Compre aqui
Esta obra, estruturada em uma perspectiva interdisciplinar, apresenta reflexões programáticas e resultados de pesquisa que revelam desafios e perspectivas implicados na relação entre linguagem e cognição. Em diálogo com discussões realizadas em importantes centros de pesquisa nacionais e internacionais, os capítulos que constituem a obra convergem para a compreensão de que linguagem e cognição são duas dimensões da vida humana, fundamentalmente, associadas. Ao enfrentar desafios de pesquisa estabelecidos nesse campo, torna-se indispensável o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Ao leitor iniciante ou especialista, este livro é um convite ao reconhecimento de que o estudo da relação entre linguagem e cognição apresenta como necessidade e concreta possibilidade uma articulação entre princípios teóricos, metodo-lógicos e praxiológicos de campos como a Linguística, a Semiótica, a Neurociência, a Filosofia, a Psicologia, a Biologia, a Educação, a Música, e a Comunicação Social. Entre os estudos revisitados pelos autores, para discussão nesta obra, encontram-se referências clássicas e algumas das mais importantes referências contem-porâneas desses campos do saber.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Josiane Militão - Professora do Departamento de Letras e do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Cognitiva, como membro dos grupos de pesquisa ElinC (Estudos em LInguagem e Cognição) e Complex Cognitio, ambos do Programa de Pós-graduação em Letras. Investiga fenômenos discursivos implicados relação entre linguagem, cognição e emoções. Acumula experiência acadêmica nas áreas de Linguística e Metodologia Científica e Psicologia Cognitiva. Atua, como pesquisadora, no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento e Cognição da PUC Minas em Betim (LAECC).
Sandra Cavalcante - Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil e Literatura Brasileira pela PUC Minas. Como pesquisadora, investiga fenômenos de caráter semântico-pragmático com base em arcabouços teóricos do campo da Linguística Cognitiva e da Semiótica Cognitiva. Coordena o grupo de pesquisa eLinC (Estudos em Linguagem e Cognição) e integra o grupo de pesquisa interdisciplinar Complex Cognitio. Atualmente, coordena projeto de pesquisa que visa à compreensão de processos de expressão e conceptualização de emoções de jovens em situação de vulnerabilidade social. É coordenadora do Projeto de Extensão e Pesquisa LER (Leitura e escrita com refugiados e migrantes). Coordenadora do GT Linguística e Cognição da ANPOLL, biênio 2018-2020.
SOBRE OS AUTORES:
Aline Aver Vanin - Professora do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É licenciada em Letras (Línguas e Literaturas Portuguesa e Inglesa) pela Universidade de Caxias do Sul (2004), especialista em Estudos Avançados da Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2005, Mestre (2008) e Doutora (2012) em Linguística pela PUCRS. Realizou parte de seu Doutorado na Eötvös Loránd University (ELTE), em Budapeste, Hungria. Atuou em estágio Pós-Doutoral no Laboratório de Processamento de Linguagem Natural (PLN) no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS (2013-2014). Integrou, como pesquisadora DTI (2014), o Núcleo de Estudos Avançados em Linguagem, Interação e Tecnologias (Nealit) na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Seus interesses de pesquisa perpassam as áreas de Linguagem, Cognição, Tecnologias e Saúde. Na UFCSPA, tem pesquisado a relação entre metáforas e o discurso sobre o câncer de mama, bem como a de metáforas conceptuais e funções executivas. Tem trabalhado, em nível da graduação e da extensão, com aspectos da comunicação na área da saúde.
Arabie Hermont - Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora e pesquisadora do grupo de pesquisa Estudos em Linguagem e Cognição (eLinC). Realiza e orienta pesquisas nas áreas de sintaxe e psicolinguística, com ênfase no estudo da aquisição de linguagem por parte de indivíduos com déficit linguístico, especialmente, quanto a perda linguística, notadamente a afasia. Acumula experiência acadêmica na área de Linguística, com ênfase em sintaxe, morfologia e léxico, fonologia e alfabetização. Em decorrência de estudos com déficit específico de linguagem oral, realiza, ainda, pesquisa sobre processos de aquisição da leitura e escrita em Síndrome de Down. Como pesquisadora, vem atuando, sistematicamente, em três projetos: “Traços formais na gramática mental de indivíduos com e sem déficit de linguagem e a leitura e a escrita por parte de pessoas com déficit gramatical”, “Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português” e “Aprendizagem da leitura e da escrita por parte de adultos com deficiência intelectual”, sendo este último um projeto que se realiza, simultaneamente, nos campos de pesquisa e de extensão.
