O legado do Patrono da Educação Brasileira vem sendo, sistematicamente, atacado por discursos fundamentalistas, retrógrados e moralistas. Discursos que afrontam não apenas a figura deste renomado educador, reconhecido mundialmente pela sua contribuição na educação, mas afrontam, sobretudo, a concepção daqueles que, num país democrático, mas ainda tão desigual, defendem o direito a educação de todas e todos, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Neste sentido, a reverência a Paulo Freire é um ato político de defesa de uma concepção de educação que, sendo direito, deve também ser capaz de ser transformadora.
O compromisso ético-político deste autor com a Educação, por sua formação humanista e a influência marxista que o encontrou como andarilho, o fez ao longo de sua trajetória acadêmica ser porta-voz de várias críticas ao sistema capitalista e à escola por ele produzida, mas sem descuidar da esperança. Uma esperança expressa nas experiências que viveu na educação de adultos no mundo, nas proposições e caminhos possíveis que suas obras trazem como indicativo para a mudança da realidade da educação e da sociedade. Este é o esforço que se vê representado neste livro e que revela a coerência dos seus autores com o referencial teórico e metodológico que embasou as pesquisas da qual ele é fruto. (Maria M. Machado)
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Erlando da Silva Rêses é doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). É professor da Faculdade de Educação (FE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB (PPGE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (ConsciênciaA) da FE/UnB. Coordenador de Programas de Extensão de Acesso à Educação Superior e membro do GTPA - Fórum EJA/DF. E-mail: erlando@unb.br
Márcia Castilho de Sales é professora aposentada da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da UnB. Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade de Poitiers - FR, Especialista em Tecnologia Educativa pela Universidade Técnica de Lisboa - PT e em Formação de Professores para início de escolarização pela Universidade de Brasília. Atualmente desenvolve formação pedagógica para professores do Instituto Federal de Brasília. E-mail: mcastilhosales@gmail.com
Maria Luiza Pinho Pereira é mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1988), professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, pesquisadora dos Grupos CNPq Lattes: 1) Aprendizagem, Tecnologias e Educação a Distância (Atead); 2) Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação (Consciência); 3) Transiarte - Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Coordenadora do Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil (2005-2012) e membro-fundadora do GTPA/Fórum EJA/DF, desde 1989. E-mail: mlpp1242@gmail.com
SOBRE OS AUTORES:
Adriele dos Santos Rodrigues Siman é graduanda em Pedagogia/UFES. Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa do Observatório da Educação (Obeduc/Capes-INEP). E-mail: adrielesiman@yahoo.com.br
Ana Gisele Ferreira é estudante de Iniciação Científica bolsista Obeduc/Capes. integrante do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do ES. graduanda do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFES.
Ana Ligia Oliveira Teixeira é mestranda em Educação Matemática. Professora de Matemática do Ifes campus Vitória. Membro do Núcleo I da rede de pesquisa PPG/UFES do Observatório da Educação - Obeduc/Capes - INEP - UFG/UnB/UFES. E-mail: analigia@ifes.edu.br
Ariadiny Cândido Morais é Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás em 2011/2, bolsista de iniciação científica (Pibic 2009 a 2011). Pesquisadora Obeduc de 2013 a 2015, Mestre em Educação também pela Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás em 2015 na temática da Educação de Jovens e Adultos, Psicopedagoga pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura em 2016. Professora concursada da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia a partir de 2014.
Bruno Henrique Jardim é graduando em Estatística/UFES. Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa do Observatório da Educação (Obeduc/Capes - INEP). E-mail: brunoh_j@hotmail.com
Carlos Fabian de Carvalho é mestre em Educação pela UFMG. Licenciado em História (UFES). Professor da Rede Municipal de Ensino de Vitória. Membro e professor bolsista do Núcleo 1 do Obeduc/Capes - INEP - UFG/UnB e do NEJA/CE/UFES. Coordenador do Fórum EJA/ES. E-mail: carlosfabian@ig.com.br
Cathya Miguel é Pedagoga formada pelo Centro de Educação da Universidade Federal do ES, bolsista CAPES-OBEDUC.
Celina Suguri Motoki é pesquisadora voluntária da rede de pesquisa UFG/UFES/UnB Obeduc/Capes. Integrante do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Espírito Santo. Pedagoga formada pelo Centro de Educação da UFES.
