COMPRE AQUI
Falar de uma educação musical na perspectiva histórico-cultural, em bases vigotskianas, é trazer novos tempos para a música como atividade educativa. Principalmente no Brasil, um país tão rico em cultura musical, mas, que ainda preza por práticas que excluem expressões musicais singularmente diversas. É preciso olhar para a riqueza da musicalidade do ser humano, por meio de suas experiências com o mundo sonoro, para compreender as possibilidades educativas da atividade musical. Todos somos musicais. Todos temos direito ao desenvolvimento de nossas musicalidades, de participar das culturas musicais, compreendê-las, de nos expressar e criar musicalmente. É a isso que se propõe uma educação musical fundamentada na perspectiva histórico cultural de Lev Semionovich Vigotski. Adentrar o mundo da educação musical de modo colaborativo, relacional e dialógico. Esperamos que esse livro seja uma fonte inspiradora para uma educação musical humanizadora.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Murilo Silva Rezende - Educador musical. Doutor em Educação pela UNB; Mestre em Artes/Música pela UFU; Especialista em Planejamento, implementação e gestão da EAD pela UFF e licenciado/bacharel em Música pela UFU. Têm experiência em bandas, bigbands, quartetos e trios. Trabalha com educação musical no Ensino fundamental I e II, Ensino Médio, EJA e Ensino Superior nas modalidades presencial. Atua como Designer Instrucional, tutor e professor na modalidade EAD. Tem cursos publicados e utilizados em diversas plataformas online, tais como, o MOODLE, utilizado nos cursos de graduação e pós-graduação em música da UNB.
Patrícia Lima Martins Pederiva - Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (1987); Especialização em Execução Musical pela Universidade de Brasília (2000); Mestrado em Educação (Ensino-aprendizagem) pela Universidade Católica de Brasília (2005); Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009/ Escola, Aprendizagem e Trabalho Pedagógico); Pós-Doutorado no Departamiento de Psicologia Evolutiva y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid, España; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Professora do PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB na Linha de Pesquisa EAPS (Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade na Educação), no Eixo de Pesquisa de Processos de Escolarização; Coodenadora do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas(Certificado pelo CNPq); Atuou como professora pesquisadora no Centro UnB Cerrado, da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás de 2015 à 2017; Estudiosa da Perspectiva Histórico-Cultural de Lev Semionovich Vigotski. Tutora do PET Educação da FE/UnB/ORCI.
SOBRE OS AUTORES:
Andréa Pereira de Araújo Martinez - Graduada em Pedagogia com Especialização em Educação Infantil pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília-FE/UnB. Com Mestrado Acadêmico e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UnB. Atualmente ocupa o cargo de diretora da Diretoria de Educação Infantil-DIINF da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEDF. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE. Realiza pesquisas acerca da criança, infância, educação infantil e educação musical, tendo por base teórica a perspectiva histórico-cultural.
Augusto Charan Alves Barbosa Gonçalves - É técnico em Violão Erudito/Artes pelo Centro de Educação Profissional (CEP) - Escola de Música de Brasília (2007). É Licenciado em Educação Artística - Habilitação em Música pela Universidade de Brasília (2010). É Mestre em Música pela mesma instituição (2013). Foi professor da disciplina “Fundamentos da Arte na Educação” do curso de pedagogia a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB - 1º/2015). É membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE) da Faculdade de Educação da UnB e pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas Afetos e Política do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados de Brasília, Distrito Federal.
Carla Patrícia Carvalho de Amorim - Pedagoga pela AEUDF, 1997 e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, 2017. Fundadora do Projeto Batucadeiros, atua com música corporal no Instituto Batucar, Recanto das Emas/DF. Como criadora da abordagem educativo musical Batuca Bebê, pesquisa o desenvolvimento da musicalidade dos bebês, tendo como foco a educação do gesto musical, a partir da música corporal. Ministrou workshops de música corporal no Brasil, em Cabo Verde/África, Suécia e Argentina. É fundadora e coordenadora do Projeto Batucadeiros. Estuda o desenvolvimento da musicalidade do bebê.
Daniela Barros - Pedagoga. Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - PPGE/FE/UnB. Especialista em Epistemologías del Sur pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE/PPGE/FE/UnB.
Maria Luiza Dias Ramalho - Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UnB da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professora de Atividades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, desenvolve trabalhos e realiza pesquisas nas áreas de educação infantil, educação musical e formação de professores. Atualmente trabalha na Coordenação Intermediária de Educação Infantil da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto - CRE/PP - SEDF.
Roberto Ricardo Santos de Amorim - Músico graduado pelo Departamento de Música/UnB (2006) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UnB 2016. Fundador do Projeto Batucadeiros (2001) e presidente do Instituto Batucar (2006). Realiza pesquisa e desenvolvimento de abordagens educativo musicais através da música corporal. Desenvolveu ações com música corporal no Brasil, em Cabo Verde/África, na Suécia e em Argentina. É fundador do Projeto Batucadeiros e presidente do Instituto Batucar. Licenciado em Música e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Atuação profissional no Brasil e na Suécia.
Saulo Pequeno - Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pelo DAN/ICS/UnB. Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - PPGE/FE/UnB. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE/PPGE/FE/UnB.
Tatiane Ribeiro Morais de Paula - Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília. Mestre pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal e especialista em Orientação Educacional pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM. Atualmente é intérprete educacional nas séries iniciais na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectiva histórico-cultural, cultura surda e musicalidade.