Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Ciências Sociais
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Analises no Campo do Discurso - Debates Interdisciplinares

(Organização: Atilio Butturi Junior e Eric Duarte Ferreira)

DE R$ 89,00 

 

• Atilio Butturi Junior
• Eric Duarte Ferreira

 

A Análise do Discurso é um campo do saber heteróclito e que tem fornecido metodologias e teorias para as mais diversas áreas do debate acadêmico, sobretudo para aquelas que se ocupam das chamadas Ciências Humanas. Tal contribuição interdisciplinar traz à tona não apenas a importância teórico-metodológica do campo de estudos discursivos, mas faz pensar na relevância de se problematizar, de forma efetiva, as transformações e adequações que o conceito de discurso e a rede conceitual que a partir dele se elabora, recebem a partir da aproximação com saberes tão distintos e especializados quanto a Linguística, a História, a Educação, a Antropologia, as Ciências Políticas ou a Filosofia da Linguagem.

Esta obra pretende estimular o debate discursivo e lançar luz sobre as diversas modalidades, usos e objetos segundo os quais se podem observar, descrever e analisar os discursos. Assim, com textos de autores de regiões distintas das Humanidades, variadas filiações teóricas e entusiastas de perspectivas epistemológicas díspares, o que o livro propõe é um exercício de leitura, caro aos estudos discursivos desde o seu acontecimento: complexo, interdisciplinar e transformador.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Atilio Butturi Junior é doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC | 2012) e pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas (2015). É docente do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Estudos no Campo Discursivo e membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), é editor-chefe da Revista Fórum Linguístico e, ainda, docente do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa - com bolsa da CAPES - sob supervisão do professor José Luís da Câmara Leme. Tem se dedicado aos estudos do campo discursivo e à arqueogenealogia foucaultiana.

Eric Duarte Ferreira é doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2010, é professor de língua portuguesa e linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, SC. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Linguagem, Discurso e Subjetividade, atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFFS (PPGEL). Atualmente, concentra seus estudos no campo dos discursos da governamentalidade.


SOBRE OS AUTORES:

Fábio Feltrin de Souza é doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor adjunto do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem pós-doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2017) e atua no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS. Coordena pesquisas na graduação e tem publicado artigos e capítulos de livros em torno das problemáticas envolvendo Teoria da História, Imagem e a Nação na América.

Fabio Lopes da Silva é doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com pós-doutorado em Literatura Brasileira pela PUC-Rio (2009). Desde 1994, é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi tutor Tutor do Pet/Letras na mesma Universidade e por quatro anos coordenador do Programa de Pós Graduação em Lingüística da UFSC. Foi, ainda, Diretor-Executivo da Editora da UFSC (EdUFSC). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística crítica, psicanálise e linguística, sociologia e filosofia da linguística.

Jaçanã Ribeiro é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também concluiu seu mestrado em Teorias da Linguagem. Operando com conceitos da análise do discurso, investigou  as formas de ilusão de reversibilidade e a heterogeneidade do discurso religioso materializadas no embate discursivo entre o neopentecostalismo brasileiro e as religiões afrobrasileiras. Depois, já no doutorado, pela Universidade Federal de Santa Catarina, dedicou-se a estudar os limites da seriedade nos jogos discursivos de verdade, apoiando-se para tal na obra do filósofo francês Michel Foucault. Em bolsa sanduíche na França, teve acesso a extenso material não publicado no qual o filósofo debate a questão da performatividade da linguagem com seu contraparte norteamericano, John Searle.

Kanavillil Rajagopalan é professor Titular na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nasceu na Índia, onde obteve B.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Kerala), M.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Delhi) e M.A. em Linguística (Universidade de Delhi). Tem diploma em Linguística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia. É doutor em Linguística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Já publicou 5 livros e mais de 500 textos acadêmicos.

Manoel Mathias Ferreira possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Ciências da Linguagem, na área da Análise do Discurso, pela Universidade do Sul de Santa Catarina; na mesma universidade realiza pesquisa de doutorado cujo tema de investigação visa analisar o discurso avaliador e quantificador em processos - transitado e julgado - por danos morais. Atua como técnico judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. É autor de poemas e artigos na área da análise do discurso.

Pedro de Souza é graduado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1979).  Concluiu mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Tem em andamento o projeto sobre voz e subjetivação na palavra cantada e publicou recentemente o livro Michel Foucault. O trajeto da voz na ordem do discurso. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina.

Renata Silva é doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, é tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras. Realiza com graduandos de Letras projetos de pesquisa, ensino e extensão com base na Análise de Discurso de linha francesa. Seus temas de interesse são: temporalidade, imaginário, mídia e abordagem discursiva da língua na escola.

Roberto Rafael Dias da Silva é doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e  Professor do Programade Pós-Graduação em Educação e da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Suas pesquisas atuais examinam as políticas de escolarização, as políticas curriculares para o Ensino Médio e relações entre educação e capitalismo contemporâneo.

Sandro Braga é graduado em Jornalismo e em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina; possui mestrado e doutorado em Linguística na área da análise do discurso e filosofia da linguística, respectivamente, pela mesma universidade. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Na graduação, atua no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas na área de produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional e na análise do discurso. É credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística no âmbito da linha de pesquisa Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia. É autor de livros, de capítulos, artigos e ensaios em que tem se debruçado sobre questões que envolvam modos de inscrição da subjetividade no contemporâneo.

 
 
Por: R$ 62,30
ISBN: 978-85-7591-445-8
Páginas: 300
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
Formas de Pagamento