Este livro é o resultado do esforço de sistematização de ideias sobre cultura e transformação social, desenvolvidas por Antônio Gramsci, E. P. Thompson e Raymond Williams, dentro da tradição humanista do materialismo histórico ao longo do século XX, a partir do momento em que se inicia e se adensa um processo acelerado e diversificado de expansão cultural neste século. Ele evidencia como esses três autores, cada um a seu modo, destacam o papel fundamental da cultura enquanto constitutiva e constituinte das relações sociais no capitalismo contemporâneo e realça o papel da educação como expressão específica da cultura e seu papel estratégico nos processos de transformação social. Sua organização propicia ao leitor uma dupla possibilidade de leitura: a leitura de cada autor ao longo de todo o livro e também a leitura comparada dos três autores a cada capítulo.
SOBRE AS AUTORAS:
Angela Maria Souza Martins é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora aposentada, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora no campo da História da Educação. Vinculada ao NEPHEB (Núcleo de Estudos e Pesquisa de História da Educação Brasileira) da UNIRIO e participante do Laboratório de História da Educação Latino-Americana da UFRRJ. Organizou o livro Trajetórias históricas da Educação (2009). Escreveu, entre outros, os seguintes capítulos de livros: A educação integral segundo a pedagogia libertária, em Educação Integral: história, políticas e práticas (2013), Representações sobre o ser professor no Instituto de Educação do Rio de Janeiro entre 1930 e 1960, em Outros Tempos, Outras Escolas (2014).
Lúcia Maria Wanderley Neves é doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco. No Rio de Janeiro, foi pesquisadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e na Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz além de coordenadora do Coletivo de Estudos de Política Educacional. Escreveu e organizou, entre outros, os seguintes livros: Educação e política no Brasil de hoje (1995); A nova pedagogia da hegemonia (2005); O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado (2008); Direita para o social e esquerda para o capital (2010), Educação Básica: tragédia anunciada? (2014).