Esta coletânea intitulada Línguas indígenas: linguística, cultura e ensino, traz reflexões relevantes acerca dos estudos direcionados às questões indígenas. As especificidades no que tange à língua, cultura e ensino em comunidades indígenas, ainda se apresentam como grande desafio para muitos que se dispõem a transitar por essas veredas. São questões relevantes tanto para estudiosos da área, quanto para professores responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem. Assim, essa obra oferece ao leitor uma visada por distintas áreas do conhecimento que abordam algumas línguas indígenas, com objetivos de apreender os diversos significados de cultura e ensino e, desse modo, possibilitar leituras que corroboram a não generalização sobres tais questões. Isso porque, no que se refere às comunidades indígenas, estamos ainda caminhando no sentido de compreender suas singularidades e é por meio da língua que traçamos esse desafio de forma muito cautelosa. Pois, de acordo com o professor indígena Kaiowá, Izaque João, “A língua é o que liga eu você, por isso tem ter um cuidado, não se grita um com o outro, pois do mesmo jeito que a língua liga aqui tem o Wuirã, um pássaro, um espírito que habita na nossa fala, e liga nosso corpo, se gritar ele pode voar, você pode assustar o pássaro, e matar o espírito”.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo - Pós-Doutoranda em Letras (PNPD / CAPES), linha de Pesquisa Estudos de Lingua(gens) e Discurso, na Faculdade de Comunicação Artes e Letras - FACALE da Universidade Federal da Grande Dourados UFGD. Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Membro do Grupo de Pesquisa, “Discurso, Memória e Violência”.
E-mail: Alexandraap1@hotmail.com
Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi - Possui graduação em Licenciatura em Letras Português Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atuou como Coordenadora de Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD (2015/2019). É Professora com Dedicação Exclusiva/Associada II da UFGD. Atuando no Mestrado de Letras e Pós-doutorado pelo ECCO / UFMT. E-mail: gicelmatorchi@ufgd.edu.br
Leidiani da Silva Reis - Pós-Doutora pela Universidade de Vigo (Uvigo), Espanha, com investigação em línguas de sinais (CNPq - PDE). Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com estágio de doutoramento pela Uvigo (CAPES). Especialista em Libras (UNINA). Membro do Grupo de Pesquisa “PORLIBRAS” da Unioeste (https://www.unioeste.br/portal/porlibras) e do grupo “Gramática, Discurso e Sociedade (GRADES)” da Uvigo (http://grades.uvigo.es/).
E-mail: leidianireis@hotmail.com
Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi - Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS - Campo Grande - MS. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa - UNESP - Campus de Araraquara - SP. Professora na - UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados. Membro do grupo de pesquisa NEAD / UEMS (Núcleo de Estudos em Análise do Discurso). E-mail: sgarbi@unigran.br
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Adriana Oliveira de Sales
Alexandra A. de Araújo Figueiredo
Andréa Marques Rosa
Beatriz Christino
Denise Silva
Elissandra Barros
Gicelma da Fonseca C. Torchi
Jeane Oliveira da Silva
João Machado
João Pedro Peres da Costa
Juliana Maria da Silva Lima
Leidiani da Silva Reis
Luiz Fernado Roecker
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
Marília Fernanda Pereira de Freitas
Mileide Terres de Oliveira
Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi
Samuel Gonçalves de Souza
Shirley Vilhalva
Sidi Facundes
Sílvia Mara de Melo
Uilian Sanches