A coletânea Democracia e Gestão da Educação em Perspectiva reúne contribuições do coletivo de pesquisadores da Rede Mapa - Gestão democrática do ensino público sobre frentes temáticas relacionadas à democracia e à democratização da gestão da educação brasileira. Com recortes e ângulos de análise e reflexão variados, o conjunto de textos permite, por um lado, amostrar a complexidade da temática em pauta e, por outro, a atualidade e a pertinência da forma como os autores propõem enfrentá-la, especialmente em face de velhas e recoladas questões políticas e sociais que a atravessam e ressoam, hodiernamente, nas políticas de gestão da escola pública e dos sistemas de ensino.
É uma obra dirigida a pesquisadores do campo da política educacional, docentes e estudantes da educação superior, profissionais da educação básica e todos aqueles que buscam ampliar o horizonte de suas análises sobre o tema.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Elton Luiz Nardi é Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho. Professor Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa (nível 2) do CNPq, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) da Unoesc e integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e educação escolar; descentralização do Estado; política e gestão educacional; e políticas de regulação e avaliação educacional. E-mail: elton.nardi@unoesc.edu.br
Maria José Pires Barros de Cardozo é Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Serviço Social e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora assistente do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa Política Educacional vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFMA e a Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, História, Política e Gestão educacional e Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação; Gestão educacional; Planejamento; Formação humana; Qualificação profissional; Formação de professores; Ensino médio e Mercado de trabalho.
E-mail: maria.cardozo@ufma.br
SOBRE OS AUTORES:
Adaíres Rodrigues de Sousa é licenciado em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins; doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, Portugal, na Especialidade “Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores”. Integra a Rede Mapa (Gestão Democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins, o Subgrupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (EpeEM/UFT) e o Observatório de Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Técnico em Assuntos Educacionais na União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO). E-mail: adaires.sousa@student.fpce.uc.pt
Aline Bettiolo dos Santos é graduada em Pedagogia, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), na linha de pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania”. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) e a Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) em Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, investigando temas como gestão democrática, política de escolha de gestores escolares e regulação da educação.
E-mail: a.bettiolo.santos@unoesc.edu.br
Alzira Batalha Alcântara é doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudo do Espaço na Baixada Fluminense (NIESBF), atuando na linha de pesquisa “Política Pública, Trabalho, História e Educação”. Integra o corpo docente da linha de pesquisa “Políticas, Gestão e Formação de Educadores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (Unesa). Ocupa, desde janeiro 2018, o cargo de coordenadora desse PPGE. Coordena a Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Rio de Janeiro.
E-mail: alzirabatalha@hotmail.com
Ana Paula da Motta é graduada em Pedagogia, mestre e doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), na linha de pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania”. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) e a Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) em Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, investigando temas como gestão democrática, conselhos escolares e regulação da educação. Atualmente, atua como docente na rede municipal de ensino do município de Piratuba/SC.
E-mail: anapauladamotta@hotmail.com
Clarice Zientarski é doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Linha de Pesquisa “Trabalho e Educação”. Coordenadora do Grupo GEPGE/UFC - CNPq, da Escola da Terra Ceará e da Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Ceará. E-mail: claricezientarski@yahoo.com.br
Doracy Dias Aguiar de Carvalho é doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É membro do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social (GEPEDSS/UnB). Atua como assistente social na Política de Assistência Estudantil UFT. E-mail: doracy@uft.edu.br
Durlei Maria Bernardon Rebelatto é graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). É pesquisadora na linha de pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), integrando o Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC) e a Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) em Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, educação profissional, gestão democrática, qualidade social da educação e regulação educacional. Atualmente, é pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). E-mail: durlei.rebelatto@gmail.com
Efraim Lopes Soares é graduado em Educação Física e mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF), vinculado ao Departamento de Educação Física da UFMA, do Grupo de Pesquisa Política e Administração de Sistemas Educacionais (PASE), vinculado à Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, e da Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Maranhão, vinculado ao Grupo de Pesquisa de Políticas da Educação Básica e Superior da UFMA. Atualmente, é servidor da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, fazendo parte da Diretoria de Desenvolvimento Social. E-mail: efraimsoares16@hotmail.com
Giselle Ferreira Amaral de Miranda Azevedo é graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Foi vice-presidente da Anpae, seção Maranhão.
E-mail: gisafamaral78@gmail.com
Hermeson Claudio Mendonça Menezes é graduado em História, mestre e doutorando em Educação Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro-coordenador do Laboratório de Estudos Accountability Educacional (LEACE), membro da Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Ceará, do Grupo de Estudos em Educação do Campo (EDUCAMPO) e do Grupo Estudos, Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação de Professores e Gestão Educacional (GEPPGE). E-mail: hermesonmenezes_ufc@yahoo.com
Jemima Gertrudes Barreira Cavalcante é mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Está vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT, ao Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE) e à Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins. Professora aposentada do sistema estadual de ensino do Tocantins. E-mail: jemimabarreira@gmail.com
Karla Cristina Silva Sousa é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integra a Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Maranhão. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão escolar; Gestão e coordenação de processos formativos na educação básica; Estágio de gestão e organização dos sistemas educacionais; Políticas educacionais; e Educação para as relações étnico-raciais. É docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica/Mestrado Profissional e Coordenadora de Gestão do PIBID/UFMA. E-mail: sousa.karlla@gmail.com
Leonardo Victor dos Santos é mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Vincula-se ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT, ao Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE), à Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC) UFT/Arraias. Professor do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins / Formador de Gestão da DRE Arraias.
