COMPRE AQUI
A língua materna exerce um papel central na aprendizagem e no ensino da matemática, já que as competências linguísticas são necessárias para as práticas matemáticas. O papel central desempenhado pela linguagem na aprendizagem, no ensino e no fazer da matemática é cada vez mais reconhecido pelos investigadores em educação matemática. Isto é evidente na literatura e na extensão da participação em grupos de pesquisas que têm o foco de estudo em linguagem e matemática. A linguagem da matemática é considerada um modo de discurso que permite o ensino e a aprendizagem de processos e conceitos matemáticos e, portanto, a leitura, a escrita e a oralidade são essenciais no fazer matemático, em todos os níveis de ensino. Esperamos que as múltiplas leituras dos capítulos possam ser desencadeadoras de outras práticas e outras pesquisas que, para além de revelar novos achados, propiciem inúmeras outras aprendizagens matemáticas de crianças, jovens e adultos.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Adair Mendes Nacarato - Licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp. Realizou estudos de pós-doutoramento em estudos (auto)biográficos na UFRN. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. É líder dos grupos de pesquisa Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). Suas pesquisas centram-se em práticas pedagógicas em matemática, formação docente e narrativas (auto)biográficas. E-mail: adamn@terra.com.br
Celi Espasandin Lopes - Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora do CEPEME - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Estatística. Líder do GEPEEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no triênio 2016-2019.
E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com
SOBRE AS AUTORAS:
Beatriz Silva D´Ambrosio - Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Doutora em Educação Matemática pela Indiana University. Foi Professora Titular de Educação Matemática na Miami University de Ohio, nos Estados Unidos. Criou e coordenou a coleção de Insubordinação Criativa. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática, Currículo, Formação de Professores, Equidade e Diversidade no Ensino e Aprendizagem de Matemática. (In memoriam). E-mail: dambrobs@miamioh.edu
Juliana Bagne - Possui graduação em pedagogia e especialização na área de gestão escolar e coordenação pedagógica. É mestra em educação pela Universidade São Francisco e possui publicações a respeito das problematizações nas aulas de matemática nas séries iniciais. Iniciou na educação em 2000. Enquanto professora atuou na educação infantil e no ensino fundamental I tanto na rede particular como na rede pública de ensino. É professora efetiva do Município de Jundiaí desde 2006 e a partir de 2011 atua na função de coordenadora pedagógica no segmento da educação infantil. E-mail: bagnej83@gmail.com
Leonor Santos - É Professora Associada com Agregação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, desempenhando o cargo de Presidente do Conselho de Escola. Tem coordenado e orientado trabalhos de diversos cursos de Doutoramento e de Mestrado em Educação, e colaborado estreitamente com outras instituições do ensino superior nacionais e estrangeiras. É coordenadora dos cursos de formação inicial de professores da Universidade de Lisboa. As suas principais áreas de investigação são A avaliação das aprendizagens e O conhecimento e desenvolvimento profissional dos professores, tendo participado e/ou coordenado diversos projetos de investigação financiados. É autora de várias publicações, editadas em Portugal e no estrangeiro, sendo membro do Conselho editorial de diversas revistas nacionais e internacionais. Foi até recentemente Presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática e membro da Comissão Internacional do PME. E-mail: mlsantos@ie.ulisboa.pt
Regina Célia Grando - Licenciada em Matemática. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora titular do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas e publicações nas áreas de Educação Matemática, formação de professores que ensinam matemática, jogo e resolução de problemas, Educação Matemática e Infância. Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no triênio 2016-2019. E-mail: regrando@yahoo.com.br