Compre aqui
A coletânea Tessituras literárias: cultura, identidade e outras artes é composta de textos que versam sobre produções literárias várias, enredadas nas tramas da cultura, da identidade e do diálogo com outras artes. Literatura que melhor se apresenta como “literaturas”, compósitos de formas e temas a fomentarem também compósitas perspectivas de leitura. O presente livro vincula-se à linha de pesquisa Literatura, Memória e Identidade, do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem - Regional Catalão - Universidade Federal de Goiás - e congrega resultados de estudos e pesquisas engendrados por especialistas brasileiro(a)s e estrangeiro(a)s que chamam a si o literário nessa pluralidade de perspectivas que lhe é constituinte. Destina-se a estudiosos e pesquisadores das Ciências Humanas, estudantes de pós-graduação da área de Letras, Linguística, Artes e áreas afins, bem como a qualquer leitor que se interesse pelos temas nele propostos. Mais especificamente, constituem o presente livro, textos que contemplam as relações entre Literatura e Gênero, Literatura e Identidade, Literatura e Memória, Literatura no entrecruzamento com o social, o político, o histórico e a Literatura em seus diversos diálogos com semioses outras e apresentada em suportes não restritos ao objeto “livro”.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Alexander Meireles da Silva - Possui Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2003) e Doutorado em Literatura Comparada pela UFRJ (2008). É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFG-Regional Catalão onde também atua como professor adjunto de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística. É membro do GT da ANPOLL “Vertentes do Insólito Ficcional”, membro do Grupo de Pesquisas “Estudos do Gótico” e autor do livro Literatura Inglesa para Brasileiros: curso completo de Literatura e Cultura Inglesa para estudantes brasileiros (2005), publicado pela Editora Ciência Moderna. Atua na área das Literaturas de Língua Inglesa e do Fantástico como gênero e modo narrativo em suas vertentes da Fantasia, do Gótico, da Ficção Científica e do Realismo Mágico, assim como também nas suas novas configurações na contemporaneidade.
Luciana Borges - É doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Professora da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Autora do livro O erotismo como ruptura na ficção brasileira de autoria feminina (Ed. Mulheres 2013) e organizadora de A mulher na escrita e no pensamento: ensaios de literatura e percepção (Funape 2013), O corpo na literatura e na arte: teorias e leituras (Depecac 2013) e Gênero, Linguagens e Etnicidades (Funape, 2013). Integrante do grupo de pesquisa Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho e membro do GT ANPOLL - A mulher na literatura.
Silvana Augusta Barbosa Carrijo - Mestre e Doutora pela UFG, é Professora Adjunta da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da UFG - Regional Catalão, atuando nos cursos de Graduação em Letras e no Mestrado em Estudos da Linguagem. Seu curso de doutorado foi parcialmente realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, sob orientação do Prof. Jacques Leenhardt. Em seu pós-doutorado realizado na Faculdade de Ciências e Letras de Assis / UNESP, sob supervisão do Prof. Dr. João Luís Cardoso Tápias Ceccantini, investigou identidades e relações de gênero na literatura juvenil brasileira contemporânea. Como parte das atividades do referido pós-doutorado, realizou estágio na Universidade de Santiago de Compostela, sob a tutela da Profa. Catedrática Blanca-Ana Roig Rechou. É autora de capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais especializados, versando principalmente sobre literatura infantil e juvenil, literatura de autoria feminina, gênero (gender), imaginário, ficção e memória. Faz parte do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL e é membro pesquisadora dos grupos de pesquisa com cadastro no CNPq: Leitura e Literatura na Escola e Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho.
SOBRE OS AUTORES:
Ângela Balça - Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora e Coordenadora, em Portugal, da Rede Internacional de Universidades Leitoras. É Professora Auxiliar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora (Évora, Portugal) e Professora Visitante na UNESP, Universidade Estadual de São Paulo. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Universidade do Minho. Investigadora nas áreas de Literatura Infantil, Educação Literária, Formação de Leitores e Ensino da Língua Materna, onde é autora de várias publicações.
Blanca-Ana Roig Rechou - Profesora de Literatura Galega e Literatura Infantil e Xuvenil nas Faculdades de Filologia e Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela. Investigadora no Centro “Ramón Piñeiro para a Investigación en Humanidades”, diretora neste Centro dos projetos “Informes de Literatura” e “Investigación en Literatura Infantil e Xuvenil”, e colaboradora dos projetos “Dicionarios de Literatura”. Investigadora principal da Red temática de investigación “Las Literaturas Infantiles y Juveniles en el Marco Ibérico e Iberoamericano” (LIJMI). Presidenta da Asociación Nacional de Literatura Infantil y Juvenil (ANILIJ). Membro da Asociación Galego-Portuguesa de Investigación en Literatura Infantil e X/Juvenil ELOS, da Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil (ANILIJ) e de ELOS/Galicia. Autora de monografías e diferentes trabalhos sobre Literatura galega e Literatura Infantil e Xuvenil.
webspersoais.usc.es/persoais/blanca.roig/
Cláudia Maria Ceneviva Nigro - É doutora em Letras Estudos Literários São José do Rio Preto pela UNESP (1999) e Pós-doutora pelo IEL/UNICAMP. Atualmente é Livre Docente em Crítica Literária - professora adjunta - efetiva da UNESP. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras desde 2004. Tem experiência na área de Literatura, Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, exclusão, gênero, religião, tradução e cultura.
