Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Posicionamentos Epistemológicos nas Pesquisas em Políticas Educacionais em Cenários Incertos

 

• José Vieira de Sousa
• Maria de Lourdes P. de Almeida

Participam da coletânea:

  • Altair Alberto Fávero
  • Anita Helena Schlesener
  • Antonio Bolívar
  • Carlos Francisco Mazzola
  • Cezar Luiz De Mari
  • Diego Palmeira Rodrigues
  • Elizabeth Donoso Osorio
  • Erlando da Silva Rêses
  • Geo Saura
  • Gisele Masson
  • Jéssica De Marco
  • José Camilo dos Santos Filho
  • José Vieira de Sousa
  • Júlia Fitaroni Moreira Dias
  • Kátia Augusta Curado P. Cordeiro da Silva
  • Lara Carlette Thiengo
  • Márcio G. Trevisol
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida
  • María Verónica Leiva Guerrero
  • Margarita Victoria Rodríguez
  • Marilda Pasqual Schneider
  • Michele Luciana Blind de Morais
  • Ramón Pérez Pérez
  • Reinouds Lima Silva
  • Rodrigo da Silva Pereira
  • Silvia Helena Brito
  • Silvia Regina Canan
  • Silvio Sánchez Gamboa
  • Vitor Bemvindo

De R$89,00 por R$62,30

É demasiadamente complexa a investigação epistemológica sobre as pesquisas que abordam as políticas educacionais. Dentre outras razões, isso acontece devido aos diferentes interesses dos pesquisadores que, associados às suas distintas concepções de realidade, elegerão uma diversidade de métodos e formas de examiná-las. Os vários artigos desse livro compartilham a tese de que a definição de uma política educacional, como de qualquer outra política pública, é uma construção histórica, que se dá mediante a negociação de interesses e visões de mundo expressas por diferentes grupos sociais. Essa política é carregada de concepções filosóficas de homem, de sociedade, de visões de mundo que, em seu conjunto, ou vistas separadamente, sempre requerem o olhar ético por parte de quem as aborda. Em se tratando de pesquisas em políticas educacionais, a definição do método para examiná-las exige identificar, dentre outros elementos, pressupostos ideológicos, contradições e interesses antagônicos implícitos aos discursos que lhes dão origem, bem como a forma como ganham concretude no movimento dialético que as constituem. Desse ponto de vista, o conjunto dos textos do presente livro expressa a compreensão de que as políticas educacionais devem ser apreendidas como fenômenos dotados de várias dimensões e na perspectiva de sua historicidade e do desvelamento das contradições e mediações no contexto da totalidade na qual se manifestam.

(Os organizadores)

 

Sobre os organizadores

 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida – Historiadora e Pedagoga, Mestre e Doutora em História, Filosofia e Educação pela Unicamp. Pós-doc em Ciência, Tecnologia e Educação sob a supervisão do Prof Dr Renato Dagnino da Unicamp. Docente Pesquisadora do PPGEd – Mestrado e Doutorado da  Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Editora da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup da Unicamp. Coordenadora adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas – GIEPES- Unicamp. Coordenadora do GEPPES SUL e da Rede Iberoamericana de Processos e Políticas de Educação Superior – RIEPPES, ambos vinculados ao GIEPES da Unicamp e sediados na Unoesc. Coordenadora da Coleção Educação da Editora Mercado de Letras. E-mail: malu04@gmail.com.

 

José Vieira de Sousa – Licenciado em Pedagogia e Letras, mestre em Educação e doutor em Sociologia. Professor da Universidade de Brasília, onde realiza estudos sobre avaliação, expansão, democratização e acesso à educação superior. Autor de livros e diversos capítulos de livros e artigos sobre educação superior, com ênfase em avaliação e autoavaliação institucional: concepção, metodologias e uso dos resultados. Coorganizador da Coleção Políticas Públicas de Educação, publicada pelas Editoras Autores Associados (2011, 2013 e 2014), Líber Livro (2012) e Fino Traço (2015, 2016 e 2017). Coordenador do Grupo de Trabalho Política de Educação Superior da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nos biênios 2013-2015 e 2015-2017. Membro do Conselho Fiscal da Anped no biênio 2017-2019. Pesquisador da Rede Universitas/Br – Projeto Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil (OBEDUC/Capes). Avaliador ad hoc institucional e de cursos de graduação do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Coordenador do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação de Educação Superior (GEPAES/UnB), no âmbito do qual vem coordenando pesquisas financiadas pelo CNPq acerca do tema. E-mail: sovieira1@gmail.com.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-65-86089-31-8
Páginas: 452
Formato: 14 x 21cm
Altura: 14 cm
Largura: 21 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2021
 
 
Formas de Pagamento