CLIQUE AQUI PARA COMPRAR
A redação deste livro se impôs a seus autores com o projeto de aprofundamento do diálogo dos estudos discursivos com as ciências sociais. No contexto do referido diálogo, a noção de prática discursiva, transitando da formulação inicial de M. Foucault à operacionalização por D. Maingueneau, destaca a dupla produção de textos e de grupos que sustentam (e são sustentados por) esses textos. Nessa direção, avançamos em uma compreensão da instituição como movimento que envolve o instituído e o instituinte, concepção que a distingue, portanto, de um plano organizacional. Outro interesse que se busca é a renovação das práticas de análise da materialidade linguística, por meio da interlocução com a filosofia da diferença e por uma aliança com a perspectiva da cartografia. Assim, o livro reitera o lugar das práticas de linguagem em sua função de intervenção no mundo, e não de mera representação desse mundo, ressignificando a ideia de subjetividade como produção, vista como efeito de práticas institucionais. Um livro que proporcionará aos iniciantes o contato com marcos fundadores da AD e, aos veteranos, uma rearrumação de dados, no mínimo, original para se refazer o percurso das aventuras do discurso. Diante de ambos coloca-se o desafio de se alcançar uma escrita acadêmica potente.
SOBRE OS AUTORES:
Bruno Deusdará - Professor Associado de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras (Uerj) e dos Programas de Pós-graduação em Letras (ILE / Uerj) e em Letras e Linguística (FFP / Uerj). Bolsista dos Programas Prociência (Uerj / Faperj) e Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj), com projetos com foco em Análise do Discurso, pesquisa-intervenção e acolhimento a refugia-dos. Membro do grupo de pesquisa Atelier e do GT-Anpoll Discurso, Trabalho e Ética.
Email: brunodeusdara@gmail.com
Décio Rocha - Professor Titular de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras (Uerj); professor Associado de Língua francesa, aposentado, do Instituto de Aplicação (Uerj); desenvolve pesquisa em Análise do Discurso, em interlocução com os estudos foucaultianos e deleuzianos, com foco na dimensão ético-política do trabalho do professor. Membro do grupo de pesquisa Atelier e do GT-Anpoll Discurso, Trabalho e Ética. Email: rochadm@uol.com.br