Nos últimos anos, o tema da pluralidade cultural tem des-pertado o interesse de educadores de todo o mundo. No que se refere ao ensino de arte, a discussão sobre esta questão vem sendo feita já há algum tempo em vários países, mas no Brasil é ainda bastante incipiente. Entretanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o Pluralismo Cultural como um dos temas transversais a serem trabalhados nos currículos escolares da educação básica. É, pois, da maior importância este livro de Rachel Mason, que poderá incentivar e orientar aqueles que, sensíveis a nossa diversidade social, cultural e étnica, buscam contemplar esta temática nos estudos e experiências práticas sobre arte e educação. (Célia Maria de Castro Almeida)
O multiculturalismo, entendido como uma tentativa de resposta à questão do ajuste inadequado entre a eqüidade social e a diversidade cultural, é o tema central deste livro. (...) Desde 1988, minha perspectiva pessoal sobre multiculturalismo tornou-se mais internacional, menos anglo-saxônica. Essa mudança reflete tendências tanto na área de educação como na área da arte, em que os artistas plásticos estão crescentemente colocando em questão as idéias modernistas sobre princípios estéticos universais, e a arte-educação multicultural está rapidamente tornando-se uma preocupação global. Muitas idéias neste livro foram desenvolvidas em resposta aos convites para falar sobre arte-educação multicultural em contextos geográficos e educacionais dos mais distintos, como Tóquio, Estocolmo, São Paulo, Londres e Taipei; e em discussões com professores de arte de várias regiões do mundo envolvidos em pesquisas nessa área. (A autora)
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