Cláudia Borges Costa é professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia-GO, graduada em História pelo Centro Universitário de Brasília, Mestre em Educação pela PUC-GO e Doutora em Educação pela UnB. Atua no Fórum Goiano de EJA. Faz parte da equipe que compõe o Centro Memória Viva da Universidade Federal de Goiás/UFG em pesquisas do Subprojeto: Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia: história e memória. E-mail: cbc2111@gmail.com
Dorisdei Vieira Rodrigues é professora da SEDF atua na Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga. Bolsista professor de educação básica da rede de pesquisa do Obeduc/Capes. Licenciada em Artes Visuais e Artes Cênicas (UnB). Especialista em arte e tecnologia, coordenação pedagógica e psicopedagogia. Mestre e Doutora em Educação (UnB). E-mail: dorysdey@gmail.com
Edna Castro de Oliveira é doutora em Educação Brasileira pela UFF. Professora associada do CE da UFES. Integra a linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do PPGE/CE/UFES. Coordena o NEJA e o Núcleo 1 do Obeduc/Capes - INEP-UFG/UnB. E-mail: oliveiraedna@yahoo.com.br
Edna Graça Scopel é formada em Pedagogia, mestre em Educação e doutoranda na linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do PPGE/UFES. Servidora do Ifes campus Vitória, como pedagoga do Proeja. Membro do Núcleo I da rede de pesquisa PPG/UFES do Observatório da Educação - Obeduc/Capes - INEP-UFG/UnB/UFES. E-mail: egscopel@yahoo.com.br
Elizangela Ribeiro Fraga é doutoranda em Educação do PPGE/CE/UFES. Bolsista da Capes. Membro do Grupo de Pesquisa do Observatório da Educação (Obeduc/Capes-INEP). E-mail: elizangela_fraga@yahoo.com.br
Flavya Herzog Adamkosky Botti é mestranda em Educação do PPGE/CE/UFES. Membro do Grupo de Pesquisa do Observatório da Educação (Obeduc/Capes-INEP). E-mail: flavyaherzog@yahoo.com.br
Germano Augusto Caracol Costa é professor de Filosofia no CECAN/DF. Mestre em Educação. Membro do grupo de pesquisa OBEDUC-PROEJA Transiarte. E-mail: prof.germanocosta@gmail.com
Henrique José Alves Rodrigues é doutorando do Programa de Pós-graduação de Educação da Universidade Federal do ES; bolsista Obeduc/Capes. Integrante do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da UFES. Professor da rede municipal de Vitória - ES. E-mail: hjarodrigues@gmail.com
Isabela Dantas é aluna do curso de Letras, do Instituto Federal do Espírito Santo campus Vitória. Aluna de Iniciação Científica e Membro do Núcleo I da rede de pesquisa PPG/UFES do Observatório da Educação - Obeduc/Capes - INEP - UFG/UnB/UFES. E-mail: dantas.isa@hotmail.com
Jacqueline Maria Barbosa Vitorette é professora do Instituto Federal de Goiás/câmpus Goiânia. Graduada em Química pela UFG. Mestre em Tecnologia área Educação Tecnológica pelo antigo CEFET-PR atualmente a Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, Doutora em Educação pelo PPGE da Faculdade de Educação da UFG. Coordenadora do projeto de pesquisa: A EJA integrada a Educação Profissional. Pesquisadora CAPES/OBEDUC. E-mail: vitorettejac@gmail.com
Julieta Borges Lemes Sobral é doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora em educação de jovens, adultos, idosos, na perspectiva histórico cultural, do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Históricos Culturais/Genpex/Faculdade de Educação/Universidade de Brasília. Autora do livro: O Itinerário formativo do Proeja Transiarte de Ceilândia, DF. Autores Associados, Campinas, 2013. Fundamenta-se na metodologia da pesquisa-ação de base marxista. E-mail: jujucampanha@gmail.com
Karla R. de Assis Cezarino possui graduação em Língua e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Technology Education - Tecnologia Educacional - West Virginia University e doutorado em Educação - West Virginia University. É professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo I da rede de pesquisa PPG/UFES do Observatório da Educação - Obeduc/Capes - INEP - UFG/UnB/UFES. Coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Ufes e coordena o subprojeto de Letras - Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
E-mail: kakaher@yahoo.com.br
Lucio França Teles é professor Doutor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Área de especialização na aprendizagem colaborativa. Coordenador do grupo de pesquisa OBEDUC-PROEJA Transiarte. E-mail: teleslucio@gmail.com
Marcelo Lima é doutor em Educação pela UFF, Professor Adjunto II do DEPS-CE-UFES. Membro do PPGE-UFES, do Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho - NET e do OBEDUC-CAPES. E-mail: marcelo.lima@ufes.br
Mad´ Ana Desirée Ribeiro de Castro é graduada em História pela PUC-GO, fez mestrado e doutorado na área de educação, na Faculdade de Educação da UFG. Atualmente é professora efetiva do IFG/Câmpus Goiânia. Desenvolve projetos de pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica, Educação de Jovens e Adultos, formação de professores e formação integrada. É líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (Nupeeft) e pesquisadora voluntária do projeto Capes/Obeduc/UFG/IFG.
