Os estudos apresentados nos capítulos desta coletânea se concentram na tarefa específica de evidenciar as motivações funcionais da coordenação em português, promovendo discussões que permitem, de saída, destacar dois pontos principais: (i) a refutação da aparente simplicidade do fenômeno defendida pela literatura; e (ii) as motivações não só semânticas, mas também pragmáticas, envolvidas na formulação dos enunciados.
Quanto ao primeiro ponto de destaque, o tratamento inovador, em comparação com o da tradição gramatical, mostra que a coordenação consiste num processo de codificação que conecta unidades morfossintaticamente independentes, originadas de constituintes equipolentes em relação aos valores pragmáticos e semânticos envolvidos.
O segundo ponto de destaque é a adoção da GDF como modelo teórico, especialmente a separação entre a Formulação e a Codificação, que torna evidente as motivações pragmáticas e semânticas envolvidas nos processos morfossintáticos em análise.
Esse tratamento implica, portanto, uma concepção da coordenação como um processo mais complexo do que se vê na tradição gramatical e descritiva. Amplia o alcance da morfossintaxe na gramática do português o fato de que os trabalhos desta coletânea tratam não apenas de Coordenação, mas também de dois outros processos formais, o de Listagem e o de Expansão, entendidos como um reflexo, na Codificação, de estratégias da Formulação.
É esse entendimento diferenciado que implica um refinamento da definição de coordenação, inclusive no âmbito dos estudos descritivos, o que, por si só, imprime ao conjunto da obra esse caráter notadamente inovador.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Erotilde Goreti Pezatti - Mestre em Linguística pela PUC-Campinas, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp. Pós-doutorado em Gramática Discursivo-Funcional, pela Universidade de Amsterdam (2005) e pelo ILTEC / Lisboa (2012). Coordenadora da área de Linguística da Fapesp (2013-17). Professora Associada da Unesp / SJRP, Bolsista PQ / CNPq, desde 1994 e Líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional.
Marize Mattos Dall’Aglio Hattnher - Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp / Araraquara, com Pós-Doutorado em linguística funcional na State University of New York e na University of Amsterdam. Atualmente é docente da Universidade Estadual Paulista, câmpus de São José do Rio Preto, e pesquisadora do CNPq.
Roberto Gomes Camacho - Professor Associado da Universidade Estadual Paulista, onde atua, como docente permanente do PPG Estudos Linguísticos. Tem pós-doutorado pela Universidade de Amsterdam (2005) e pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa (2011) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista (2009). É atualmente bolsista PQ do CNPq, nível 1B e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional.
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Aliana Lopes Câmara
Ana Maria Paulino Comparini
Bárbara Ribeiro Fante
Beatriz Goaveia Garcia Parra de Araujo
Camila Rodrigues de Amorim
Carolina da Costa Pedro
Erotilde Goreti Pezatti
Gabriel Henrique Galvão Passetti
Gabriela Maria de Oliveira-Codinhoto
George Henrique Nagamura
Helker Nhoato
Joceli Catarina Stassi Sé
Lisângela A. Guiraldelli
Marize Mattos Dall'Aglio Hattnher
Michel Gustavo Fontes
Monielly Cristina Saverio Serafim
Nathalia Pereira de Souza Martins
Norma Barbosa Novaes-Marques
Roberto Gomes Camacho
Sandra Denise Gasparini Bastos
Talita Storti Garcia
Virgínia Nuss
Vítor Henrique Santos da Silva