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Esta obra analisa os impactos da obrigatoriedade legal da escolarização a partir dos 4 anos, na oferta e qualidade educacional na faixa etária de 4 e 5 anos num município do Norte do RS. Tendo em vista a aprovação da Lei nº 12.796 de 2013, que estabelece o prazo até 2016 para a progressiva implementação dessa obrigatoriedade nas redes de ensino, fez-se necessário investigar junto à realidade, como essa Lei está impactando na oferta de Educação Infantil no Município foco da pesquisa e em que medida essa oferta tem correspondência com a qualidade na educação. Este é um assunto de grande relevância social para a educação e para a sociedade contemporânea visto que estamos passando por um momento de mudanças nas políticas públicas educacionais. O livro traz à tona aspectos cruciais para o efetivo cumprimento da Lei nº 12.796 de 2013, garantindo assim a universalização da educação a partir dos 4 anos e levando em consideração a importância da qualidade no ensino oferecido.A busca de uma maior qualidade no ensino ofertado, traz presente os desafios que envolvem esse conceito e os fatores extrínsecos que influenciam nessa questão. O desejo é que este debate viabilize novas discussões e avanços principalmente no que se refere às políticas voltadas para a Educação Infantil, a partir do conteúdo que se apresenta e da iniciativa de contribuir com as escolas através de informação, conhecimento e busca pela efetivação dos aportes legais, visualizando as estratégias que estão sendo planejadas pelo poder municipal.
SOBRE AS AUTORAS:
Edite Maria Sudbrack - Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Atualmente realiza estágio pós-doutoral pela UFRGS. Atuou como Diretora Acadêmica (2002-2010) e como Chefe do Departamento de Ciências Humanas (2010-2014), é Coordenadora e docente do Mestrado em Educação e professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Membro do Conselho Editorial da Revista de CH, consultora AD HOC da Revista Vivências - URI, da Revista Educação da UFSM e da Revista Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá . Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior. Integra também o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas. Membro da Câmara de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI. Avaliadora de pesquisa da UFFS, líder do Grupo de Pesquisa em Educação, GPE e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior, Neppes, cadastrados no CNPq.
Emanuele Froner - Mestre (2014) pela URI - Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil, Anos Iniciais, Disciplinas Pedagógicas e Gestão Escolar (2006). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Educação Especial, Ênfase em Deficiências Múltiplas. Já atuou como professora da Sala de AEE-Atendimento Educacional Especializado. Atualmente é professora de Educação Infantil no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e atua como Psicopedagoga na Clínica de Saúde no município de Frederico Westphalen.