Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Envelhecimento - (Res)Significando Vidas e Reconhecendo o que é de Direito

(Organização: Aurea da Silva Pereira e Iêda Fátima da Silva)

  

• Áurea da Silva Pereira
• Iêda Fátima da Silva

 

A obra, intitulada Envelhecimento: (res)significando vidas e reconhecendo o que é de direito, apresenta a coletânea de textos produzidos no I Seminário sobre envelhecimento saúde e projeto de vida, organizados por professores e pesquisadores que discutem a temática. Teremos prazer de ler artigos abordando sobre a importância da memória ao longo da vida e as narrativas orais e escritas ecoam na rememoração de fatos da vida instalados no passado e traduzidos no presente; além disso, destacamos as políticas públicas e garantia dos direitos das pessoas idosas regulamentados no contexto brasileiro.

Nas instituições e grupos de trabalhos direcionados à terceira idade,  temos observado que mulheres e homens da terceira idade estão cada vez mais se envolvendo em projetos culturais e sociais.  Na Universidade do Estado da Bahia, temos a UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) como Projeto de Extensão. Tal projeto tem fortalecido os grupos de idosos e idosas de regiões diferentes do estado. No Campus II da UNEB, temos desenvolvidos muitas atividades de linguagem, arte, música e cultura digital. E as mulheres idosas têm exercido o protagonismo nas atividades artísticas e lúdicas.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Aurea da Silva Pereira - Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especialista em Linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Professora Adjunto do Departamento de Educação, Campus II /UNEB. Atualmente atua na linha de pesquisa 2 - Letramento, identidades e formação de educadores do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural (UNEB). Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa: GRAFHO - Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral; GEREL - Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens.

Iêda Fátima da Silva - Mestra em Família na Sociedade Contemporânea pelo Programa em Família na Sociedade Contemporânea da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Atualmente é professora do Departamento de Educação do Campus II - Alagoinhas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nos cursos de Licenciatura em Letras, Educação Física, Matemática, História e Pedagogia. É coordenadora do Programa de Extensão da UNEB, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI/UNEB). Foi membro do Conselho Municipal do Idoso, Alagoinhas, BA no período de 15 anos. É membro associado à Associação Brasileira de Universidades Abertas à Terceira Idade (ABRUNATI). É Vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Alagoinhas, BA. Coordenadora do Projeto Universidade para Todos (UPT) no município de Alagoinhas, BA. Coordenadora do Projeto de extensão Linguagens Integradas Sobre Envelhecimento no município de Alagoinhas, BA.

SOBRE OS AUTORES:

Jefferson Correia da Conceição - Possui graduação em Licenciatura Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1987), especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO 1996), especialista em Artes (SEC - IAT - BA 1998). Mestrado em Ciências da Educação - Universidad Autônoma de Asuncion - UAA (2007) e doutorado em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC (2010). Atuações - Faculdade Santíssimo Sacramento e Universidade do Estado da Bahia - UNEB - DCET - CAMPUS II. Áreas de atuação: Artes, Desenho Geométrico, Desenho Técnico, Geometria Descritiva, Artes e Educação, Artes e Cultura Popular, História da Arte. Atuação Ensino Superior: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, Pós-graduações. Ensino Médio/Cursos Técnicos - Edificações, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho.

Katia M. S. Mota - Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1972), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1984) e doutorado em Estudos Luso Brasileiros - Brown University (1999). Atualmente é professora Titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e atua na pós-graduação em Educação e Contemporaneidade; é aposentada da Universidade Federal da Bahia. Sua produção científica circula nas áreas de: Educação linguística, língua e identidade, bilinguismo e comunidades imigrantes, letramentos e aprendizagens de idosos, pesquisa (auto)biográfica, memoriais acadêmicos.

Maria Emília Oliveira de Santana Rodrigues - Possui graduação em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1976). Tem Especialização em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos e em Gerontologia. Fez mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008), Faculdade de Educação. É colaboradora do Fórum Permanente em Defesa da Pessoa Idosa, BA, participando da Secretaria Executiva. Também faz parte do Fórum Nacional Permanente Da Sociedade Civil Pelos Direitos Da Pessoa Idosa, como representante da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Escrita e Práticas Pedagógicas, atuando principalmente nas seguintes áreas: envelhecimento, leitura, memória e práticas pedagógicas com pessoas idosas.

Sheila Marta Carregosa Rocha - Pós-Doutorado no Programa de Família na Sociedade Contemporânea (UCSal). Pós-Doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade do Porto. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal 2015). Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal 2012). Especialista em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito (UFBA 2007). Especialista em Metodologia do Ensino Superior com Ênfase em Novas Tecnologias (FBB 2002). Bacharela em Direito (FIB 2005). Licenciada em Letras Vernáculas (Universidade Católica do Salvador, 1994. Líder do Grupo Direitos Humanos, Envelhecimento e Violências, no Diretório dos grupos de Pesquisa do CNPq.

Vera Maria T. Brandão - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Produção Simbólica e Reprodução Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: memória social e autobiográfica, educação continuada, envelhecimento, longevidade, mídia.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-590-5
Páginas: 136
Formato: 12 x 22
Altura: 22 cm
Largura: 12 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2020
 
 
Formas de Pagamento