Catarina Valle e Flister - Mestranda em Linguística e Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desenvolvendo um estudo de natureza cognitiva sobre o processo de construção identitária de migrantes e refugiados em contexto de aprendizagem do português. Possui graduação em Jornalismo e em Linguística pela UFMG, tendo desenvolvido projeto de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso investigando o uso de metáforas para referenciar refugiados na mídia jornalística brasileira e internacional, à luz de arcabouços teórico e metodológico da Linguística Cognitiva. Atua no desenvolvimento de pesquisa e extensão universitária no âmbito do Projeto Ler (Leitura e escrita com refugiados e migrantes), experiência que conta a assessoria do Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas. Desenvolve investigação científica, com inspiração etnográfica, no contexto social da migração e do refúgio, sob orientação interinstitucional das Profas. Sandra M. S. Cavalcante (PUC Minas) e Luciane Corrêa Ferreira (UFMG).
Edwiges Maria Morato - Professora-Associada III (Livre-docente) do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e em Fonoaudiologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Mestre (1991) e Doutora (1995) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo realizado doutorado-sanduíche na Université de Sorbonne-Nouvelle (Paris III), no período de 1994 a 1995, sob a supervisão de Laurent Danon-Boileau. No Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp), foi Coordenadora Geral de Pós-graduação (biênio 1999-2001) e Coordenadora de Extensão (1997-1999). Realizou estágios pós-doutoral na Universidade de Paris XII entre 2001 e 2002 (Paris, França) e na Université Lumière II, em 2007 (Lyon, França). Em 2015 e em 2018, foi pesquisadora-visitante do Institut Jean Nicod (Paris, França). É membro-fundador, foi coordenadora e coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho Linguística e Cognição da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), nos biênios 2004-2006; 2012-2014; 2014-2016. Integrou o Conselho Deliberativo da ANPOLL, quadriênio 2012-2016). É fundadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa COGITES (Cognição, Interação e Significação). Executora de um acordo de cooperação científica internacional (Brasil-França). Coordenadora do Centro de Convivência de Afásicos (CCA) e do Laboratório de Fonética e Psicolinguística (LAFAPE), na Unicamp. Como pesquisadora do CNPq, acumula reconhecida experiência na área de Linguística e de Neurolinguística, com ênfase nos estudos que envolvem as relações entre linguagem, interação e cognição. A partir de uma perspectiva sociocognitiva de cunho interacionista e com o concurso de metodologias voltadas para o estudo da linguagem em uso, especialmente no contexto neurolinguístico, investiga fenômenos linguístico-discursivos constitutivos de estados de afasia e Doença de Alzheimer.
Flávia Mayer - Pesquisadora em Estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (bolsista CAPES). Realizou estágio pós-doutoral em Comunicação Social (bolsista CAPES) pela PUC Minas. É doutora em Linguística pela PUC Minas (bolsista CAPES e CNPq), com período como visitor scholar CAPES/Fulbright no Departamento de Ciência Cognitiva da Case Western Reserve University, EUA (2014-2015). Mestre em Semiótica pelo Departamento Comunicação Social da PUC Minas (bolsista FAPEMIG). Possui graduação em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2013, obteve menção honrosa no Prêmio COMPÓS de Dissertações e Teses, concedido pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, pelo trabalho Imagem como símbolo acústico: A semiótica aplicada à prática da audiodescrição. Suas pesquisas apresentam ênfase nas áreas de semiótica, linguística cognitiva, tradução audiovisual, educação inclusiva e audiodescrição.
Hugo Mari - Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e estágio de pós-doutorado na Université Paris XIII. Atualmente, é professor do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas e sua atividade de pesquisa e de docência está voltada para as áreas de semântica, pragmática, cognição e análise do discurso. Coordenador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Complex Cognitio.
Luciane Corrêa Ferreira - Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, onde foi bolsista Prodoc/CAPES recém-doutor. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui pós-doutoramento pela University of California, Santa Cruz, mestrado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestrado em Tradução pela Universität Wien (Áustria), Professora adjunta na Faculdade de Letras (Língua Alemã e Português como Língua de Acolhimento). Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística Teórica (Semântica/Pragmática), Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada (ensino de Alemão, Português como Língua Adicional). É coordenadora dos cursos de Alemão para Fins Acadêmicos da Diretoria de Relações Internacionais e FALE/UFMG. É coordenadora do Idioma sem Fronteiras (IsF) - Alemão na UFMG. Foi Professora Visitante convidada pelo Centro de Estudos Inter-americanos (CIAS) na Universidade de Bielefeld, Alemanha.
