Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Ensino De Língua Portuguesa Na Educação Básica

 

• Humberto Borges
• Kleber Aparecido da Silva
• Zenaide Dias Teixeira

COMPRE AQUI

A obra Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica traz artigos de pesquisadores de diferentes instituições/ estados do Brasil, que discutem o ensino da disciplina desde a alfabetização até o ensino médio, entrelaçando teoria e prática pedagógica. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura e a escrita têm sido o eixo das discussões sobre o fracasso escolar desde o início dos anos 80, uma vez que o domínio da língua, tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita, é essencial para a efetiva participação social do indivíduo, pois é por meio dela que o indivíduo pode se comunicar e exercer a cidadania, expressar-se e defender pontos de vista, ter acesso à informação e produzir conhecimento. Nessa perspectiva, ensinar Língua Portuguesa é uma tarefa, no mínimo, desafiadora, pois não se limita ao ensino de gramática normativa, vai muito além, considerando a heterogeneidade da língua e toda a sua complexidade. Nesse sentido, nosso objetivo é contribuir com a discussão sobre o quê e como se deve trabalhar Língua Portuguesa em sala de aula na Educação Básica.

 

 

Sobre os organizadores

 

Zenaide Dias Teixeira é Pós-Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Linguística pela mesma instituição. Obteve seu título de Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua experiência profissional abrange o Ensino Fundamental, Médio e Superior, de escolas/ Universidades públicas e privadas. É docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

Kleber Aparecido da Silva é professor associado 1 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) desde 2009, onde leciona disciplinas do curso de Letras Português do Brasil como Segunda Língua e no Programa de Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem gênero, raça e educação linguística; língua(gem), discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e formação crítica de professores de línguas; teorias e pedagogias críticas e práticas decoloniais na produção de conhecimentos. 

 

Humberto Borges é professor adjunto de Linguística e Formação de Professores de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Jataí. Bacharel em Letras – Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade de Brasília, obteve seus títulos de mestre e de doutorado em Linguística também pela UnB. Tem pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (Capes-Print/UFSC 2019-2020).

 

 

Participam da coletânea

 

Andreia Cardozo Quadrio

Caique Alexandre

Carla Conti de Freitas

Cecilia Mollica

Cristina Maria Campos

Djiby Mané

Francisco Vanderlei Ferreira da Costa

João Wanderley Geraldi

José João de Carvalho

José Ribamar Lopes Batista Júnior 

Marcelo Duarte Porto

Mariana Fernandes Fonseca

Rossana Ramos

Wesley Luis Carvalhaes

Zenaide Dias Teixeira

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-591-2
Páginas: 260
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2022
 
 
Formas de Pagamento