Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Quando a Escola é Democrática

Um Olhar Sobre a Prática das Regras e Assembléias na Escola

   Comprar pelo Um livro link na descrição

• Luciene Regina Paulino Tognetta
• Telma Pileggi Vinha

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

Qual o educador que, em tempos atuais, não experimenta o desejo de favorecer a autonomia de suas crianças e de seus jovens? Com base em pesquisas que investigaram se o ambiente escolar influencia o desenvolvimento moral dos alunos e a maneira como eles se relacionam e resolvem seus conflitos interpessoais, este livro apresenta um estudo fundamentado na teoria construtivista sobre o processo de elaboração e legitimação das regras na escola, e discorre sobre procedimentos importantes para a progressiva construção da democracia escolar, necessária para o desenvolvimento da autonomia. São apresentadas situações do cotidiano da escola, a maneira como as regras são criadas, bem como os procedimentos utilizados para que os estudantes as cumpram, analisando-se as conseqüências disso em sua formação moral. Os estudos aqui introduzidos indicam que, apesar de os professores terem como meta o desenvolvimento da autonomia, e, portanto, terem objetivos que apontam para a implantação de sistemas democráticos de ensino, muitas vezes o processo utilizado por eles favorece a manutenção da obediência exterior e da submissão em seus alunos. Demonstram assim que, não raro, são utilizados procedimentos aparentemente democráticos, como a constituição de regras e a implantação de assembléias, para legitimar práticas ainda autoritárias. Por outro lado, mostram como esses mesmos procedimentos podem ser instrumentos imprescindíveis para a instauração de ambientes democráticos, visto que, por meio deles, os alunos têm oportunidade de expressar seus sentimentos e seus pensamentos, sentindo-se, assim, valorizados e capazes de valorizar os outros.

Sobre as autoras:

Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia USP. Realizou parte do doutorado no Exterior junto aos Archives Jean Piaget, na Universidade de Genebra, Suíça. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp e do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação, Unicamp. Docente de cursos de extensão universitária, graduação e pós-graduação no Estado de São Paulo. Coordenadora do curso de Pós-Graduação pela Unifran “As relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral”. É autora de A construção da solidariedade e a manifestação de sentimentos na escola (Mercado de Letras 2003), organizadora da obra Virtude e educação: o desafio da modernidade (Mercado de Letras 2007) e coordenadora da coleção “Cenas do cotidiano escolar”, pela Editora Mercado de Letras.

Telma Pileggi Vinha é pedagoga, doutora em psicologia, desenvolvimento humano e educação e professora da Faculdade de Educação da Unicamp. Autora do livro O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista (Mercado de Letras 2000) e organizadora da coleção “Educação e Psicologia em Debate”, pela Editora Mercado de Letras. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e o desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp de Rio Claro.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-078-8
Páginas: 144
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2011
 
 
Formas de Pagamento