Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Estudos Discursivos em Multiplas Perspectivas - Discurso, Sujeito, Sociedade

(Organização: Grenissa Bonvino Stafuzza e João Paulo Ayub da Fonseca)

 

• Grenissa Bonvino Stafuzza
• Joao Paulo Ayub da Fonseca

 

Esta coletânea traz ao leitor investigações discursivas em suas múltiplas abordagens teóricas e metodológicas e, por isso, de modo suis generis aborda as implicações possíveis entre o discurso, o sujeito e a sociedade. Observa-se a presença tanto dos pensadores fontes como Pêcheux, Foucault, Bakhtin e seu Círculo, quanto de pesquisadores estrangeiros que contribuíram para o avanço de várias vertentes de análise do discurso no Brasil como Charaudeau, Maingueneau, Courtine, dentre outros. Os estudos apresentam-se fundamentados em suas diversas correntes de análise do discurso, bem como em seus diálogos teóricos com diferentes áreas do conhecimento como a Psicologia, a Literatura, a Linguística Aplicada transgressiva, a Filosofia, a Música, a Comunicação, o Jornalismo, as Ciências Sociais, a História. Logo, os capítulos que compõem a presente coletânea revelam tanto a proficuidade epistemológica das diversas vertentes de análise do discurso estudadas em pesquisas nas universidades brasileiras, como também apontam a produtividade dos corpora de pesquisa em análises de discursos que visam pensar o sujeito em sua dinâmica social e de interação com o outro num plano inesgotável e sempre aberto de diferentes materialidades discursivas.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Grenissa Bonvino Stafuzza é Professora Associada na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, onde atua no ensino, na pesquisa e na extensão, tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP - Araraquara, com estágio de doutorado PDEE (CAPES) na Université Paris XII - Val-de-Marne (Paris, França) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos (PosLin) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É líder do GEDIS - Grupo de Estudos Discursivos e editora da revista CADIS - Cadernos Discursivos (ISSN: 2317-1006 - online). Tem experiência na área de Linguística e atua como pesquisadora no campo da Análise do Discurso de linha francesa e do Círculo de Bakhtin nos seguintes temas: literatura, crítica literária universitária, discurso institucional, verbovocovisualidades em discursos contemporâneos. E-mail: grenissa@gmail.com

João Paulo Ayub da Fonseca é Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trabalhou com os temas do poder, biopolítica, governo de si e dos outros no pensamento de Michel Foucault durante a graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia. Desenvolveu em sua Tese de Doutorado estudo sobre a linguagem e a experiência na literatura de Graciliano Ramos. Projeto desenvolvido no estágio de pós-doutoramento: “Vidas à deriva: as rotas da exclusão em Lasar Segall e Moacyr Scliar”. Realiza pesquisa nas áreas: Psicanálise, Estudos Foucaultianos, Literatura e Pensamento Social, Cultura e Violência. Atualmente realiza estágio de pós-doutoramento (PNPD/Capes) no Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. E-mail: joaoayub@gmail.com

SOBRE OS AUTORES:

Bruno Franceschini é Professor Adjunto da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. É graduado em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras por essa mesma instituição (2012). Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Pesquisador do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF-UEM/CNPq) e do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF-UFU/CNPq). Desenvolve suas pesquisas em Análise do Discurso e trabalha com os seguintes temas: dispositivo, processos de subjetivação, governamentalidade.
E-mail: franceschini.bf@gmail.com

Cássio Henrique Ceniz é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG), atual Centro Universitário Assis Gurgacz, e em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Concluiu, em 2017, o mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e, atualmente é doutorando pelo mesmo programa. Possui especialização em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial pela Univel e desde 2015 integra o Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF-UEM). Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas na perspectiva discursiva da linguagem que se ancoram nas noções de Michel Foucault e colocam em evidência questões sobre o discurso, a mídia, o poder e a resistência. E-mail: cassioceniz@gmail.com

Ida Lucia Machado é professora e orientadora de mestrados e teses em Análise do Discurso no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Fundou o Núcleo de Análise do Discurso desta mesma Faculdade e também a coleção NAD (coletâneas de artigos sobre análise do discurso). Escreveu vários artigos e organizou diversas coletâneas. Entre os livros por ela escritos destacam-se Parodie et Analyse du Discours (Paris: L’Harmattan, 2013) e Reflexões sobre uma corrente de análise do Discurso e sua aplicação em narrativas de vida (Coimbra: Grácio Ed., 2016). Já levou à defesa ou à conclusão da pesquisa (mestrado/doutorado/pós-doutorado) cerca de noventa orientandos. É bolsista PQ do CNPq. E-mail: idaluz@hotmail.fr

