COMPRE AQUI
A obra, Antologia do Ensino Desenvolvimental (Livro II) faz parte do projeto editorial do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente – GEPEDI, que tem como propósito possibilitar acesso a obras inéditas de psicólogos e didatas soviéticos que contribuíram com a elaboração e consolidação da Teoria Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental. Esse é o segundo livro da trilogia homônima que reúne traduções inéditas para a Língua Portuguesa de autores cuja vida, pensamento e obra foram tratados em outra trilogia também organizada pelo grupo: Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Livro II. A obra reúne traduções de V. P. Zinchenko, A. S. Makarenko, P. I. Zinchenko, L. I. Bozovich, L. A. Venguer, B. F. Lomov, V. S. Mukhina, A. A. Leontiev, M. A. Danilov, I. Ya. Lerner, M. N. Skatkin e M. I. Majmutov. Do total dos doze textos traduzidos para a Língua Portuguesa, dois deles foram traduzidos dos originais em russo (os de P. I. Zinchenko e A. A. Leontiev); e um deles (de V. P. Zinchenko) resultou de uma tradução comparada entre o original em russo e a tradução do inglês. Os nove restantes são traduções do espanhol. A seleção dos textos foi feita com base em um conjunto de critérios, que inclui, em primeiro lugar, o nível de representatividade dos trabalhos, tanto em relação ao desenvolvimento histórico da Psicologia histórico-cultural e da Didática Desenvolvimental, quanto dos próprios autores; em segundo lugar, o ineditismo dos textos em Língua Portuguesa; em terceiro lugar, a viabilidade de ter estudiosos que possuem afinidade com os autores e suas obras para realizar as traduções e revisões técnicas; e, por fim, uma certa unidade teórico-metodológica quando observado o conjunto das produções. Vale destacar que, na maior parte das vezes, existiu, entre os tradutores e revisores, um longo, sistemático e árduo debate técnico, com o propósito de preservar ao máximo a originalidade da obra e do pensamento do Autor.
___________________________________________________________________________
SOBRE OS ORGANIZADORES
Andréa Maturano Longarezi (Brasil): Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (2017). Doutora em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara (2001), mestre em Educação – Metodologia do Ensino – pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e graduada em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1992). Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem, na formação docente e, em especial, na formação continuada de professores em serviço. Atualmente, é professora associada da Faced/UFU, atuando como membro do corpo permanente do PPGED; consultora ad hoc do CNPq e da Capes; editora-chefe da revista Obuchenie – Revista de Didática e Psicologia Pedagógica; membro da diretoria da Revista Educação e Filosofia; membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Formação de Professores; da Revista Itinerarius Reflectionis, entre outras. Coordena o Gepedi – Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, da UFU, e é membro do GEPAPe – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica, da USP/SP. Participou na condição de coordenadora de projeto do Programa Observatório da Educação (Capes) e, atualmente, desenvolve pesquisa dentro do Programa Pesquisador Mineiro – PPM X – Fapemig. Dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática/Editora Edufu e coordena a Série Ensino Desenvolvimental/Editora Edufu. Temas de estudo: processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento; didática desenvolvimental; formação de professores e desenvolvimento profissional docente; pesquisa-formação; intervenção didático-formativa; teoria da atividade; e psicologia histórico-cultural. E-mail andrea.longarezi@gmail.com.
Roberto Valdés Puentes (Brasil/Cuba): graduado em Educação, com doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e pós-doutorado pela Universidade de Granada, Espanha (2013). É professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia e Pesquisador Produtividade Mineiro (PPM). É coordenador do Gepedi – Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática/Editora Edufu e coordena a Série Ensino Desenvolvimental. E-mail: robertopuentes@faced.ufu.br.
TRADUTORES E REVISORES TÉCNICOS:
Vladimir Petrovic Zinchenko [capítulo 1]
Tradução: Andréa Maturano Longarezi e
Lara Cristina Batista Souza
Revisão técnica: Ruben de O. Nascimento
Anton Semionovich Makarenko [capítulo 2]
Tradução: Cecilia da Silveira Luedemann
Revisão técnicos: Carolina I. Rodrigues e
Camila Turati Pessoa
Piotr Ivanovich Zinchenko [capítulo 3]
Tradução: Andréa Maturano Longarezi
Revisão técnica: Patrícia Lopes J. Franco
Piotr Ivanovich Zinchenko [capítulo 4]
Tradução: Andrii Mishchenko
Revisão técnica: Andréa Maturano Longarezi
Lidia Ilinitchna Bozhovich [capítulo 5]
Tradução: Lori Anísia Aquino
Revisão técnica: Roberto Valdés Puentes
Leonid Abramovich Venguer [capítulo 6]
Tradução: Daniela Masckio G. Puentes
Revisão técnica: Roberto Valdés Puentes
Boris Fedorovich Lomov [capítulo 7]
Tradução: Naíma Paula Salgado Chaves
Revisão Técnica: Roberto Valdés Puentes
Valéria Sergeevna Mukhina [capítulo 8]
Tradução: Maria Aparecida Mello e
Douglas Campos
Revisão técnica: Lucinéia Maria Lazaretti
Alexei Alekseevich Leontiev [capítulo 9]
Tradução: Andrii Mishchenko
Revisão técnica: Roberto Valdés Puentes
Mikhail Alexandrovich Danilov [capítulo 10]
Tradução: Naíma Paula Salgado Chaves
Fernanda Borges Andrade
Revisão Técnica: Roberto Valdés Puentes
Issac Ya. Lerner
Mikhail Nikolaevich Skatkin [capítulo 11]
Tradução: Andréa Maturano Longarezi
Fabiana Fiorezi de Marco
Revisão técnica: Leandro Montandon de A. Souza
Mirza Ismailovich Majmutov [capítulo 12]
Tradução: Ruben de Oliveira Nascimento
Revisão técnica: Leonardo D. de Deus Menezes