Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
O Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Brasileira

- O Ceará em Foco (Organização: Glauber Lima Moreira e Valdecy de Oliveira Pontes)

 

• Glauber Lima Moreira
• Valdecy de Oliveira Pontes

 

Durante a maior parte do século XX o ensino da língua espanhola esteve praticamente ausente de nossas escolas e, em consequência, apagado da memória de muitos especialistas da área, sejam eles professores, pesquisadores ou tradutores, por exemplo. E não é de se estranhar, pois se temos pouca história, parece normal termos também pouca lembrança dela.

Entretanto, as últimas três décadas parecem ter despertado - ao menos parcialmente - em muitos dos que atuamos nesses campos a importância de manter viva e presente a trajetória do ensino de espanhol no Brasil, levando-nos a ressaltar uma visão crítica e científica do que já se realizou, dos problemas enfrentados, das dificuldades superadas, dos êxitos alcançados, dos insucessos obtidos e, sobretudo, da experiência adquirida (positiva e negativa) com o propósito tanto de aprendermos do passado para melhor entendermos o momento presente, quanto para podermos projetar um futuro mais promissor.

Nesse sentido, vimos surgir uma atitude favorável e um ambiente bastante propício para a realização de pesquisas de maior ou menor fôlego nas áreas de história do ensino de línguas, de políticas linguísticas e de formação de professores, entre outras, de tal forma que muitos trabalhos já são considerados referência no país por estudiosos consagrados.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Glauber Lima Moreira é Doutor em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF), Barcelona. É Mestre em Linguística Aplicada e Licenciado em Letras Português e Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor de espanhol no curso de Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Lexicologia e Lexicografia. Pesquisa e divulga o uso do dicionário como ferramenta de ensino / aprendizagem na sala de aula de espanhol como língua estrangeira. É membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR / UFPI e Lexicologia, Terminologia e Ensino - Letens/UECE.
Email: glauberlimamoreira@hotmail.com

Valdecy de Oliveira Pontes é professor adjunto IV da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Curso de Letras Português/Espanhol e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). É Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, pós-doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira (Sociolinle, CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Tradução, Funcionalismo e Ensino (Trafe, CNPq). Email: valdecy.pontes@ufc.br

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
 
Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo
Boaventura Joaquim Furtado Bonfim
Carmen Rivas Máximus Denis
Cícero Anastácio Araújo de Miranda
Eduardo César Pereira Souza
Gerlylson Rubens dos Santos Silva
Germana da Cruz Pereira
Glauber Lima Moreira (org.)
Gleicyane Feitosa Gomes Torres
Gretel Eres Fernández (colab.)
João Artur Freitas da Rocha
José Iván Velázquez Rodríguez
José Veranildo Lopes da Costa Junior
José Victor Melo de Lima
Kátia Cilene David da Silva
Letícia Joaquina de Castro R. Souza e Souza
Livya Lea de Oliveira Pereira
Maria Camila Barros Alcântara
María del Carmen Méndez Santos (colab.)
Maria Djany de Carvalho Araújo
María Lorena Suárez Pazos
Maria Ocenéia dos Santos Rocha
Maria Valdênia Falcão do Nascimento
Marisa Ferreira Aderaldo
Marizete Carvalho
Marta Leuda Lucas de Sousa
Neyla Denize de Sousa Soares
Paulina Alexandra Soares Felipe
Shirliane da Silva Aguiar
Silvânia Carlos Moura
Tatiana Lourenço de Carvalho
Valdecy de Oliveira Pontes (org.)

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-65-86089-55-4
Páginas: 472
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2021
 
 
Formas de Pagamento