COMPRE AQUI
Na história da humanidade, a educação do povo se tornou objeto da ética e do direito, da ciência e da tecnologia. Este livro se situa no entrecruzamento desses planos, como o lugar de origem e de desenvolvimento de práticas e políticas educacionais da classe trabalhadora. Não por acaso, então, o texto que o inaugura trata da “ética, moral e educação omnilateral”, a utopia do reencontro do ser humano com sua essência histórica que foi sendo mutilada pelas relações sociais de produção centradas na propriedade privada. A utopia, porém, não é idealista, ao contrário, é tanto real quanto a luta que se trava para que a classe trabalhadora conquiste o direito à educação, sempre contraposto aos interesses do capital. A relação trabalho e educação situa-se nas “tramas do capital”, de cujo plano se suspendeu a ética aqui discutida ao se implantar a moral da classe dominante. Por isto cabe, nos questionar sobre “limites, contradições e possibilidades” da educação profissional no Brasil assim configurado. Mas a resistência também precisa ser evocada no passado e no presente. Do passado, compartilhamos do legado de Paulo Freire, aqui recuperado no estudo sobre os Círculos de Cultura. A denúncia da opressão e a desumanização da sociedade de classes, motiva ações transformadoras. O reconhecimento da unidade trabalho-educação na vida de sujeitos concretos pela escola pode nos auxiliar na construção de práticas pedagógicas contra hegemônicas. Por isto, a perspectiva da educação politécnica, da escola unitária e da formação omnilateral dos sujeitos ainda é uma luta atual.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Gilda Guimarães - Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Licenciada em História pela Universidade Federal de Goiás, professora titular do Instituto Federal de Goiás com atuação nos cursos de Licenciatura e nos cursos técnicos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Experiência de gestão pública na área da educação profissional e pesquisadora participante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (Nupeeft) mas áreas de políticas públicas, educação e trabalho.
Mad´Ana Desirée Ribeiro de Castro - Possui graduação em História, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1988), mestrado em educação, pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em educação, pela Universidade Federal de Goiás (2011). É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Goiânia. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação de Jovens e adultos. Atualmente, participa e é líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (Nupeeft).
Sebastião Cláudio Barbosa - Possui graduação em História, pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em educação pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Goiânia e professor titular da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Tem experiência na área de educação, com ênfase em interdisciplinaridade e epistemologia. Tem atuado e pesquisado, também, os seguintes temas: educação profissional, Proeja. Discute, a partir do materialismo histórico e dialético: felicidade (gozo social), totalidade, mediação e contradição, interdisciplinaridade, políticas públicas para a educação, formação integrada e currículo integrado, o método de Vygotsky, avaliação formativa e ética não normativa. É pesquisador participante do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (Nupeeft) e do Núcleo de Pesquisa Marxista (Nupemarrx).
SOBRE OS AUTORES:
Aline de Fatima Sales Silva - Doutora em Educação pela UFG. Membro do Grupo de Estudos de Filosofia e Educação da Faculdade de Educação/UFG. Pedagoga/Orientadora Educacional do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Goiânia. Atua especialmente nas áreas: educação, cultura, humanização e orientação pedagógica na Educação Básica.
Ana Paula do Amaral - Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Lavras (2010) e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). Atua na área de Educação do Campo, Ensino Médio Integrado e Pedagogia da Alternância. Desenvolve pesquisas no âmbito da relação educação-trabalho, formação integral e agroecologia. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (desde 2015) e professora técnica da Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO. E-mail: paula.amaral@gmail.com
Igor Henrique de Sousa Marcelino Felix - Egresso da Escola Família Agrícola de Uirapuru e técnico em Agropecuária. Reside com a família no Assentamento Chico Mendes, município de Crixás - GO.
Jacqueline Maria Barbosa Vitorette - Professora e pesquisadora efetiva do IFG, com formação em Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Especialização em Ensino de Ciências todos na Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Tecnologia- área de concentração Educação Tecnológica pela Universidade Tecnológica do Paraná. Doutorado em Educação, Faculdade de Educação Universidade Federal de Goiás. Experiência na Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Atuou na Escola Técnica Federal de Goiás, Escola Agrotécnica Federal de Ceres, Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás, Rede Municipal de Educação de Goiânia e privada.
Josué Vidal Pereira - Licenciado em História pela Fundação Universidade do Tocantins (2001), Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (2004), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2011) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia. É pesquisador do Financiamento da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos, com envolvimento em projetos e estudos nas linhas de pesquisa: Políticas Públicas da Educação Profissional e Tecnológica e na área da Educação de Jovens e Adultos. Atua como docente nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos e nas Licenciaturas em História e Letras com as disciplinas de História, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Didática. É membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação dos Trabalhadores e tem publicado vários artigos e capítulos de livros relacionados às temáticas das referidas linhas de pesquisa.
Luciana Campos de Oliveira Dias - Mestre e Doutora em Educação. Trabalhou como Reitora da Faculdade Metodista de Santa Maria e como Diretora do Colégio Centenário. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Atua principalmente nas disciplinas: Estagio Supervisionado nos cursos de licenciaturas do IFG - Formosa, disciplinas como Gestão Educacional, Didática, EJA, Políticas Públicas Educacionais. Tem experiência na área de EJA, Estágio, Didática, Práticas Educativas, Gestão Educacional do Ensino Superior e da Educação Básica. Docente pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de trabalhadores - IFG campus Goiânia e docente do Mestrado em Educação Profissional do Instituto Federal de Goiás (ProfEpt), atuando nas disciplinas Bases Conceituais em EPT e Gestão em EPT.
Paula Eduarda Silva Scuissato - Estudante da 2ª série do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Agropecuária na Escola Família de Uirapuru. Reside com família no Assentamento Tarumã, município de Nova Crixás - GO.