Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Ciências Sociais
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Curriculos, Diferencas e Fronteiras da Exclusao

- Relações Étnico-Raciais e de Gênero (Organização: José Licínio Backes e Ruth Pavan)

DE R$ 132,00  

• Jose Licinio Backes
• Ruth Pavan

A escolha dos autores para compor os 15 capítulos do livro levou em conta a sua trajetória de pesquisa, de modo que os capítulos tivessem como marca o rigor teórico, aliado ao compromisso político com os grupos excluídos, seja por questões étnico-raciais, seja por questões de gênero, ou ainda, pela articulação dessas. O fato de haver uma ênfase nessas questões e em suas fronteiras com a exclusão, longe de excluir a dimensão econômica (de classe), mostra que, além da dimensão econômica, há outras dimensões, com destaque para as questões de gênero, raça/etnia, que, articuladas, produzem processos de exclusão complexos, que, por isso mesmo, requerem análises mais complexas, portanto, que mostrem como elas se relacionam, como são interdependentes, fazendo com que alguns grupos sejam produzidos como diferentes, associando-se sua diferença com déficit, inferioridade, exclusão. Os autores preocupam-se em mostrar as resistências, subversões e lutas dos grupos que vivem nas fronteiras da exclusão em função de suas identidades/diferenças étnico-raciais e de gênero.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

José Licínio Backes - É graduado em Filosofia. É Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pós-Doutorado pela Uminho. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Vinculado a Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena, exercendo atividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino. É Bolsista Produtividade - CNPq. E-mail: backes@ucdb.br

Ruth Pavan - Graduada em Pedagogia. É Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutorado pela UMINHO. Atualmente é membro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente, exercendo atividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino. Também atua no Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP/UCDB, junto aos cursos de graduação. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Currículo e Exclusão. É bolsista produtividade CNPq. E-mail: ruth@ucdb.br

SOBRE OS AUTORES:

Ahyas Siss - Professor Associado II da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É Pós-Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional / UFRJ. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). É líder GPESURER - Grupo de Pesquisa Ensino Superior e Relações Étnico-Raciais, membro do LEAFRO - (NEAB) da UFRRJÉ professor / pesquisador membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). E-mail: ahyassiss@gmail.com

Andrea Fetzner - Possui mestrado em educação pela Unisinos (1999) e doutorado pela UFRGS (2007). Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). É professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Unirio (2015-2018). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo. E-mail: akrug@uol.com.br

Ângela Ferreira Pace - Doutoranda pelo PPGEDUC/UFRRJ, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Mestre em Educação pelo PPGEDUC/UFRRJ, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, possui graduação em Letras pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (1986) e graduação em Direito pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (1998). Atualmente é Assessora Especial de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora da temática das relações étnico-raciais, em especial, o racismo institucional, sendo integrante de grupos de pesquisa, GPESURER e OPPAAS. Tem experiência na área de lecionação em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/Língua Inglesa e, também, na elaboração e execução de concursos públicos e na legislação pertinente a direito administrativo.
E-mail: angelapace@globo.com

Aldenise Cordeiro Santos - É professora da rede pública de ensino do Estado de Sergipe. Graduada em Licenciatura plena em História pela Universidade Tiradentes - UNIT (2008). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Tiradentes-UNIT (2012), desenvolvido com bolsa do tipo PROCAPS/UNIT, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Dinamara Garcia Feldens, em que foi realizada pesquisa acerca das subjetividades de mulheres no escotismo, utilizando-se de filosofias contemporâneas, a partir de autores como Deleuze e Foucault.  Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Tiradentes UNIT (2014-2018). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade, desde 2011(GPECS/UFS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Educação Escoteira (Scouting Education), desde 2015 (USP/CNPq).
E-mail: aldenisecs@yahoo.com.br

Carlos Aldemir Farias da Silva - Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Pará; Instituto de Educação Matemática e Científica. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Ex-bolsista de pós-doutorado Júnior do CNPq (2013-2014). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (Núcleo GERA-UFPA). Editor de revistas científicas e coordenador de coleções de livros acadêmicos.
E-mail: carlosfarias1@gmail.com

Dinamara Garcia Feldens - Possui licenciatura em História (1996), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos (1999 CAPES/Conceito 6) . Durante o doutorado realizou estudos e pesquisas com bolsa MTC/ CNPq na Universidade da Sorbonné - Paris V, França, na área de Educação, antropologia do corpo e Filosofia. Possui pós-doutorado pela Universidade Complutense de Madrid UCM, com bolsa CNPq,  na área de Filosofia da Educação, estudando o filósofo Frances Gilles Deleuze. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq).  É pesquisadora e professora da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Conhecimento, cultura e educação. Avaliadora da CAPES na área do ensino PAEP/DPB. Desenvolve projetos científicos e de extensão vinculados ao tema poder na contemporaneidade. Atua principalmente nos temas: filosofia da diferença, epistemologia do conhecimento,  estudos de gênero, poder, corpo e  cultura. E-mail: dfeldens@hotmail.com

