Letras Insubmissas: Ensaios Sobre Literatura e Transgressão reúne artigos que apresentam como motto principal a abordagem de obras que, cada uma a seu modo, representam transgressões da ordem social ou reconfigurações do campo literário. No conjunto, analisa-se a relação da literatura com as diversas formas de transgressão, seja em relação à linguagem, à forma, à identidade ou ao gênero e aos comportamentos socialmente impostos, bem como a representação de transgressões formais ou temáticas na produção literária. Algumas propostas exploram também a construção de personagens transgressoras, indicando as rupturas necessárias à constante renovação da produção literária no Brasil e no exterior. O presente livro se vincula à linha de pesquisa Literatura, Memória e Identidade, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, destinando-se especialmente a estudiosos e pesquisadores das Ciências Humanas, estudantes de pós-graduação e graduação das áreas de Literatura e Linguística, Artes e áreas afins, bem como a qualquer leitor ou leitora que se interesse pelos temas e discussões nele propostos, no intuito de ajudar a pensar que a literatura estaria sempre ao lado do inacabamento, da transgressão e da proposição de novas perspectivas para a criação, para a arte e para a existência.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Luciana Borges - É doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Professora da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Autora do livro O erotismo como ruptura na ficção brasileira de autoria feminina (Ed. Mulheres 2013) e organizadora de A mulher na escrita e no pensamento: ensaios de literatura e percepção (Funape 2013), O corpo na literatura e na arte: teorias e leituras (Depecac 2013), Gênero, Linguagens e Etnicidades (Funape 2013), Tessituras Literárias: cultura, identidade e outras artes (Mercado de Letras 2017). Integrante do grupo de pesquisa Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho e membro do GT ANPOLL - A mulher na literatura.
Silvana Augusta Barbosa Carrijo - Mestre e Doutora pela UFG, é Professora Associada da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da UFG - Regional Catalão, atuando nos cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos da Linguagem (Mestrado e Doutorado). Seu curso de doutorado foi parcialmente realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Em seu pós-doutorado realizado na Faculdade de Ciências e Letras de Assis / UNESP, investigou identidades e relações de gênero na literatura juvenil brasileira contemporânea. Como parte das atividades do referido pós-doutorado, realizou estágio na Universidade de Santiago de Compostela. É autora do livro Trama tão mesma e tão vária: gêneros, memória e imaginário na prosa literária de Lya Luft (Ed. Prismas 2013) e organizadora de Gênero, Linguagens e Etnicidades (Funape 2013) e Tessituras Literárias: cultura, identidade e outras artes (Mercado de Letras 2017). Faz parte do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL. É membro dos grupos de pesquisa com cadastro no CNPq: Leitura e Literatura na Escola (UNESP/Assis), EnLIJ - Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas (UERJ) e Ensino e Linguagem (UFRN). É membro pesquisadora da RELER - Rede de Estudos Avançados em Leitura, do IILER - Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC - RIO - Cátedra Unesco de Leitura. É membro colaboradora externa do Grupo Liter 21 - Literatura Gallega. Literatura Infantil Y Juvenil. Investigaciones literarias, artísticas, interculturales y educativas (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha).