Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
O Visível e o Invisível da Imagem

- Uma Análise Discursiva da Leitura e da Escrita de Livros de Imagens

 

• Carolina Fernandes

 

O visível e invisível da imagem apresenta uma análise da imagem sob o olhar peculiar da Análise do Discurso, mostrando-a como uma materialidade passível de jogo, de desvios e mesmo de equívoco. O que há na imagem que a faz perturbar os sentidos? Dar rumos tão distintos a cada leitura? O leitor pode ser considerado autor do texto que lê? Como se produz o efeito de unidade na textualidade do significante visual? Essas são algumas questões contem-pladas nesta obra. A investigação centrou-se no funcionamento do processo discursivo de interpretação de livros de imagens a partir de atividades de leitura e de escrita realizadas em sala de aula.

A noção de autoria é revisitada e implica no conceito de texto, o que permite prever o efeito de abertura ao lado do de fechamento como possibilidades de organização da dispersão discursiva. Conceitos como o de puctum, ponto cego e olhar voyeur ajudam a compreender o que ocorre com o sujeito que suspende seu gesto de interpretação ao ler/ver imagens. O percurso teórico fazendo a costura com outros campos das ciências humanas possibilita distinguir os processos discursivos de ler, interpretar, compreender, ver e olhar. Dessa forma, essa obra contribui para o estudo da imagem enquanto materia-lidade discursiva, assinalando suas especificidades e vai além ao refletir sobre o ensino de leitura e escrita e ao incitar novas formas de significação como práticas sociais de materialização do discurso.

SOBRE A AUTORA:

Carolina Fernandes é doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Licenciada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Santa Maria, atua como professora adjunta na Universidade Federal do Pampa e como pesquisadora no campo da Análise do Discurso. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Pêcheutianos que reúne membros de diferentes instituições de ensino superior, e membro dos grupos de Pesquisa Oficinas de AD: conceitos em movimento (UFRGS) e Linguagem e Currículo (Unipampa). Como orientadora de estágio curricular e do Programa de Mestrado Profissional no Ensino de Línguas tem desenvolvido pesquisas em torno da relação entre a Análise do Discurso e o Ensino com artigos publicados em períodos e livros de temáticas variadas envolvendo a reflexão sobre o ensino de leitura, de escrita e da análise do discurso em imagem.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-500-4
Páginas: 276
Formato: 16 x 23
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2017
 
 
Formas de Pagamento