Francilene Brito da Silva - Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014-2017). Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí - Brasil (2001). É professora Assistente da Universidade Federal do Piauí do Departamento de Artes. Estuda atualmente afrodescendência, cotidiano, arte e decolonialidade. E-mail: artlenha@yahoo.com.br

Héctor Muñoz Cruz - Licenciaturas en Escuela Normal Superior, Antofagasta, Chile y de Pedagogía en Castellano en la Universidad del Norte, misma ciudad. Doctor en Lingüística Hispánica, Centro de Estudios Lingüísticos y Literarios, El Colegio de México, México DF. Profesor-investigador en sociolingüística, Departamento de Filosofía, Universidad Autónoma Metropolitana, Iztapalapa, Ciudad de México, desde 1982. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores, Nivel II. Miembro Correspondiente de la Academia Chilena de la Lengua en México, junio de 2017. Miembro del Comité de Artes, Educación y Humanidades de los Comités Interinstitucionales para la evaluación de la Educación Superior en México, CIEES, desde mayo de 2015. Miembro de Comités de Evaluación del Programa Fortalecimiento de la Calidad Educativa (PFCE), 2018-2019, Secretaría de Educación Pública. Evaluador del Programa Nacional de Posgrados de Calidad (PNPC), CONACYT, 2015 hasta la fecha. E-mail: hmonozcruz@gmail.com

Iara Tatiana Bonin - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Educação pela Universidade de Brasília; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil; Pesquisadora Produtividade do CNPq (PQ 2) Email: itbonin@gmail.com

Janete Magalhães Carvalho - Pós-doutora em Currículo e Cotidiano Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Sociologia da Vida Cotidiana pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisadora 1D (PQ-CNPq). ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9906-2911. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Currículos, culturas, linguagens e formação de professores”. E-mail: janetemc@terra.com.br

Jucimara Silva Rojas - Mestrado em Educação, Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Pós-Doutorado pela Universidade de Aveiro - Portugal em Formação, Desenvolvimento Humano e Ludicidade em Educação de Infância (2004). Atualmente como Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com experiência na área de Educação, ênfase em Educação, Formação Lúdica, Cultura e Prática Docente Interdisciplinar, atua principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Interdisciplinaridade, Filosofia da Infância, Cultura e Linguagem Simbólica, Jogos, Brinquedos e Brincadeiras da Infância, Formação, Prática Docente e Ludicidade Infantil em ações de efetividade teórica e prática. E-mail: jjrojas@terra.com.br

Juliana S. Monteiro Vieira - Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes/SE (2017), graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes/SE (2014). Participante e colaboradora dos grupos GPHEN/CNPQ (UNIT/SE) e GPECS/CNPQ (UFS/SE). E-mail: juhsantosvieira@gmail.com

Mailsa Carla Pinto Passos - Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Vice-coordenadora do Laboratório Educação e Imagem, da Faculdade de Educação da UERJ e PROCIENTISTA UERJ. Tem experiência na área da linguagem; currículo e cotidiano; afrodiáspora. E-mail: mailsappassos@gmail.com

Maria Aparecida Bergamaschi - Doutora em Educação e graduada em História. Realizou Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas, SP (Unicamp). É Professora na Faculdade de Educação da UFRGS, onde atua como professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando Mestrado e Doutorado na área de Educação Indígena e Ensino de História. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Peabiru: Educação ameríndia e interculturalidade. Integra o Conselho Editorial da Revista Espaço Ameríndio, participa da coordenação da Rede Saberes Indígenas na Escola - Núcleo UFRGS. Organizou e publicou artigos e livros sobre Educação Indígena e Ensino de História, tendo experiência nestas áreas, com pesquisas sobre educação guarani, educação escolar indígena e a temática indígena na escola. E-mail: mbergamaschi@edu.ufrgs.br

Maria Cristina L. Paniago - Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Pesquisadora visitante na Universidade de Manitoba, Canadá (Estágio Pós-Doutoral) Department of Family Social Science - Faculty of Human Ecology. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e  líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED). Investiga as seguintes temáticas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação e práticas docente. E-mail: cristina@ucdb.br

María Macarena Ossola - Doutora em Antropologia (Universidad de Buenos Aires). Pesquisadora do CONICET no Instituto de Investigaciones en Ciencias Sociales y Humanidades (ICSOH), Universidad Nacional de Salta, Salta, Argentina.
E-mail: maca_ossola@yahoo.com.ar

