As políticas de educação superior sofrem influencias dos mais diversos setores, porém alguns interesses prevalecem sobre outros, dependendo principalmente daqueles que legislam. neste sentido, esta obra busca discutir estas influencias, principalmente quanto à formação de professores. para tanto, refletimos sobre algumas tendências curriculares nas alterações dos Projetos Políticos de Curso (PPC) do curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), efetuadas no período compreendido entre os anos de 2006 a 2015. Assim esta obra apresenta as materializações das legislações em um projeto pedagógico, e como aqueles que formam o formador percebem estas influencias. a pesquisa foi financiada pelo Fundo de Amparo à Pesquisa (Fape) da Unoesc, e está vinculada a Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Riepes) e ao Grupo Internacional de Estudos em Políticas de Educação Superior (Giepes). o livro é para interessados em educação, que ainda acreditam em uma formação de docentes para além da mercadorização do conhecimento e possuem esperança na construção de um mundo melhor, possível por meio da educação.
SOBRE OS AUTORES:
Maria de Lourdes Pinto de Almeida - Doutora em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Pós-doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Docente Pesquisadora do PPGE da Unoesc, SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Colaboradora do PPGEd da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) do Rio Grande do Sul, campus de Frederico Westphalen, na função de Coordenadora de Produção Cientifica. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - Rieppes, sediada na Unoesc, parceira do Giepes da Unicamp. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - Giepes, Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da região Sul - Geppes/Sul, vinculado ao Giepes Unicamp. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeros livros na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacional e internacionais. Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas educacionais. Gestão escolar. História das instituições escolares no/do Brasil. Políticas públicas de formação e profissionalização docente.
Walter Strobel Neto - Natural de Araucária/PR é Graduado em Design pela Universidade Tuiuti do Paraná, Especialista em Marketing e Design de Produto pela Universidade do Oeste de SC e Mestre em Educação, na linha Políticas Públicas e Cidadania no PPG em Educação da Universidade do Oeste de SC. Pesquisador do Geppes/Sul (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior) e da Rippes Unoesc/Unicamp. Pesquisador associado da RIESup Unicamp e do Giepes Unicamp.