Este livro foi escrito para a escola brasileira, representada pelas secretarias municipais e estaduais de educação, direção, coordenação pedagógica, professoras e professores, alunos e alunas, família e conselhos das escolas interessadas em estarem desenvolvendo na sua realidade, ações ou programas/projetos na área da sexualidade humana e cidadania.
Seu conteúdo é a síntese de resultados de anos de experiência e também da dissertação de mestrado desenvolvida pelo autor, já há algum tempo. As reflexões continuam atuais, devido à necessidade e respectiva demanda que a escola tem hoje nesta área.
Cada vez mais esta temática passa a ser de interesse de educadores e educadoras de diferentes lugares do aprender incluindo a família, unidades de saúde, conselhos tutelares e outros.
Nestas páginas o leitor e a leitora encontrarão reflexões teóricas, relatos de experiências, reflexões de professores e professoras e propostas de estratégias já aplicadas com bons resultados em diferentes programas.
Esperamos poder contribuir oferecendo subsídios para início e/ou continuidade de programas e/ou projetos de qualidade que possam fortalecer e garantir o direito adquirido de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, de terem acesso, na sua escola, a um trabalho de qualidade na área da sexualidade humana.
Cabe a nós educadores e educadoras desenvolvermos conteúdos, propostas metodológicas e resultados significativos para consolidarmos esta área de conhecimento que necessariamente passa pela ética e pela competência.
Sobre o autor
Ricardo de Castro e Silva é psicólogo, psicodramatista, mestre em educação, professor universitário e consultor na área da sexualidade humana e cidadania na escola.
Coordenou junto com outros profissionais a implantação do Programa de Orientação Sexual da Secretaria Municipal de Educação de Campinas.
Posteriormente fez o mesmo trabalho nas redes municipais de Porto Alegre e da cidade de São Paulo como projetos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação (GTPOS).
Também atuou como consultor em projetos na área da sexualidade e cidadania, desenvolvidos pela Fundação Odebrecht nas escolas municipais de Salvador, Rio de Janeiro e estaduais de Belo Horizonte.
É um dos coordenadores do Movimento de Adolescentes Brasileiros (MAB) que realiza os Encontros Nacionais de Adolescentes (ENAS) desde 1990.
Faz parte da equipe de professores responsáveis pelo curso de especialização em Sexualidade Humana desenvolvido na Unicamp, numa parceria entre a Faculdade de Educação e de Medicina desta universidade.
Atualmente faz parte da equipe da Reprolatina, ONG de Campinas, onde desenvolve ações ligadas à capacitação de educadores e educadoras e elaboração de material educativo nos programas desenvolvidos. Retorna à rede municipal de Educação de Campinas, junto com uma equipe de educadores e educadoras, implantando o Programa de Rede de Projetos em Orientação Sexual.
É colaborador em algumas ações desenvolvidas pela Área de Saúde do Adolescente e do Jovem, da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, além de ensinar Psicologia no curso de Administração em Marketing e de Comunicação Social da ESAMC, também na cidade de Campinas.