Mariana Schnorr Thomas - Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil, graduada em Artes Visuais pela mesma universidade. Professora de Arte do Colégio ULBRA São Lucas (Sapucaia do Sul-RS). E-mail: m4ri4na@gmail.com

Marizete Lucini - Professora Associada o Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Licenciada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (1993), mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (1999) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2007). Atua no departamento de Educação com as disciplinas de Educação de Jovens e Adultos; Educação do Campo, Teoria do Currículo e Ensino de História. É orientadora de Mestrado e Doutorado no Núcleo de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Sergipe e orientadora de mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História UFRJ/UFS. No âmbito da pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história; educação do campo, pedagogia do Movimento Sem Terra, Educação de Jovens e Adultos, Identidade, Memória, Interculturalidade. É líder do Grupo de Pesquisa Educação História e Interculturalidade e participa do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividades na UFS. E-mail: malucini@hotmail.com

Patrícia Alves Carvalho - É licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2000), possui mestrado (2005) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Educação da mesma Universidade. Atua em formação docente universitária e práticas pedagógicas para educação infantil e educação especial. Educadora desde 1995 até os dias atuais. E-mail: profpatriciauems@gmail.com

Ricardo Vieira - É Mestre em Antropologia Social e Sociologia da Cultura pela FCSH-UNL, Doutor em Antropologia Social, Pós-Doutor em Serviço Social e Agregado em Antropologia da Educação pelo ISCTE. No ano de 2000, foi galardoado com o Prêmio Rui Grácio, prêmio nacional para o melhor trabalho de investigação em Educação realizado em Portugal, SPCE. É, atualmente, Professor Coordenador Principal (Professor Titular) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, professor Decano do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador do Centro de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s) - CIID-IPL, núcleo do CesNova. E-mail: rvieira@ipleiria.pt

Rosimeire Martins Régis dos Santos - Doutora em Educação  pela Universidade Católica Dom Bosco (2015), período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá - Faculty of Human Ecology. Professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB),  pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED), nas seguintes temáticas: rede social no processo de ensino e aprendizagem, educação a distância, aprendizagem colaborativa, formação e práticas docente. E-mail: profarosimeireregis@hotmail.com

Sirley Lizott Tedeschi - Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), graduada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Docente efetiva da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Desenvolve pesquisa na área de Filosofia e Educação, Educação e Diferença, Epistemologia. E-mail: tedeschils@gmail.com

Steferson Zanoni Roseiro - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Professor da Rede de Ensino do Município de Cariacica/ES. Membro do Grupo de Pesquisa “Currículos, culturas, linguagens e formação de professores”. Área de atuação: Currículo, Corpo, Subjetividades, Filosofia da Diferença e Sexualidades. E-mail: dinno_sauro@hotmail.com

Tiago Duque - Possui doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP e mestrado em Sociologia pela UFSCar. É professor no Mestrado em Educação (Campus do Pantanal) e do Mestrado em Antropologia Social (FACH) da UFMS. É líder do Impróprias - Grupo de pesquisa em gênero, sexualidade e diferenças (CNPq/UFMS). Publicou os seguintes livros: “Montagens e Desmontagens: desejo, estigma e vergonha entre travestis adolescentes”, em 2011 pela Editora Annablume e “Gêneros incríveis: um estudo sócio-antropológico sobre as experiências de (não) passar por homem e/ou mulher”, em 2017 pela Editora da UFMS. E-mail: tiago.duque@ufms.br

Terezinha Maria Schuchter - Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFES. Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Universidade Federal do Espírito Santo. Área de atuação: Política e Gestão Educacional, Formação de professores, Educação e diferenças. Membro do grupo de pesquisa “Currículos, culturas, linguagens e formação de professores”. E-mail: terezaschuter@yahoo.com.br

Wilma de Nazaré Baía Coelho - Doutora em Educação pela UFRN; atua em três programas de Pós-Graduação na UFPA (PPGED), (PPEB) e (PPGECM). Atuou na Diretoria Regional Norte/Associação Brasileira de Pesquisadores\as Negros\as - Gestão (2010-2012). Vice Coordenadora Nacional do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (2012-2014). Pró-reitora (Pro tempore) de Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB - 2013-2014). Membro da Diretoria da ABPN (2014-2016). Membro do Corpo Editorial e Científico da Revista da ABPN (2014-2016). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais - Núcleo GERA/UFPA (2006-2016). Coordenadora do GT21/ANPEd (2015-2017). Integra a CADARA/MEC (2015-2017). Bolsista Produtividade CNPq (2010-2017). Integrante do Núcleo GERA-UFPA. Diretora/PROEG/UFPA, desde 2016.
E-mail: wilmacoelho@yahoo.com.br

 
 
Por: R$ 92,40
ISBN: 978-85-7591-529-5
Páginas: 376
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2019
 
 
Formas de Pagamento