COMPRE AQUI
Com o desenvolvimento das tecnologias das linguagens, em todas as suas multifacetadas vertentes, pesqui-sadores e profissionais da educação e das linguagens têm envidado esforços de pesquisas sobre as possibilidades pedagógicas da educação a distância – EaD – e dos Ambientes virtuais de aprendizagem – AVA – em conformidade com o conceito de "Ensino Híbrido e Metodologias Ativas" para ensino e aprendizagem mediados necessariamente pelas linguagens em uma perspectiva inclusiva, dinâmica em que o pressuposto fundamental seja a centralidade no estudante. Nessa perspectiva, este livro nos ajuda a problematizar as questões atinentes à inclusão nos ambientes escolares na denominada Sociedade do Conhecimento e a refletirmos sobre formas de incorporá-las ao universo educacional.
Sobre os organizadores
Helenice Joviano Roque-Faria é Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT-Cáceres/MT. Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio Doce em Língua Portuguesa/Inglesa (1998) e Universidade do Federal de Mato Grosso - Língua Espanhola (2011). Tem como foco de pesquisa as Políticas de Formação Docente em âmbito Inicial e Contínua (Língua Portuguesa), Formação e Letramento Racial, Literatura Racial e Leituras Semióticas. É membro do Grupo de “Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” – GECAL CNPq/UnB. Administradora do canal educativo no You Tube palavrasEMmovimento.
Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (2005) e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (2010). Realizou seus estudos de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp (2014), no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018); em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2020); e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA (2020-2021). Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Didáticas das Línguas na Universidade De Genebra, Suíça e em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand, África do Sul. Além disso, em 2019 e 2020, foi Professor Visitante na no Departamento de Espanhol, Italiano e Português, na Pennsylvania State University, State College, Pennsylvania, USA. Em 2020, foi considerado Distinguished Professor Visitant, no Centro de Pesquisa Avançada do Centro de Graduação, na City University of New York, USA. Atualmente, é professor associado 2 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e também do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens, Cultura e Linguagens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal de Tocantis (UFT). E-mail: kleberunicamp@yahoo.com.br.
Participam da coletânea:
Ana Paula de Souza Pereira
Boninne Monalliza Brun Moraes
Gasperim Ramalho de Souza
Ilaine Ines Dona
Jackeline Cabral Loureiro de Almeida
Rosana Helena Nunes