COMPRE AQUI
A obra Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica traz artigos de pesquisadores de diferentes instituições/ estados do Brasil, que discutem o ensino da disciplina desde a alfabetização até o ensino médio, entrelaçando teoria e prática pedagógica. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura e a escrita têm sido o eixo das discussões sobre o fracasso escolar desde o início dos anos 80, uma vez que o domínio da língua, tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita, é essencial para a efetiva participação social do indivíduo, pois é por meio dela que o indivíduo pode se comunicar e exercer a cidadania, expressar-se e defender pontos de vista, ter acesso à informação e produzir conhecimento. Nessa perspectiva, ensinar Língua Portuguesa é uma tarefa, no mínimo, desafiadora, pois não se limita ao ensino de gramática normativa, vai muito além, considerando a heterogeneidade da língua e toda a sua complexidade. Nesse sentido, nosso objetivo é contribuir com a discussão sobre o quê e como se deve trabalhar Língua Portuguesa em sala de aula na Educação Básica.
Sobre os organizadores
Zenaide Dias Teixeira é Pós-Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Linguística pela mesma instituição. Obteve seu título de Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua experiência profissional abrange o Ensino Fundamental, Médio e Superior, de escolas/ Universidades públicas e privadas. É docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Kleber Aparecido da Silva é professor associado 1 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) desde 2009, onde leciona disciplinas do curso de Letras Português do Brasil como Segunda Língua e no Programa de Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem gênero, raça e educação linguística; língua(gem), discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e formação crítica de professores de línguas; teorias e pedagogias críticas e práticas decoloniais na produção de conhecimentos.
Humberto Borges é professor adjunto de Linguística e Formação de Professores de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Jataí. Bacharel em Letras – Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade de Brasília, obteve seus títulos de mestre e de doutorado em Linguística também pela UnB. Tem pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Capes-Print/UFSC 2019-2020).
Participam da coletânea
Andreia Cardozo Quadrio
Caique Alexandre
Carla Conti de Freitas
Cecilia Mollica
Cristina Maria Campos
Djiby Mané
Francisco Vanderlei Ferreira da Costa
João Wanderley Geraldi
José João de Carvalho
José Ribamar Lopes Batista Júnior
Marcelo Duarte Porto
Mariana Fernandes Fonseca
Rossana Ramos
Wesley Luis Carvalhaes
Zenaide Dias Teixeira