Israel de Sá é Professor adjunto do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU). Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), realizou estágio de pesquisa na Université Sornonne Nouvelle - Paris 3, com estudos em História das Ideias Linguísticas e Análise do discurso. Membro do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF/UFU) e do Laboratório de Estudos do Discurso da UFSCar (LABOR/UFSCar). Possui trabalhos e artigos publicados com ênfase no discurso político, observando produções de identidades de resistência e de memórias da ditadura militar brasileira; a articulação entre discurso, memória e identidade; as discussões em torno da semiologia histórica, tratando das dimensões linguageira, histórica e cultural do discurso. E-mail: israeldesa@gmail.com

Livia Maria Falconi Pires é Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, titulada Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da mesma universidade e titulada Doutora em Linguística, com estágio de pesquisa doutoral (BEPE-FAPESP) na Université de Toulouse 2, Jeans Jaurés (UT2J), pelo mesmo PPGL. Participa do Laboratório de Estudos do Discurso LABOR /UFSCar desde 2007, desenvolvendo pesquisas relacionadas com as mudanças no discurso político eleitoral e a constituição do sujeito político em campanha eleitoral na esteira da teoria da Análise do Discurso de linha francesa. Atua como professora da disciplina Comunicação e Expressão no Centro Universitário Central Paulista - UNICEP.  E-mail: liviamfpires@yahoo.com.br

Lucas Martins Gama Khalil é doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como docente do Departamento de Línguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia (DLV/UNIR), campus de Porto Velho. Nessa instituição, além de ministrar disciplinas da área de Linguística na graduação, coordena o Centro de Estudos da Linguagem (CEL/UNIR). Suas pesquisas e produções acadêmicas fundamentam-se na Análise do Discurso de linha francesa, abordando, sobretudo, questões como: ethos discursivo; voz e efeitos de sentido; discurso em produções musicais. E-mail: lucas_mgk@hotmail.com

Marco Antonio Villarta-Neder é Professor Associado do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Lavras. Atua na Graduação em Letras (presencial e EaD) e na Pós-Graduação Stricto Sensu. Doutor em Letras (Unesp-Araraquara, 2002). Mestre em Linguística Aplicada (Unicamp, 1995) Licenciado em Letras (Unitau, 1986). Publicações e projetos em Filosofia da Linguagem, Linguística e Linguística Aplicada, discutindo os sentidos. Temas: discurso, silêncio, Círculo de Bakhtin, cinema, audiovisual, multissemiose, multimodalidade, leitura, escrita, metodologias ativas e formação de professores. Membro de Grupos de Pesquisa. Participação em Projetos de Cooperação Internacional e Extensão. Experiência administrativa-acadêmica. Foi avaliador do Inep para Cursos de Graduação em Letras. De São José dos Campos/SP. E-mail:  villarta.marco@del.ufla.br

Pedro Navarro é docente no curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras, ambos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorou-se em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp de Araraquara. Entre os anos de 2010 e 2011 realizou estágio de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp. É líder do Grupo de Estudos Foucaultianos da UEM (GEF-UEM) e pesquisador do CNPq. Tem como foco pesquisas voltadas à produção de discursos determinados por sentidos advindos de lugares institucionais constituídos pelo pedagógico, pelo religioso e pelo midiático. Adota como dispositivo teórico-metodológico as noções e os conceitos erigidos pela Análise do Discurso francesa, representada, respectivamente, por Michel Pêcheux, Michel Foucault e Michel de Certeau. E-mail: navarro.pl@gmail.com

Silviane Barbato é Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. É líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura e do GT da ANPEPP Cultura, Pensamento e Linguagem na Contemporaneidade. Desenvolve projetos na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Cultura sobre Narrativas e explicações em interpretações de si em processos de transição e Convencionalização em dinâmicas dialógicas mediadas por tecnologias digitais, nos quais orienta Iniciação Científica e na Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Sites:
http://brasilia.academia.edu/silvianebarbato
http://www.researchgate.net/profile/Silviane_Barbato
E-mail: silviane.barbato@gmail.com

Thyago Madeira França é doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia e professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Estadual de Goiás. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Análise do Discurso pecheutiana em interface teórica com a Linguística Aplicada transgressiva e Ensino de Literatura. E-mail: thymad@gmail.com

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-504-2
Páginas: 276
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2019
 
 
Formas de Pagamento