COMPRE AQUI
O livro ora publicado representa, precisamente, uma dose do esforço intelectual de pesquisadores e professores ligados ao ensino, de investir na articulação entre as didáticas e as didáticas específicas, esta, na verdade, a pedra de toque que pode promover a superação do mal-estar e até de intolerância que tem marcado as relações entre as duas disciplinas. O termo “interfaces” colocado no título indica já a intenção de expressar o vínculo necessário da didática com as disciplinas específicas, com outras ciências da educação e com temáticas contemporâneas que envolvem o trabalho de ensinar. Verifique-se, por exemplo, a inserção de capítulos sobre a didática na educação infantil, na matemática, no brinquedo, nas tecnologias da comunicação e informação, no ensino de ciências humanas. Nesse sentido, esta publicação é não apenas oportuna mas também exemplar, pois suscita e incentiva a busca de integração entre a didática, as didáticas específicas e as temáticas atualmente recorrentes no debate filosófico e sociopolítico.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Carlos Cardoso Silva - Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialização Lato Sensu em Gestão da Escola Pública pela Universidade Federal de Goiás (1995). Especialização Lato Sensu em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas de São Gonçalo (1991). Graduação em Psicologia Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1990). Membro do Grupo de Pesquisa: NEPEFE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Educação.
Marilza Vanessa Rosa Suanno - Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994). Membro do Grupo de Pesquisa ECOTRANSD - Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade (UCB). Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI - RIEC (Coord. UB/Espanha e Unibave/Brasil). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação (UFG).
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Acácia Aparecida Bringel
Annete Scotti Rabelo
Carlos Cardoso Silva (Org.)
Celso J. Viana
Delza Maria da Silva Ferreira de Araújo
Ivone Garcia Barbosa
José Carlos Libâneo
João Henrique Suanno
Karly Barbosa Alvarenga
Lenita Maria Junqueira Schultz
Magda Ivonete Montagnini
Marilza Luzia Montagnini
Marilza Vanessa Rosa Suanno (Org.)
Miriam Bianca Amaral Ribeiro
Mirza Seabra Toschi
Paulo Roberto Miranda
Raquel A. M. da M. Freitas
Rosa Maria Viana
Simei Araújo Silva
Solange M. O. Magalhães