COMPRE AQUI
O livro investiga os itinerários estudantis dos intelectuais: José Bonifácio Fortes Neto (1926-2004), José Silvério Leite Fontes (1925-2005), Manoel Cabral Machado (1916-2009) e Maria Thetis Nunes (1923-2009), desde os primeiros passos na vida escolar até a conclusão do curso secundário. Investigar o grupo proposto é entender para além dos nomes arrolados, mas conhecer espaços, aprendizagens, embates e os caminhos trilhados por esses sujeitos que ocuparam lugar de destaque em várias instituições do Estado de Sergipe e do Brasil.
Escrutinar a vida desses sujeitos e as “estruturas de sociabilidade” construídas indica elementos do universo educacional mais amplo, e assim constitui-se como uma diferente chave para a leitura e interpretação da História da Educação. Dentro dessa perspectiva, o livro foca nos "jovens anos escolares", e a partir da análise dos itinerários estudantis emergem as instituições educacionais, os professores e as disciplinas, lançando luz sobre espaços, sujeitos e práticas educativas no final da primeira metade do século XX.
SOBRE O AUTOR:
João Paulo Gama Oliveira é Professor do Departamento de Educação (Dedi) e do Mestrado Profissional em Ensino História - ProfHistória da Universidade Federal de Sergipe. Graduado em História, mestre e doutor em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: história, ensino, aprendizagem (Dehea/CNPq/UFS) e integra os Grupos de Pesquisa Relicário (Dedi/CNPq) e Heduca (História e Educação: textos, escritas e leituras) (UFPel/CNPq). Atua em pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História, sobretudo no tocante à história dos intelectuais, história da disciplina História e história do ensino secundário.