Elisabeth Battista - Docente e Diretora da Faculdade de Educação e Linguagem, FACEL, Campus Universitário de Cáceres, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atua no Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Estudos Literários PPGEL. É autora do livro, Maria Archer - O legado de uma escritora viajante, lançado pela editora Colibri, Portugal. Possui 2 livros organizados; 24 capítulos de livros, 13 artigos publicados em periódicos; Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa (2011-2012), com Organização do Acervo Literário de Maria Archer, no Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa.
Fernando Azevedo - Doutor em Ciências da Literatura e Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil, Didática e Formação de Leitores. Tem larga experiência de supervisão de pesquisas de doutoramento em Estudos da Criança / Literatura para a Infância. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), sendo o responsável pela linha de pesquisa “Produções Culturais para as Crianças”. Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.
Gazy Andraus - Possui Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP e mestrado em Artes Visuais pela UNESP. É professor designado do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e lecionou até 2017 no Curso de Artes da FIG/UNIMESP, onde também coordenou Ppós-graduação em Docência no Ensino Superior.. É pesquisador e membro do Observatório de HQ (USP) e ASPAS - Associação dos Pesquisadores em arte Sequencial; bem como da Interculturalidade e Poéticas da Fronteira (UFU); INTERESPE-Interdisciplinaridade e Espiritualidade na Educação e Criação e Ciberarte (UFG). Sua tese “As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário” (USP, 2006) ganhou o prêmio como melhor tese de 2006 pelo HQMIX em 2007. É também autor de HQs e zines de temática fantástico-filosófica (como Homo Eternus, Convergência, Fraterimagenes). Como pesquisador, tem participações em livros (Histórias em Quadrinhos e Práticas Educativas: o trabalho com universos ficionais e fanzines de Santos Neto, Elydio dos e Silva, Marta Regina Paulo da. (orgs.) da Ed. Criativo, 2013 com o capítulo “Minhas experiências no ensino com os criativos fanzines de histórias em quadrinhos (e outros temas)”, e eventos acadêmicos, coorganizando e apresentando artigos em congressos nacionais e internacionais, como o das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da USP e o Viñetas Serias da Argentina, dentre outros.
João Paulo Ayub - Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Estudos Literários e Ciência Política. Trabalhou com os temas do poder, biopolítica, governo de si e dos outros no pensamento de Michel Foucault durante o Mestrado em Sociologia. Desenvolveu em sua Tese de Doutorado um estudo sobre a linguagem e a experiência na literatura de Graciliano Ramos. Projeto desenvolvido no estágio de pós-doutoramento: “Vidas à deriva: as rotas da exclusão em Lasar Segall e Moacyr Scliar”. Realiza pesquisas nas áreas: Estudos Foucaultianos, Literatura e Pensamento Social, Cultura e Violência. Atualmente realiza estágio de pós-doutoramento (PNPD/Capes) no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás (UFG/RC). É autor de Introdução à analítica do poder de Michel Foucault (Ed. Intermeios, 2015) e organizou, juntamente com a Profa. Dra. Kenia Pereira, a coletânea A Poesia e a Bíblia - entre a reverência e a paródia (Ed. Edibrás, 2016).
Kenia Maria de Almeida Pereira - Possui Doutorado em Literatura Brasileira pela UNESP. Professora do curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Mestrado e doutorado em Estudos literários da UFU. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Literatura portuguesa, Formação de professor, narrativas, poéticas, mitologia, Inquisição, Shoah ou Holocausto e crítica social. Participa do grupo de estudos LEER/USP e do NEJ/UFMG. Orientadora de projeto de pós-doutorado sobre temática judaica do pesquisador João Paulo Ayub (UFG). Pesquisou na Torre do Tombo-Lisboa/Portugal documentação sobre hereges judeus na Inquisição. Coordenadora do LEJ, Laboratório dos estudos judaicos. Pesquisadora do GT, Literaturas Estrangeiras Modernas da Anpoll. Desenvolve projeto de pós-doutorado sob a supervisão da professora Doutora Lyslei Nascimento, na Universidade Federal de Minas Gerais-MG. Publicou, dentre outros livros, Os encantos de Medeia, pela EDUSP, Guerras do Alecrim e Manjerona, pela EDUFU e Obras do diabinho da mão furada, pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Miguel Rettenmaier - Possui Mestrado em Teoria da Literatura (1998), Doutorado também em Teoria da Literatura (2002), ambos pela PUCRS e Pós-Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (2014). É professor (Titular II) na Graduação e no PPG em Letras da Universidade de Passo Fundo. Na área de Estudos Literários, é pesquisador da obra de Josué Guimarães, coordenando o Acervo Literário do Autor (ALJOG/UPF), além de desenvolver projetos na linha de pesquisa de “Leitura e Formação de Leitor”, focalizando seus trabalhos na questão da leitura literária relacionada às linguagens digitais. Participa da Comissão Organizadora das Jornadas de Literatura de Passo Fundo. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Leitura e acervo literário.
Sylvia Helena Cyntrão - Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília, onde também é poeta e docente. Realizou pesquisa de pós-doutorado pela PUC-RIO sobre canção popular. Desenvolve seus trabalhos na linha de pesquisa Literatura e as outras artes, atuando principalmente sobre os seguintes temas: poesia brasileira contemporânea, teoria literária contemporânea, canção popular e identidade nacional. Líder dos Grupos de Pesquisa Poéticas Contemporâneas - VIVOVERSO, e Textualidades contemporâneas, processos de hibridação (cadastrados no CNPq). Agente cultural do GDF. Autora de vários livros e ensaios que tratam das relações entre poesia e canção. Em 2013, organizou o livro”O verso vivo de Vinicius de Moraes: olhares sobre o mais amado”. Em 2015 organizou a coletânea Quem canta comigo? Chico Buarque, sinal aberto, pela Editora 7 Letras. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília.