Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Cultura e Transformação Social - Gramsci, Thompson e Williams

 

• Angela Maria Souza Martins
• Lúcia Maria Wanderley Neves

 

Este livro é o resultado do esforço de sistematização de ideias sobre cultura e transformação social, desenvolvidas por Antônio Gramsci, E. P. Thompson e Raymond Williams, dentro da tradição humanista do materialismo histórico ao longo do século XX, a partir do momento em que se inicia e se adensa um processo acelerado e diversificado de expansão cultural neste século. Ele evidencia como esses três autores, cada um a seu modo, destacam o papel fundamental da cultura enquanto constitutiva e constituinte das relações sociais no capitalismo contemporâneo e realça o papel da educação como expressão específica da cultura e seu papel estratégico nos processos de transformação social. Sua organização propicia ao leitor uma dupla possibilidade de leitura: a leitura de cada autor ao longo de todo o livro e também a leitura comparada dos três autores a cada capítulo.

SOBRE AS AUTORAS:

Angela Maria Souza Martins é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora aposentada, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora no campo da História da Educação. Vinculada ao NEPHEB (Núcleo de Estudos e Pesquisa de História da Educação Brasileira) da UNIRIO e participante do Laboratório de História da Educação Latino-Americana da UFRRJ. Organizou o livro Trajetórias históricas da Educação (2009). Escreveu, entre outros, os seguintes capítulos de livros: A educação integral segundo a pedagogia libertária, em Educação Integral: história, políticas e práticas (2013), Representações sobre o ser professor no Instituto de Educação do Rio de Janeiro entre 1930 e 1960, em Outros Tempos, Outras Escolas (2014).

Lúcia Maria Wanderley Neves é doutora em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco. No Rio de Janeiro, foi pesquisadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e na Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz além de coordenadora do Coletivo de Estudos de Política Educacional. Escreveu e organizou, entre outros, os seguintes livros: Educação e política no Brasil de hoje (1995); A nova pedagogia da hegemonia (2005); O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado (2008); Direita para o social e esquerda para o capital (2010), Educação Básica: tragédia anunciada? (2014).

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-65-86089-57-8
Páginas: 252
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2021
 
 
Formas de Pagamento