Nesta obra, não se trata, nem de se tentar afastar, de forma absoluta, as crianças menores do mundo da escrita, nem de enquadrar as crianças no mundo letrado adulto, sem levar em conta os processos de construção da linguagem e dos papéis sociais que já estão em andamento. Por isso mesmo, tendo no horizonte a questão candente da inserção das crianças no mundo letrado, a autora desenvolverá uma série de outros temas que dizem respeito à linguagem e ao universo cognitivo infantil, e que formam um pano de fundo para a reflexão sobre a apropriação da linguagem escrita.
Temas abordados na obra:
Introdução
Observando as práticas escolares
Um método natural de aquisição de linguagem
O poder integrador dos projetos:
a experimentação, a observação e a diversidade de registros
Refletindo sobre o papel e o significado da linguagem escrita
O Jogo de Papéis do Faz-de-Conta Infantil: mais experimentação e observação
De volta à escola
Glossário
* * *
A autora é professora do Departamento de Letras da UFsCar.