E-mail: professorleonardoarraias@gmail.com
Luzenir Poli Coutinho da Silveira é mestre em Educação Pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Vincula-se ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT, ao Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE) e à Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins Atua como pedagoga no sistema municipal de educação de Palmas (TO). E-mail: luzenirpoli@yahoo.com.br
Marilda Pasqual Schneider é doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado em Política Educativa pela Universidade do Minho de Portugal. É professora Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) da Unoesc e integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC). Tem experiência na área da Educação, desenvolvendo pesquisas que enfocam, principalmente, políticas de avaliação educacional e políticas curriculares. E-mail: marilda.schneider@unoesc.edu.br
Meire Lúcia Andrade da Silva é graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Rede Mapa (Gestão Democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocatins, SubGrupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (EpeEM) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObsSPE). Atualmente, atua como professora de educação básica na Rede Municipal de Ensino de Gurupi (TO).
E-mail: melucia26@hotmail. com
Melcka Yulle Conceição Ramos é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2015), Especialização em Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Santa Fé (2017) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão, UFMA (2018). Atualmente é professora substituta do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL), da UEMA, atuando também como docente no Programa Ensinar da mesma universidade. Além disso, atua como professora da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de São Luís, MA. Tem experiência na área da docência do ensino superior e coordenação pedagógica. Ministra aulas nos seguintes temas: Gestão Educacional, Planejamento, Políticas Educacionais, História da Educação Brasileira e Metodologia Científica. E-mail: melcka_ramos@hotmail.com
Munir José Lauer é graduado em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Mestre e doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Têm experiência na área de Educação, com ênfase em educação física escolar, educação do campo e políticas educacionais, pesquisando os temas: políticas educacionais; gestão da educação; educação do campo; e educação física escolar. Atualmente é professor de Educação Física da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. E-mail: munirjlauer@gmail.com
Patrícia de Mello Gomes Linhares Lemos é graduanda do Curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE) e da Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins.
E-mail: pathylinhares@hotmail.com
Patrícia Rezende do Nascimento é mestre em Educação Universidade Federal do Tocantins (UFT). É integrante do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT, do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE) e da Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins. Atualmente, atua como Pedagoga na UFT. E-mail: patríciarez@uft.edu.br
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). É professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), atuando como docente do curso de Pedagogia, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais (Grepe) e coordenadora da Rede Mapa Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Piauí. E-mail: raicribeiro@hotmail.com
Roberto Francisco de Carvalho é pós-doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (Unitins). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas. É Pesquisador na área de Política, Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural, ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT, ao Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObSPE) e à Rede Universitas/Br. E-mail: rcarvalho@uft.edu.br
Robson Vila Nova Lopes é mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Pedagogia e especialista em Gestão da Educação Municipal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É Professor da Educação Básica junto à Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, atualmente exercendo o cargo de Secretário Executivo. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação (CEE) e membro do Fórum Estadual de Educação (FEE) do Tocantins. Atua como pesquisador no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (NEPECE/UFT), no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Mundialização da Educação (GEPME/UnB), no SubGrupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (EPeEM/UFT) e na Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Pública e Gestão Educacional, Educação Municipal e Gestão de Sistemas de Ensino. E-mail: robson@seduc.to.gov.br
Roseli Maritan de Aboim Costa é mestre e doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). Graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes e em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Exerceu a função docente na rede pública do município do Rio de Janeiro no período de 1992 a 2017. Participa da Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Rio de Janeiro.
E-mail: roselimaritan@yahoo.com.br
Rosilene Lagares é pós-doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EducaNorte - Associação Plena em Rede). Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (GEPECE), coordenando o Subgrupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT, o Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE) e a Rede Mapa (Gestão democrática do ensino público: mapeamento das bases normativas e das condições político-institucionais dos sistemas municipais de ensino) no Tocantins.
E-mail: roselagares@uft.edu.br
Rosimar Serena Siqueira Equinsani é graduada em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Pedagogia pela Faculdade Anglo-Americano (FAA). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É professora Titular II da Universidade de Passo Fundo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. É pesquisadora bolsista de Produtividade em Pesquisa (nível 2) do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão da Educação, administração educacional e políticas educacionais, pesquisando os seguintes temas: administração de redes; sistemas de ensino e unidades educativas; políticas educacionais; formação de professores; e história da educação.
E-mail: rosimaresquinsani@upf.br
Rute Soares Rodrigues é mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Vincula-se ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT e ao Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (EpeEM/ObsSPE). É Professora da rede Municipal de Palmas Tocantins, Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Municipal de Educação de Palmas (TO) e Coordenadora do Fórum Permanente de Educação (FE) de Palmas.
E-mail: rutte.sr@gmail.com
Simone de Fátima Flach é doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com Pós-doutorado em Educação pala Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coeditora da Revista Práxis Educativa. Diretora da Anpae, seção do Paraná. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em política e gestão educacional. E-mail: eflach@uol.com.br
Sueli Meneses Pereira é graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é Professor Associado da UFSM. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de política e gestão educacional, com ênfase em administração de sistemas e unidades educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática; descentralização; participação; autonomia e autonomia escolar; política educacional; e Estado, educação e trabalho.
E-mail: sueli.ufsm@gmail.com