Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Pensar o Ver

(Organização: Rita Márcia Magalhães Furtado)

 

• Rita Márcia Magalhães Furtado

 

O propósito dessa coletânea centra-se na problematização das relações entre o ato de ver e a construção do conhecimento numa perspectiva que delineia a construção de uma  educação emancipadora que sustenta a problemática aqui tratada, evidenciando que a estética se impõe como conditio sine qua non para o exercício da crítica e para a experiência do pensamento. As várias faces da arte, abordadas no Pensar o Ver: perspectivas estéticas e possibilidades formadoras demonstram que esta continua sendo uma via para se pensar a estética como modo de resistência, uma possibilidade de constituir, ou de restituir, os espaços de existência pautados na liberdade, na pluralidade e nas práticas emancipatórias. E, sabemos, o espaço educativo é bastante profícuo para se repensar ações humanas, preferencialmente coletivas, no sentido de priorizar a partilha e a democratização de saberes. Sendo assim, esse compêndio assume um caráter heteróclito, acolhendo tanto as produções que se propõem a uma análise dos referenciais conceituais das teorias clássicas, quanto aquelas que dialogam com a produção contemporânea, muitas vezes ainda anônima, desprovidas da chancela acadêmica, mas que convocam diálogos com diferentes vertentes do saber, contribuindo de forma significativa para a estruturação de uma escuta das múltiplas vozes, de diferentes campos e que, num fluxo interativo, compõem os saberes estético pedagógicos, promovendo uma construção teórica e conceitual inovadora que complementa de modo interdisciplinar a reciprocidade e a interlocução.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Rita Márcia Magalhães Furtado - Professora Associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, atuando nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculada à linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia da Arte (Mediação Cultural) na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 - (2013/2014). Pesquisadora dos grupos de pesquisa NEVIDA / FE / UFG (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Infância, Diversidade e Arte) e GEPEIAP / PUC-GO / UFG / UEG (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância, Arte e Psicanálise). Participa da Rede Internacional de Educação, Artes e Humanidades (REdArtH).

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Adriana Crespo
Alice Fátima Martins
Ana De Pellegrin
Ana Godinho
Ana Rita Vidica
António Pedro Pita
Carla Milani Damião
Carlos Bellino Sacadura
Carlos Eduardo Emílio Rego
Cristiano Aparecido da Costa
Cristóvão Giovani Burgarelli
Estefania Pagano Artigas
Etienne Samain
Fabrício David de Queiroz
Guillaume Soulez
José da Silva Ribeiro
Lisandro Nogueira
Luciana Esmeralda Ostetto
Luciana Gomes Ribeiro
Lucília Chaves de Oliveira
Márcio Penna Corte Real
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha
Maria Assunção Folque
Maria Goretti Quintiliano Carvalho
Marília Teodoro de Leles
Miguel Gally
Paulo Cunha
Renata Lima Aspis
Rita Márcia Magalhães Furtado
Sainy C. B. Veloso
Sílvia Rosa da Silva Zanolla
Sônia Campaner Miguel Ferrari
Tiago Fernandes
Valéria Maria Chaves de Figueiredo
Walquiria Batista
Wertem Nunes Faleiro

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-65-86089-67-7
Páginas: 576
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 4 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2021
 
 
Formas de Pagamento