O visível e invisível da imagem apresenta uma análise da imagem sob o olhar peculiar da Análise do Discurso, mostrando-a como uma materialidade passível de jogo, de desvios e mesmo de equívoco. O que há na imagem que a faz perturbar os sentidos? Dar rumos tão distintos a cada leitura? O leitor pode ser considerado autor do texto que lê? Como se produz o efeito de unidade na textualidade do significante visual? Essas são algumas questões contem-pladas nesta obra. A investigação centrou-se no funcionamento do processo discursivo de interpretação de livros de imagens a partir de atividades de leitura e de escrita realizadas em sala de aula.
A noção de autoria é revisitada e implica no conceito de texto, o que permite prever o efeito de abertura ao lado do de fechamento como possibilidades de organização da dispersão discursiva. Conceitos como o de puctum, ponto cego e olhar voyeur ajudam a compreender o que ocorre com o sujeito que suspende seu gesto de interpretação ao ler/ver imagens. O percurso teórico fazendo a costura com outros campos das ciências humanas possibilita distinguir os processos discursivos de ler, interpretar, compreender, ver e olhar. Dessa forma, essa obra contribui para o estudo da imagem enquanto materia-lidade discursiva, assinalando suas especificidades e vai além ao refletir sobre o ensino de leitura e escrita e ao incitar novas formas de significação como práticas sociais de materialização do discurso.
SOBRE A AUTORA:
Carolina Fernandes é doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Licenciada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Santa Maria, atua como professora adjunta na Universidade Federal do Pampa e como pesquisadora no campo da Análise do Discurso. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Pêcheutianos que reúne membros de diferentes instituições de ensino superior, e membro dos grupos de Pesquisa Oficinas de AD: conceitos em movimento (UFRGS) e Linguagem e Currículo (Unipampa). Como orientadora de estágio curricular e do Programa de Mestrado Profissional no Ensino de Línguas tem desenvolvido pesquisas em torno da relação entre a Análise do Discurso e o Ensino com artigos publicados em períodos e livros de temáticas variadas envolvendo a reflexão sobre o ensino de leitura, de escrita e da análise do discurso em imagem.