Maíra Avelar - Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sul da Bahia. Doutora e Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas e Graduada em Letras pela UFMG. Desenvolve e orienta trabalhos no âmbito do projeto “Linguística, Cognição e Multimodalidade”. Desenvolve o projeto de pesquisa “Linguística, Cognição e Multimodalidade: interrelações entre fala e gestos na construção referencial”, que conta com bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, e coordena o projeto de extensão “Empreender nas Letras: capacitação e prestação de serviços de revisão, tradução e editoração”; que conta com bolsistas financiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UESB). É líder do Laboratório de Estudos em Linguagem e Cognição (LeCogLing - DGP/CNPq) e coordenadora, juntamente com Lilian Ferari (UFRJ) do Brazilian Red Hen Lab (sediado na UCLA e na Case Western Reserve University). Também é membro das seguintes associações internacionais: International Cognitive Linguistics Association (ICLA), International Society for Gesture Studies (ISGS), Researching and Applying Metaphor (RaAM) e Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).
Maria Clotilde Almeida - Professora da Faculdade de Humanidades da Universidade de Lisboa. Doutora em Linguística Alemã pela Universidade de Lisboa (FLUL). Mestre em Linguística Descritiva Portuguesa na FLUL. Pesquisadora com grande número de publicações na área. Desenvolve e orienta pesquisas, há décadas, na áreas da Linguística Cognitiva (em que dedica, atualmente, especial atenção aos fenômenos da metáfora monomodal e multimodal); Sociolinguística (em que focaliza o estudo da linguagem juvenil e discurso digital). Na FLUL, atua na área de Gramática e Recursos Linguísticos e Discursivos em contextos sociais e culturais diversos.
Monica Fontenelle Carneiro - Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Como Pesquisadora, realizou estágio no Programa de Educação Continuada do Rhode Island College, em Providence/RI, EUA. Como Professora Visitante, participou do Curso de Ensino a Distância em Países em Desenvolvimento do International Extension College no Instituto de Educação da Universidade de Londres na condição de bolsista do governo britânico. Como professora e pesquisadora acumula experiência nas áreas de Letras, Linguística e Linguística Aplicada e especial interesse em Linguística Cognitiva, Lingua(gem), Metáfora, Discurso e Ensino/Aprendizagem de Línguas. Participa, como pesquisadora, dos Grupos de Estudos e Pesquisas GELP-COLIN/UFC e GEPLA/UFC, e lidera suas unidades em São Luís/MA: GELP-COLIN/UFMA e GEPLA/UFMA. Participa, também como pesquisadora, do Projeto Internacional de Pesquisa MetBib, desenvolvido pela Universidad de La Rioja (La Rioja, Espanha), em parceria com a John Benjamins Publishing Company (Amsterdã, Holanda). Coordena os Cursos de Letras/Inglês (CAESP/PARFOR em quatro municípios do interior maranhense.
Naíssa de Carvalho Rajão - Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutora em Letras e Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Como professora, atua, entre outros, nas seguintes áreas e temas: Linguística, Análise do Discurso, Enunciação, Leitura e produção de textos. Desenvolve pesquisa científica com ênfase em Música Popular Brasileira, com abordagens que privilegiam a relação entre semiótica e música, música e cognição.
Paulo Henrique Aguiar Mendes - Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio pós-doutoral na Université Paris XIII. Acumula experiência de pesquisa, orientação e docência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, Pragmática e Análise do Discurso em suas interfaces com estudos da cognição humana.
Per Aage Brandt - Professor do Departamento de Línguas Modernas e Literaturas e de Ciência Cognitiva da Case Western University Reserve (Cleveland, EUA). Autor de livros e de mais de 150 artigos publicados, em diferentes países, sobre a Teoria Cognitiva e Semiótica da Linguagem, Gramática, Estética, Arte e Música. Como estudioso de Filologia Românica (francês e espanhol), construiu seu percurso na linguística estrutural e semântica estrutural e elaborou uma série de modelos - em especial os relacionados com as representações técnicas e formais de fenômenos textuais, como enunciação, diegese, e esquematismos modais - para descrever padrões de significado no âmbito de um discurso orientado (Greimas) e mais tarde uma semiótica fenomenológica (Thom, Petitot) e cognitiva (Talmy). Em 2002, foi agraciado com o Grand Prix de Philosophie de l’Académie Française e declarado Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura francês.
Rosângela Gabriel - Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração Leitura e Cognição, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC - RS). Doutora em Letras e Linguística, pela PUCRS, tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford/Inglaterra. Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela PUCRS. Foi Coordenadora de Pós-Graduação [Stricto Sensu] (2009-2012) e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2013) da UNISC. Coordenadora do GT Linguística e Cognição da ANPOLL nos biênios 2012-2014 e 2016-2018. Foi pesquisadora visitante no Centre de Recherche Cognition & Neuroscience (CRCN), da Universidade Livre de Bruxelas (BEX CAPES), no período de fev./2015 a jan./2016. É editora da revista Signo - ISSN 1982 2014, do CEPELL UNISC. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq. É Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (PQ 2015). É coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado, da UNISC (2016-2018/2018-2020). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita, leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura).