COMPRE AQUI
A obra reúne uma parte substancial dos trabalhos desenvolvidos na XV Jornada Corpolinguagem, no VII Encontro Outrarte e na II Jornada de Investigación: Formación de la Clínica Psicoanalítica en el Uruguay, na Facultad de Psicología da Universidad de la República (Udelar), em Montevidéu, Uruguai, fruto de uma parceria entre o Centro de Pesquisa Outrarte (IEL/Unicamp) e a referida universidade uruguaia.
O lema do evento foi: A historicidade não é o que se espera: caso, ficção e poesia em psicanálise. Imagem estilhaçada, página em branco, a “historicidade” era um assunto inexplorado nas jornadas e encontros Corpolinguagem/Encontros Outrarte anteriores. Como um collage, a convocatória se escreveu a partir de recortes, contiguidades e vizinhanças extraídos de textos de Lacan: “interrogar a história/ histeria, a poesia com a qual se faz a história”. Historicidade: abordagens, aproximações, assentimentos são construídos aos poucos, a partir de ruinas, fragmentos.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
J. Guillermo Milán-Ramos - Licenciado em Linguística FHCE-Udelar, 1995), Doutor em Linguística (IEL/ UNICAMP, 2005), professor-associado no Instituto de Psicologia Clínica da Facultad de Psicología, (Udelar). Coordenador do grupo de pesquisa: Formación de la Clínica Psicoanalítica em el Uruguay (FCPU), da Facultad de Psicología (Udelar). Membro do GT - Psicanálise, Política e Cultura/ANPEPP. Autor de Hombres de Palabra (2005), Passar pelo escrito (2007), Análise psicanalítica do discurso: perspectivas lacanianas, em coautoria com Ch. Dunker e C. Paulon (2016).
Nina Virginia de Araujo Leite - Psicanalista, professora titular do Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP). Coordenadora do centro de pesquisa OUTRARTE (IEL/ UNICAMP). Co-coordenadora da coleção Terramar - Editora Mercado de Letras. Coordenadora da coleção Psicanálise e seus litorais - Editora da UNICAMP. Membro da Association de Psychanalyse Encore.
Suely Aires - Psicanalista. Mestre e doutora em Filosofia da Psicanálise (Unicamp); professora de teoria e clínica psicanalítica (UFRB). Membro fundador do Centro de Pesquisa Outrarte. Membro do Colégio de Psicanálise da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Subjetividade e Cultura (CNPq). Autora de Sujeito, Clínica e Psicose: entrelaçamentos (2016).
SOBRE OS AUTORES:
Ana Costa - Professora colaboradora do PPG em Psicanálise da UERJ, coordenadora da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência, Pesquisadora Produtividade do CNPq, psicanalista da APPOA, autora dos livros Corpo e Escrita - Relações entre Memória e Transmissão da Experiência (Relume-Dumará, 2001), Tatuagem e Marcas Corporais (Casa do Psicólogo, 2003), Litorais da Psicanálise (Escuta, 2015 - Prêmio Jabuti 2016), entre outros livros e artigos.
Ana María Fernández Caraballo - Graduada em Psicologia (Facultad de Psicología, UdelaR), Graduada em Linguística (FHCE, UdelaR), Mestre em Psicologia e Educação (Facultad de Psicología, UdelaR), Doutora em Filosofia (Universidad Complutense de Madrid). Psicanalista, Membro da École Lacanienne de Psychanalyse. Professora Titular do Departamento de Ensino e Aprendizagem do Instituto de Educação, F.H.C.E. UdelaR. Diretora da Linha de investigação “Enseñanza y Psicoanálisis” (ENPSI) do Departamento de Ensino e Aprendizagem (Instituto de Educación, FHCE).
Angela Vorcaro - Psicanalista da Association Lacanienne Internationale (ALI). Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora da Pós-graduação em Psicologia/UFMG; Pesquisadora do CNPq e da Fapemig. Autora de A criança na clínica Psicanalítica e de Crianças na psicanálise: clinica, instituição, laço social (Cia de Freud). Organizadora da coletânea: Quem fala na língua? (Agalma). Membro do Lepsi (UFMG/USP) e do Centro de pesquisas Outrarte (UNICAMP).
Antonio Teixeira - Psiquiatra, psicanalista. Possui graduação em Medicina pela UFMG (1986), especialização em psiquiatria pela Residência de Psiquiatria do Instituto Raul Soares (FHEMIG), mestrado em Filosofia Contemporânea pela UFMG (1990). Doutorado em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII (1996), pós-doutorado em filosofia pela USP (2009). Atualmente é professor associado da UFMG. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise (AMP). Membro do conselho consultivo da International Society of Psychoanalysis and Philosophy.
Beatriz Vegh - Integrante da Academia Nacional de Letras (Uruguai). Doutora em Literatura geral e comparada pela Universidade de París III-Sorbona. Desempenhou-se como docente e pesquisadora do Instituto de Letras da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (Udelar) e como docente no Curso de Tradução Udelar. Suas traduções literárias incluem obras de Charles Baudelaire, J. M. Le Clézio, R. Pinget, S. Beckett, W. Faulkner, B. M. Koltès, M. C. Blais, C. Millot.
Betty Bernardo Fuks - Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ); Psicanalista; Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida (RJ); bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Autora de Freud e a judeidade: a vocação do exílio (Zahar, 2000); Freud e a Cultura (Zahar, 2003); O homem Moisés e o monoteísmo, três ensaios: o desvelar de um assassinato (Civilização brasileira, 2014).
Christian Ingo Lenz Dunker - Psicanalista, livre-docente em psicanálise e psicopatologia, professor titular do Instituto de Psicologia da USP. Coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Analista Membro da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano. Autor de Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (Annablume, 2012), Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo, 2015), Reinvenção da Intimidade (UBU, 2016), e de Análise psicanalítica do discurso: perspectivas lacanianas, em coautoria com Ch. Dunker e C. Paulon (Sao Paulo, Estação das Letras e Cores, 2016).
Cláudia Thereza Guimarães de Lemos - Doutora em Linguística pela Universidade de Edinburgh, Escócia; Professora Titular do Departamento de Linguística do IEL/ UNICAMP (1976-1995), onde criou e dirigiu o Projeto de Pesquisa sobre Aquisição de Linguagem até 1995. Atualmente é psicanalista, tem bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 1A, do CNPq, professora colaboradora voluntária do IEL/ UNICAMP e membro do Centro de Pesquisa Outrarte.
Edmundo Gómez Mango - Psicanalista. Médico psiquiatra, ex -médico chefe da Clínica Psiquiátrica da Facultad de Medicina de Montevidéu. Psicanalista membro da Associação Psicanalítica de França. Foi professor de Literatura geral III e de Literatura francesa no Instituto de Professores Artigas (Montevidéu). Ensinou psicanálise e literatura na Universidade Paris VII. Escreveu vários livros: Vida y muerte en la escritura: Literatura y psicoanálisis (1999), La place des mères (1999), La mort enfant (2003), Un mudo en la lengua (2009), Freud con los escritores, escrito em coautoría com J. B. Pontalis, entre outros.
Flávia Trocoli - Professora da Faculdade de Letras da UFRJ. Mestre e Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP. É autora de A inútil paixão do ser: figurações do narrador moderno (2015). Membro-Fundador do Centro Outrarte.
Gonzalo Delgado Pombo - Graduado em psicología pela Facultad de Psicología, Udelar (Uruguai). Estudante do programa de mestrado em Psicologia Clínica da Facultad de Psicología (UdelaR). Integrante do grupo de pesquisa Formación de la clínica psicoanalítica en el Uruguay (FCPU), Facultad de Psicología (Udelar).
Gonzalo Grau Pérez - Graduado em Psicologia e estudante do mestrado de Psicologia Clínica pela Facultad de Psicología da Universidad de la República (UdelaR). Docente do Instituto de Psicologia Clínica da Facultad de Psicología da UdelaR. Integrante do grupo de pesquisa Formación de la clínica psicoanalítica en el Uruguay (FCPU), Facultad de Psicología (Udelar). Prática psicanálise em Montevidéu.
Gonzalo Percovich - Psicanalista. Membro da École Lacanienne de Psychanalyse.
Guilherme Massara Rocha - Psicólogo graduado pela UFMG. Mestre em Filosofia/UFMG. Doutor em Filosofia/USP. Psicanalista. Professor-Adjunto do Departamento de Psicologia da UFMG. Membro do GT: Psicanálise, Política e Cultura/ANPEPP; Membro do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia da UFMG; Membro da SIPP - Societé International Philosophie et Psychanalyse. Membro da FEDEPSY - Fédération Européenne de Psychanalyse. Autor de Olho clínico - ensaios e estudos sobre arte e psicanálise (2008).
Guy Le Gaufey - Psicanalista. Membro da École lacanienne de psychanalyse. Autor de vários livros: L’Incomplétude du symbolique (1991), Anatomie de la troisième personne (1998), L’objet a. Approches de l’invention de Lacan (2012), Hiatus sexualis: Du non-rapport sexuel selon Lacan (2013), entre outros.
Haydée Montesano - Graduada e Doutora em Psicologia (Facultad de Psicología, UBA). Docente e pesquisadora na Cátedra I : Psicologia, Ética e Direitos Humanos (Facultad de Psicología, UBA); Membro de Apertura - Sociedad Psicoanalítica, Buenos Aires. Autora de diversos artigos e capítulos de livros. Compiladora de Cuestiones ético-clínicas en las series televisivas (2011) junto com Juan J. Michel Fariña.
Javier García Castiñeiras - Médico psiquiatra. Psicanalista. Membro titular em funções didáticas da Asociación Psicoanalítica del Uruguay (APU-IPA). Ex-decano e reitor do Instituto Universitário de pós-graduação em Psicanálise, ex-presidente da APU. Prêmio Internacional Psychoanalytical Association, 2013.
Luciana Cavalcante Torquato - Psicóloga. Mestre em Psicologia, especialista em Teoria Psicanalítica e doutoranda em Psicologia com ênfase em Psicanálise (UFMG). Bolsista CNPq. Docente no curso de Psicologia da UNIVIÇOSA/ FACISA. Autora de: A recepção da psicanálise no Brasil: o discurso freudiano e a questão da nacionalidade (2014).
Lucia Castello Branco - Psicanalista e escritora. Professora Titular em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG (1984-). Pós-doutora em Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa (1992), e pela Universidade da Califórinia (2001). Pós-doutora em Teorias Psicanalíticas pela UFRJ (2008). Estágio sênior na Emory University (2014-2015). Pesquisadora 1C do CNPq, desde 1991. Coordenadora do LIPSI - Núcleo de Pesquisas de Literatura e Psicanálise da FALE-UFMG. Docente-parceira da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, responsável pelo convênio entre a UFMG e a ICORN, com a criação, no Brasil, da primeira casarefúgio para escritores em risco. Diretora de documentários sobre Manoel de Barros e Maria Gabriela Llansol.
Marcelo Gambini - Graduado em Psicologia, estudante de mestrado em Psicología Clínica pela Facultad de Psicología (UdelaR). Estudante de mestrado em Filosofia Contemporânea pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (Udelar). Membro do Projeto de pesquisa “Formación del la Clínica Psicoanalítica en el Uruguay” (FCPU), Facultad de Psicología (Udelar).
Marcus Vinícius Neto Silva - Graduado em Psicologia (UFMG). Especialista em Teoria Psicanalítica, mestre em Estudos Psicanalíticos e doutorando pela mesma universidade. Autor dos livros: Pré-história da pulsão freudiana (2010) e A construção da pulsão de morte freudiana (2015).
Mariana M. Moraes - Graduada em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (Campinas - Brasil). Estudante de mestrado em Psicologia Clínica na Facultad de Psicología (UdelaR). Membro do projeto de pesquisa “Formación de la clínica psicoanalítica em el Uruguay” (FCPU), Facultad de Psicología - UdelaR. Membro do Centro de Pesquisa OUTRARTE (IEL - Unicamp). Integrante da coordenação do Projeto Comunicacional y Participativo Radio Vilardevoz (Hospital Psiquiátrico Vilardebó, Montevidéu - Uruguai). Usufrui bolsa de mestrado pela Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII - Uruguai).
Michel Plon - Psicanalista. Ex-diretor de pesquisa do CNRS (França). Membro do comitê de redação da revista Essaim (Paris, Editions érès). Coautor, Junto a E. Roudinesco, do Dictionnaire de la psychanalyse (1994) e de Em torno de “O mal-estar na culutra” de Freud (2002).
