Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Gramatica(s) e Discurso(s) - Ensaios Criticos

(Organização: Lucas Nascimento e Tania Clemente de Souza)

DE R$ 129,00   

• Lucas Nascimento
• Tania Clemente de Souza

 

Questionamentos. Debates. Críticas. Polêmicas...

Muito se tem dito a respeito da gramática, do ensino, da formação, das heranças, das aulas de língua portuguesa, afinal a gramática ainda é ensinada! Muitas são as reações por professores e alunos... Muitas também são as metodologias para abordagem da gramática e do seu ensino... Muitas ainda são as correntes e estudos linguísticos sobre gramática...

No século XXI, valorizar a língua falada é tanto urgente quanto valorizar a língua escrita, bem como valorizar o processo de atividades da fala para a escrita e da escrita para a fala. Eis os falantes, os escritores, as práticas dos usuários... Considerar a gramática como verdadeiramente da ordem da existência é considerar a existência da ordem do discurso.

Gramática nunca deveria ter recebido valoração como uma verdade única, como absoluta, muito menos acabada... porque até mesmo a colonização imperial deixou como herança, frutíferos conceitos que - ora mais tarde ou mais cedo - são relativizados, para que a pesquisa viva meio às mudanças impostas pelo espaço, pelo tempo e pelo discurso. Pois é - a língua é processo e a linguagem, processamento de línguas naturais!

Nessa esteira, convidamos os autores participantes deste livro para a discussão, na total liberdade de escolha a uma, a duas, ou a nenhuma por escolha de outra, acerca de posicionamentos sobre gramática e discurso. Com as discussões indicadas como pontos de partida, aqui propomos espaço para sistematização de reflexões com o objetivo de apresentar ensaios críticos sobre Gramática(s) e discurso(s), em diálogos ou duelos entre teorias científicas, linguísticas e/ou não linguísticas.

Por fim, é de entendimento nosso que esses ensaios críticos sobre gramática e discurso são de acordo com a perspectiva teórica e a crítica de cada pesquisador convidado.

ORGANIZADORES:

Lucas Nascimento
Capes - Ministério da Educação - MEC

Tania Clemente de Souza
Museu Nacional - MN - UFRJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

AUTORES:

Andreia Quadrio
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Aquiles Tescari Neto
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Cristiane Fuzer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Cristina Martins Fargetti
Universidade Estadual Paulista - Unesp

Daniela Kruse Ramos
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Flore Kédochim
Universidade Federal de Roraima - UFRR

Gean Nunes Damulakis
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Gleiton Matheus Bonfante
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Hadinei Batista
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
 
Hely César Ferreira
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
 
Heloisa Maria Moreira Lima de  Almeida Salles
 Universidade de Brasília - UnB

Jaqueline dos Santos Peixoto
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

José Edicarlos de Aquino
Universidade Federal do Tocantins - UFT

Katia Abreu
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Lilian Ferrari
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Lincoln Marco da Silva Salles
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Maria Carlota Rosa
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Maria Cecilia Mollica
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Maycon Silva Aguiar
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Raquel Sousa
Universidade Federal de Roraima - UFRR

Sara Regina Scotta Cabral
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Simone Guesser
Universidade Federal de Roraima - UFRR

 
 
Por: R$ 90,30
ISBN: 978-85-7591-539-4
Páginas: 456
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2019
 
 
Formas de Pagamento