De que maneira marcar o compasso e as batidas de uma jornada imposta a educadores entre os anos de 2009 a 2019 na Educação de Jovens e Adultos? Qual(is) possibilidade(s) de compreender os reflexos desta caminhada? Esta obra reúne pesquisadores do estado de Mato Grosso e, pelas diferentes vozes, problematiza os meandros da Educação de Jovens e Adultos, memórias, desenvolvimentos e avanços. O debate surgiu a partir da política de estado que sinalizava a preocupação com a formação humana e engendrava meios para visibilizar, pela acessibilidade educativa, aqueles que, à margem do processo de escolarização, precisavam de acolhimento e projeção intelectual-profissional. Durante o decênio, coube-nos produzir reflexões alhures, e, finalmente, trazer nos capítulos desta coletânea, as experiências, as interlocuções, bem como os questionamentos dos profissionais-pesquisadores atuantes desse locus. Esperamos que os/as leitores/as aproveitem a tentativa de respostas, exercício aqui demonstrado.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Célia Zeri de Oliveira - Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro (2015), Mestre em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro (2005). Atualmente é professora adjunta na área de Ensino-aprendizagem de línguas na UFPA, ILC, FALE. Tem experiência docente no ensino básico tendo ensinado por 12 anos no ensino fundamental e médio nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa, atua no ensino superior principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente, Gêneros Textuais, discursivos, Letramentos, Estágio Supervisionado. É líder do Grupo de Pesquisas: Letramentos, Identidades e Diversidades.
Erika Pessoa Japhyassu Brito - Pós-doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop e pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (2016). Doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (2012). Mestrado em Entomologia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008), Licenciatura em Biologia pela Claretiano Rede de Educação (2018) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006). Professora Efetiva de Biologia na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso - Seduc, MT. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Etomologia Agrícola, atuando principalmente nos temas: acari, taxonomia e diversidade.
Helenice Joviano Roque de Faria - Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília UnB. - Docente da Unemat, Sinop, MT. Tem como foco de pesquisa as Políticas de Formação Docente em âmbito Inicial e Contínua (Língua Portuguesa), Análise de Discurso, Letramentos e Leituras Semióticas. É membro do Grupo de “Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” - GECAL CNPq, UnB e Geplias Unemat, Sinop, MT. Docente da Unemat(Campus de Sinop, MT). Professora efetiva da Seduc, MT desde 2001 e lotada no CEJA Benedito Sant’ana da Silva Freire de Sinop, MT.
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Adriana Lins Precioso
Adriana Vougado de Souza
André Luiz Cardoso Ribeiro
Aparecido Borges da Silva
Célia Zeri de Oliveira
Cíntia Débora de Moraes Cinti
Erika Pessoa Japhyassu Brito
Helena Bertoleti Veras
Helenice Joviano Roque de Faria
Hercules Gimenez
Jaci Donatti
Josivaldo Constantino dos Santos
Kelen Regina Araújo
Leandra Ines Seganfredo Santos
Patrícia da Silva Oliveira
Romeu Donatti
Sandra Luzia Wrobel Straub
Tamiris Marques Eng Wang
Tiago da Silva Heincka