Nelson da Silva Junior - Psicanalista, Doutor pela Universidade Paris VII, Professor Livre Docente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise, juntamente com Christian Dunker e Vladimir Safatle. Autor de: Le fictionnel en psychanalyse. Une étude à partir de l’œuvre de Fernando Pessoa (2000), Linguagens e Pensamento. A lógica na razão e desrazão (2007), e Histeria e Gênero: o sexo como desencontro (2015), co-organizado com Pedro Ambra.
Octavio Carrasco - Psicanalista. Analista Membro de Escola (AME) da Escola Freudiana de Montevidéu. Mestre em Psicologia Clínica (Facultad de Psicología - UdelaR). Docente do programa “Psicoanálisis en la Universidad” (Instituto de Psicología Clínica, Facultad de Psicología - UdelaR). Autor do livro Sintagmas sobre la histeria (2017).
Paola Behetti - Psicanalista. Magíster em Psicología Clínica (UdelaR). Assistente do Instituto de Psicología clínica, Facultad de Psicología (UdelaR). Membro da École Lacanienne de Psychanalyse.
Raquel Capurro - Membro da École Lacanienne de Psychanalyse. Vive em Montevidéu onde pratica psicanálise. Autora de: Extraviada (1995) em coautoria com Diego Nin; A. Comte. Actualidad de una herencia (1999); Yo Lo Maté - Nos Dijo - Es Mi Padre (2007), em coautoria com Diego Nin; Leopoldo María Panero. La Locura Llevada Al Verso (2017), entre outros.
Raumar Rodríguez Giménez - Doutor em Ciências Humanas (UFSC), Mestre em Ensino Universitário (Udelar). Graduado em Ciências da Educação (Udelar). Professor de Educação Física (CNEF-Urugiai). Atualmente é professor na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación (Udelar), e no Instituto Superior de Educación Física (Udelar). Responsável das linheas de pesquisa “Saber do corpo, educação e política” (FHCE) e “Corpo, educação e ensino” (ISEF).
Rodrigo De La Fabián - Psicanalista; Psicólogo; Mestre e Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, Université Paris Diderot. Professor Associado, Facultad de Psicología (Universidad Diego Portales, Santiago de Chile). Membro da Secretaria Executiva da International Society of Psychoanalysis and Philosophy (ISPP). Publicações recentes: “De La Promesse a L’impératif du Bonheur - Une Lecture Psychanalytique du Nouvel Esprit du Capitalisme.” Filozofski Vestnik. 37(1), 35-56, 2016; “Positive Psychology’s Promise of Happiness: A New Form of Human Capital in Contemporary Neoliberal Governmentality.” Theory & Psychology, 2017 (em coautoria com A. Stecher).
Sônia Borges - Doutora em psicologia da Educação pela PUC-SP. Membro da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano, Fórum/RJ. Publicações recentes: Psicanálisentreartes (2017); Sobre alfabetização e psicanálise (2017); O caldeirão da feiticeira (2015); O amor e suas letras (, 2011).
Tânia Maron Vichi Freire de Mello - Possui graduação em Medicina e residência em Psiquiatria pela Unicamp. Doutora em Linguistica pela Unicamp. Formação em psicanálise pelo Instituto de Pesquisa em Psicanalise, ligado à Associação Mundial de Psicanálise. Coordenadora do SAPPe, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP. Docente de teoria psicanalítica no programa de residência em psiquiatria da Unicamp. Membro do Centro de Pesquisa Outrarte: Psicanálise entre Ciência e Arte.
Vladimir Safatle - Graduado em filosofia (USP). Graduado em Comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1994). Mestre em Filosofia (USP, 1997). Doutor em Lieux et transformations de la philosophie - Université de Pariz VIII (2002). Professor Livre Docente do Departamento de Filosofia (USP). Foi Visiting Scholar da Universidade da California - Berkeley; professor visitante das Universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse, Louvain e Stellenbosch (África do Sul). É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy, do Laboratório de Pesquisa em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint) da FFLCH-USP desde 2012. Autor de: A Paixão do Negativo (2006), Grande hotel abismo (2012), O circuito dos afetos (2015), entre outros.