Atua e possui publicações nas áreas de Mídia, Multimodalidade, Semiótica Social, Análise Crítica do Discurso e Educação Corporativa. Trabalhou como Analista de Treinamento do Grupo UOL Educação, foi professora do SENAC-MG e da Universidade Federal de Alfenas. Atualmente é professora do Centro Universitário do Sul de Minas.

Francisco Roberto da Silva Santos é mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011), durante a qual foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, tendo defendido a dissertação “Multimodalidade e produção de sentidos no editorial de revista”. Atua como professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande de Norte, Campus de Pau dos Ferros/RN. Desenvolve trabalhos na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Multimodalidade Discursiva, Semiótica Social e Gêneros Textuais, principalmente nos seguintes temas: multimodalidade no gênero editorial, sintaxe visual, análise tri-metafuncional de textos.

Louise J. Ravelli é professora Associada de Comunicação e Jornalismo na Escola de Artes e Mídia na Universidade de New South Wales, na Austrália. Seu interesse de pesquisa volta-se para a comunicação em contextos profissionais usando abordagens em semiótica social, incluindo a Linguística Sistêmico-Funcional e a Análise do Discurso Multimodal. Suas principais áreas de atuação incluem a comunicação de museus e alfabetização acadêmica. Seus últimos trabalhos incluem Multimodality in the Built Environment: Spatial Discourse Analysis (2016, com Robert McMurtrie), Museum Texts: Communication Frameworks (2006) e Analysing Academic Writing (2004, com Robert A. Ellis).

Maria Medianeira de Souza é professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (2010), da Graduação e Pós-Graduação em Letras. Pesquisadora em Linguística, atuando principalmente em descrição do Português, com base nos estudos sistêmico-funcionais da linguagem. Ex-editora da Revista Ao Pé da Letra; Membro do Grupo SAL/Brasil; do NIG/UFPE; do GPET/UERN; e do ELU/UFRPE. Coautora do Livro Transitividade e seus contextos de uso, com Maria Angélica Furtado da Cunha (2011, 2ª ed.). Autora de capítulos e artigos em Linguística sistêmico-funcional. E-mail: medianeirasouza@yahoo.com.br

Theo van Leeuwen é Professor Decano da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, na Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS). Antes de tornar-se um acadêmico, van Leeuwen trabalhou como produtor de cinema e televisão, roteirista e diretor em seu país, Holanda, e é um dos principais teóricos no campo da semiótica social, tendo escrito inúmeros livros e artigos sobre análise do discurso, comunicação visual e multimodalidade. Seu livro mais recente é The Language of Colour (Routledge, 2011) bem como a terceira edição do Reading Images - The Grammar of Visual Design Visual (2013), em coautoria com Gunther Kress. Van Leeuwen é editor da revista Visual Communication.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-444-1
Páginas: 160
Formato: 16 x 23
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Formas de Pagamento