Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação ou Violência - Tabus Acerca da Pena de Morte

   

• Silvia Rosa da Silva Zanolla

COMPRE AQUI 

Contraditoriamente pelo viés do senso comum e até mesmo oficial, há o hábito social de se justificar o uso da violência para se combater a própria violência, como no caso da pena de morte. De acordo com a pesquisa apresentada nesta obra, ressalta-se que não cabe, a bem da educação, admitir a prevalência do instinto agressivo sobre as pulsões vitais na sociedade, sob pena de se perder de vista possibilidades de autopreservação da civilização em meio à barbárie. Por esses princípios, não existe melhor maneira de combater a violência e a ideologia do que aquela de não silenciar, seja pela atuação nas instituições, seja pela elaboração de pesquisas que objetivem barrar “o futuro grandioso da desumanidade” (Adorno 1995). Não por acaso, a teoria crítica frankfurtiana embasa essa pesquisa sobre a pena de morte por se entender que esta manifesta um fragmento da violência como elemento de alienação, deformação cultural e educacional para além da seara jurídica. O problema da pena capital reflete o fracasso social em lidar com a educação e a preservação da vida em todos os sentidos. Não obstante, Adorno (1995) insiste em chamar a atenção para a importância de produzir pesquisas e estudos que possam impedir o futuro da barbárie no âmbito de todas as áreas do conhecimento, sobretudo, pela Psicologia e pela Educação. Essa reação seria a melhor maneira de prevenir a violência e constituir resistência em prol da humanização irrestrita. Só conjuntamente, de modo amplo se poderia entender os fundamentos dos processos subjetivos que levam à frieza humana, ao caráter manipulador fascista, de pensamentos onipotentes, autoritários e preconceituosos; fanáticos, perversos e narcisistas, em meio à ordem vigente política, societária e cultural.

SOBRE A AUTORA:

Silvia Rosa da Silva Zanolla - Graduada em Psicologia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutora e pós-doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Possui projetos de extensão, pesquisas e publicações na perspectiva da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. É professora Titular atuando na graduação em Psicologia e na pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG). É membro fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (Nevida/FE/UFG).

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-65-86089-14-1
Páginas: 196
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2021
 
 
Formas de Pagamento