COMPRE AQUI
Este livro traz contribuição significativa para os formuladores de políticas educacionais, gestores, secretários de educação, professores e estudantes do campo da educação interessados em compreender e refletir sobre a gestão dos sistemas públicos de educação. Analisar a gestão desses sistemas implica em refletir sobre o projeto de educação e de organização dos sistemas públicos instituído no Brasil nas últimas décadas e, consequentemente, perceber os espaços e possibilidades políticas ainda existentes de redirecionar o percurso assumido considerando os impactos sociais decorrentes das decisões tomadas pelos órgãos governamentais, que representam determinados setores da sociedade. Os textos aqui apresentados representam a materialização de diversos trabalhos de pesquisa realizados por pesquisadores de diferentes universidades e visam à socialização e ao compartilhamento dos resultados alcançados com a pesquisa científica produzida na universidade pública. Deseja-se que esta coletânea contribua para a constituição de um efetivo sistema nacional de educação formulado a partir das demandas e de negociações com os diversos setores sociais reunidos em torno de um pacto em torno da defesa da educação pública e gratuita.
SOBRE O ORGANIZADOR:
Luís Gustavo Alexandre da Silva - Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), Mestre em Educação (2004) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). É Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é vice coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura - Nedesc (2011-2016) e coordenador do Projeto de Pesquisa Organização e Gestão dos Sistemas Municipais de Educação com financiamento do CNPq - Chamada Universal 14/2013 - Faixa A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional, Gestão de Sistemas Educativos e Gestão Escolar.
SOBRE OS AUTORES:
Andréia Ferreira da Silva - Possui graduação em Pedagogia (1991) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) no período 1994 a 2009. Atualmente é docente associada da Universidade Federal de Campina Grande (PB), onde integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação - na Linha: História, Política e Gestão Educacionais, assumindo, no momento, a coordenação do Programa. Suas atividades de docência, na graduação e na pós-graduação, e de pesquisa vinculam-se à temática “Estado e Política Educacional”, com ênfase nos estudos sobre política, gestão e organização da educação brasileira, políticas de avaliação externa da educação básica e formação docente.
Donaldo Bello de Souza - Possui Pós-Doutorado em Política e Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Lisboa (UL), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Pedagogia, também pela PUC-Rio. É Professor Associado no Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG) e Coordenador do Núcleo de Estudos em Política e História da Educação Municipal (NEPHEM) na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Política e História da Educação Municipal junto ao CNPq/MCT e membro do Grupo de Pesquisa Política e Administração de Sistemas Educacionais (PASE/FAE/UFMG). E-mail: donaldobello@gmail.com
Eliza Bartolozzi Ferreira - Possui graduação em História, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação; é orientadora do mestrado e doutorado. Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE\UFES). Foi Secretária adjunta da ANPEd (gestão 2009-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; gestão escolar; trabalho docente; ensino médio e educação profissional; política e planejamento educacional.
José Marcelino de Rezende Pinto - Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1982), bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1985), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1994). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Política e Gestão Educacional com ênfase em financiamento da Educação, municipalização do ensino, regime federativo e educação do campo.
Maria Isabel Soares Feitosa - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na linha de Políticas e Gestão da Educação. Possui graduação em biblioteconomia e especialização em Gestão de Unidades de Informação, ambas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), trabalha como bibliotecária-documentalista da Universidade Federal da Grande Dourados.
Marília Fonseca - Possui Doutorado em Ciências da Educação na Université de Paris V (René Descartes (1992). Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas e Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e planejamento da educação básica e superior; avaliação da educação brasileira.
Paulo Eduardo dos Santos - Professor da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT (1987), graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Desporto de Catanduva (1985), Especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física - UFMT (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Doutorado em Educação - PPGE/FE/UFG (2014). Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá (2002 a 2010); Presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá (2002 a 2008); Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (2005 a 2009); Membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito a Educação (2003 a 2009); Membro da Comissão Organizadora da Conferencia Nacional de Educação (2008 a 2010). Atualmente é Coordenador da Avaliação Institucional na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (MT) e vice coordenador da ANPAE - MT. Atua principalmente nos seguintes temas: escola pública; gestão democrática na educação; política pública em educação; sistemas de ensino; organização da educação municipal; e conselhos municipais de educação.
Roberta Freire Bastos - Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa História, Sociedade, Cultura e Políticas Educacionais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE) do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.
Renally Vital da Costa - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no período 2014-2016, atuando em pesquisas sobre a implantação de políticas de avaliação externa e de accountability nas redes municipais de ensino do estado da Paraíba.
Suely Ferreira - Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Goiás (1987), Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Goiás (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Pesquisa na área de Políticas Públicas Educacionais, atuando principalmente nos temas: Estado, políticas para educação superior e gestão.