Maria Aldina Gomes da Silva Francisco é mestre em Educação e graduada em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), graduada em pedagogia pelo IESA. Coordenadora pedagógica da Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC BRASIL) e professora da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Atuou como assistente de pesquisa no Centro Memória Viva da UFG-FE - na linha de Educação e Movimentos Sociais, em Educação de Jovens e Adultos. Email: dinagsf80@gmail.com
Maria Emília Castro Rodrigues é graduada em Pedagogia (1986), mestrado (2000) e doutorado em educação (2008) pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Professora da graduação em Pedagogia (Didática, Estágio e EJA, Educação Popular) e pós-graduação da UFG, coordenadora da Rede de Pesquisa do Programa Observatório da Educação (Obeduc) que envolve a participação dos Programas de Pós- Graduação (PPGs) da UFG, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Brasília (UnB) no desenvolvimento do Projeto de Pesquisa: “Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais,” e do subprojeto: Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia: história e memória, vinculado ao Centro Memória Viva: Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro-Oeste. E-mail: me.castrorodrigues@gmail.com
Maria José de Resende Ferreira é graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (1990). Especialista em História do Brasil (PUC/MG). Mestre em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para a Educação Técnica e Profissional Hector A. Pineda Zaldivar. Havana/ Cuba, revalidado pela UFG (2003). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da UFES. Professora efetiva do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo. Integra a rede de Pesquisa Observatório da Educação (UFES/UnB/UFG - Capes - INEP) e o Grupo de Pesquisa do Programa Mulheres Mil (Setec/Brasil/Canadá).
E-mail: majoresende@yahoo.com.br
Maria Margarida Machado é Graduada em História, especialista em políticas públicas, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Educação e bolsista do CNPq. Atua em pesquisas nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, formação de professores, políticas educacionais e política de educação em Goiás.
Miguel Vinicius Teixeira da Silva é licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), Mestre em Educação - PPGE/UFES (2016). Integrante do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da UFES. E-mail: miguelitocso@gmail.com
Miriam Fábia Alves é doutora em Educação pela UFMG. Professora da área de Políticas Educacionais da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFG. E-mail: miriamfabia@gmail.com
Reginaldo Flexa Nunes é bolsista do Obeduc/Capes, Vitória, professor do PROEJA do IFES Campus Vitória e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFES. E-mail: rfnunesvix@yahoo.com.br
Reinouds Lima Silva é professor de História da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica desde 2007. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em História Regional, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Pública e doutorando do PPGE/UnB. Professor orientador de projetos de iniciação científica nas áreas de História, Memória e Patrimônio Histórico. Dedica-se a pesquisas sobre Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas em Educação. E-mail: reinouds.silva@gmail.com
Renato Hilário dos Reis é doutor em Educação pela Universidade de Campinas. Pesquisador em educação de jovens, adultos, idosos, do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais- GENPEX/Faculdade de Educação/Universidade de Brasília. Autor do livro: A Constituição do Ser Humano: amor, poder, saber na educação/alfabetização de jovens e adultos. Autores Associados, Campinas, 2011. Fundamenta-se na metodologia da pesquisa-ação de base marxista. Atualmente é Professor Colaborador da Universidade de Brasília. E-mail: hilarioreis@uol.com.br
Rodrigo Borges de Andrade é mestre em Geografia Humana. Professor do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos.
Selena Carvalho Martins possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003) e graduação em Gastronomia pela Faculdade Cambury de Goiânia (2008). Com pós-graduação em Direito Público pela FESUV (2005). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Gastronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gastronomia, cultura, tradição alimentar e cozinha. Atualmente é professora da área técnica do curso de Técnico em Cozinha Integrado na modalidade EJA.
E-mail: selena.martins@yahoo.com.br
Tatiana de Santana Vieira é doutoranda e mestra em Educação pela UFES. Licenciada em História (UFES). Professora da rede estadual de Ensino (SEDU/ES). Membro do Núcleo 1 do Obeduc/Capes - INEP-UFG/UnB e do NEJA/CE/UFES.
E-mail: tattisantana@yahoo.com.br
Tatiana S. Machado de Oliveira é especialista em Educação Inclusiva. Licenciada em Pedagogia (UFES). Professora da Rede Municipal de Ensino de Cariacica. Membro e professora bolsista do Núcleo 1 do Obeduc/Capes - INEP-UFG/UnB e do NEJA/CE/UFES. Coordenadora do Fórum EJA/ES. E-mail: tatismoliveira@gmail.com