COMPRE AQUI
As autoras desse livro, experientes no trabalho da escola básica e no trabalho acadêmico, como mestrandas e como professora universitária, unidas por experiências didáticas e pela pesquisa, dão uma significativa contribuição para estreitar a distância que existe entre a universidade e a escola básica. Tudo começou pelas necessidades de estudantes e de professores em torno de questões relacionadas ao letramento digital, não só em relação às mais sofisticadas, como a busca de informação na internet, como também em relação às mais simples, como usar as ferramentas do word, usar o power point, entre outras. Neste livro, vem relatado a experiência de uma formação continuada sobre o letramento digital, que tenta suprir os problemas no ensino de língua materna, relacionados ao surgimento das tecnologias da informação e da comunicação, e seus resultados. O leitor pode encontrar duas abordagens importantes: uma delas sobre a metodologia do trabalho, acompanhando os procedi-mentos de pesquisa; a outra, sobre os procedimentos de ensino, no âmbito da formação continuada.
SOBRE AS AUTORAS:
Edilaine Buin - É professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua na graduação e no Programa de Pós Graduação, na área de Linguística e Transculturalidade. É pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP) / Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH); doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nas áreas de Linguística Textual e de Aquisição da Escrita, respectivamente. Acumula experiência no ensino superior e básico, e também na formação continuada de professores. É autora do livro A escrita na escola: a construção da coerência textual (Mercado de Letras), Aquisição da Escrita: coerência e coesão (Contexto), de capítulos de livros e artigos na área que envolve Educação e Linguística; recentemente, contribuiu com a organização do livro Ensino de Português para a contemporaneidade (Pontes), no qual também é autora de um dos capítulos.
Elisângela Pereira da Silva - Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal José Martins Flores. É mestre em Linguística pela Faculdade de Artes, Comunicação e Letras - Facale, da Universidade Federal da Grande Dourados, na área de Linguística Aplicada. Especialização em Ensino de Língua Inglesa e Mídias em Educação. Graduada em Letras: Língua Portuguesa / Inglês / Literatura.
Vanessa Maciel Franco Magalhães - Atualmente é servidora técnico-administrativo, Nível Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, exercendo funções na Divisão de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Possui graduação em Letras - Habilitação Português Espanhol - pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS (2002). Especialização em Estudos da Linguagem pela UEMS (2007). Mestre do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD (2016).